Excelsior!!! 87 Anos de Stan Lee | Quadrinhos | Revista Ambrosia
em , ,

Excelsior!!! 87 Anos de Stan Lee

A lenda viva dos quadrinhos Marvel, o criador de uma enorme gama de personagens e fatos marcantes na vida destes e de seus leitores, Stan Lee, completa hoje 87 anos de idade e agora é que eu entendi porque que tinha tanta gente olhando para os céus e gritando Excelsior hoje.

Um dos maiores, senão o maior nome da indústria de quadrinhos da história, Stan Lee é o que se pode chamar de ícone vivo, tanto para os marvetes quanto para os dcnautas. O respeito pelos trabalhos criados por ele (tudo bem, Striperella foi apelativo) ultrapassa qualquer fronteira e limites possíveis e imagináveis.

Excelsior!!! 87 Anos de Stan Lee | Quadrinhos | Revista Ambrosia

Para os marvetes, é uma honra ter o criador (com Ditko, Kirby e cia) de heróis como o Quarteto Fantástico, Hulk, X-Men, Homem-Aranha, bem como saber que ele, por estar ainda vivo, pode aparecer nos filmes da Marvel como uma espécie de easter egg para os fãs. Até mesmo os dcnautas respeitam a história de Lee e toda sua contribuição para a indústria dos quadrinhos. Obviamente que a reinvenção dos principais ícones da DC por ele não foi bem aceita, e isso não é nada mais do que justo, afinal, eu não queria ver o que Bob Kane poderia fazer com o Hulk se ele ainda estivesse vivo.

Como todos sabem, Lee ainda está na ativa escrevendo para editoras independentes e postando em seu twitter diariamente. Em uma entrevista cedida recentemente para a MTV, Lee disse que o twitter é como sua antiga coluna mensal (Stan Lee’s Soapbox), só que com apenas 140 caracteres.

Depois de deixar a Marvel, Lee montou suas próprias editoras, sem muito sucesso, porém o nome e a fama ainda o seguem e é interessante de se ver o como ele reage com as mudanças da indústria do entretenimento atual. Alguns anos atrás, ele participou de um dos episódios mais clássicos do programa Dinner For Five que, apesar de ser de John Favreau, foi apresentado por Kevin Smith e junto de Stan Lee estavam Mark Hamill, Jason Lee e J.J. Abrams. Vale a pena ver os três primeiros minutos pela parte de Stan Lee e a Marvel, mas todo o episódio é fantástico.

https://www.youtube.com/watch?v=5W7paueNuEc

É interessante de se ver a inocência com que as coisas aconteciam naquela época. Em outra entrevista, dada a Kevin Smith, Stan comenta que demorava cerca de 9 meses para se saber se uma edição tinha sido bem sucedida na época ou não, tanto que quem lhe disse que o Homem Aranha era um sucesso foi Steve Ditko, co-criador do personagem, que recebeu uma ligação pedindo novas edições da revista Amazing Fantasy.

Lee ainda me marcaria com uma das melhores edições que eu já li do Homem-Aranha totalmente centralizada em Harry Osbourne e seu vício em drogas que quase causa sua morte. É uma das edições que veio pouco tempo antes da Morte de Gwen Stacy e uma das melhores na opinião deste humilde editor.

É por essas e outras muitas que aguardamos a participação de Stan “The Man” Lee em Homem de Ferro 2, Thor, Capitão América e por fim, nos Vingadores, para que se legado passe de vez dos quadrinhos para o imaginário popular mais abrangente.

EXCELSIOR!!!

J.R. Dib

2 opinaram!

Deixe sua opinião!

    Participe com sua opinião!