em

Exposição OuBaPo Quadrinhos à Máxima Potência

Outubro é mesmo um grande mês para a nona arte. Após os diversos eventos realizados por todo país, o final de mês ainda recebe a “Exposição OuBaPo Quadrinhos à Máxima Potência”, uma realização do Escritório do Livro Francês e Academia Brasileira de Letras dentro da comemoração Ano da França no Brasil.

Desenvolvido pelo grupo de quadrinistas franceses do L’Association, o movimento OuBaPo (Ouvroir de la Bande dessinée potentielle, ou em português, Oficina do Quadrinho Potencial) surgiu a partir do OuLiPo e, assim como o movimento literário, busca expandir as possibilidades da arte através de restrições e experimentações. Dentro da exposição algumas dos exercícios do OuBaPo estão sendo demonstrados, como por exemplo a restrição do uso da cor, a pluri-leitura e a hibridação.

Com trabalhos de OuBaPo produzidos por Alex Vieira, Allan Sieber, André Dahmer, Andrei Duarte, Arnaldo Branco, Caio Gomez, Chiquinha, Daniel Lafayette, Eduardo Arruda, Fábio Lyra, Fábio Zimbres, Gregorio Marangoni, Igor Machado, Laerte Coutinho, Leonardo, Leonardo Pascoal, LTG, Pablo Mayer, Rafael Polon, Rafael Sica, Stêvz e Tiago Lacerda, a exposição acontece entre 21 a 28 de outubro, das 10 às 18h, no Centro Cultural da Academia Brasileira de Letras (Av. Presidente Wilson, 203 – Castelo – Rio de Janeiro – RJ).

Deixe sua opinião