O público de São Luís do Paraitinga e Região terá a oportunidade de visitar gratuitamente a Exposição “Nos Braços do Violeiro”, do artista visual e músico Yuri Garfunkel a partir deste sábado (01/11), na Biblioteca Municipal de São Luiz do Paraitinga (SP). A mostra integra a 23ª edição da Festa do Saci – A Peleja do Saci com o Fantasma da IA.
A Exposição ‘Nos Braços do Violeiro’ reúne as páginas originais da HQ “A Viola Encarnada: Moda de Viola em Quadrinhos”, um romance gráfico inspirado em mais de 80 canções do repertório caipira, com roteiro e artes visuais de Garfunkel. O público terá acesso às pastas de rascunho e dos originais do livro e quadros. A curadoria é do art advisor João Carlos Villela. A exposição concorre atualmente ao Prêmio HQ MIX 2025 na categoria Melhor Exposição.
A abertura de ‘Nos Braços do Violeiro’ será às 14h de sábado (01) com a apresentação musical de Yuri Garfunkel (viola e voz) e de Lula Fidalgo (violão e voz) interpretando canções retratadas no livro e composições autorais. A entrada é gratuita. A visitação acontece de segunda à sexta-feira, das 8 às 17h, até o dia 13 de novembro.
Para Yuri Garfunkel, a cidade de São Luiz do Paraitinga é reconhecida como um polo da cultura paulista, especialmente por preservar e promover a cultura popular tradicional e caipira. “É um lugar muito importante com uma identidade própria e forte”, declara. Ele destaca a satisfação de voltar para a Festa do Saci onde já participou com o Projeto Lendas da Rua em uma exposição temporária, em parceria com a Sociedade dos Observadores de Saci (SOSaci-SLP).
“Agora voltaremos de forma especial com a exposição que ficará em cartaz até dia 13/11 e uma apresentação musical, reafirmando nossa parceria e admiração por essa cidade, pela cultura local e por todos profissionais da arte da Região. O mais interessante é estar dentro da biblioteca, especialmente porque a exposição é sobre os originais do livro. Então nada é mais adequado do que ocupar a Biblioteca nesse momento para celebrar a nossa cultura popular”, afirma Garfunkel. Ele lembra que entre agosto e setembro de 2024, ‘Nos Braços do Violeiro’ integrou a programação da 19ª Semana Elpídio dos Santos, realizada no Instituto.
Da HQ para Circulação
Publicada originalmente em 2019 pela extinta editora Red Clown, com apoio do ProAC, a HQ A Viola Encarnada é inspirada nas narrativas de mais de 80 clássicos da música caipira, a partir do enredo de Chico Mineiro, tentando desvendar o mistério do assassinato desse vaqueiro e violeiro a partir das letras de outras canções do repertório de viola. A introdução foi escrita pelo violeiro, professor e pesquisador Ivan Vilela e a obra foi indicada ao prêmio HQ MIX na categoria Melhor Adaptação em 2020.
Em 2024, o livro foi aprimorado e reeditado para entrar no catálogo da Z Edições, ao lado de mestres dos quadrinhos nacionais como Laerte, Adão, Sieber, Fí e Ricardo Coimbra. Nesta edição, o leitor também terá acesso aos QR Codes para ouvir as músicas abordadas no livro. A venda é feita pelo site: https://zstores.shop/collections/yuri-garfunkel
Entre fevereiro e setembro de 2024, a exposição dos originais do livro “A Viola Encarnada” circulou pelo Programa de Ação Cultural (ProAC Circulação) por 6 cidades do Estado de São Paulo: Casa Lebre (Bragança Paulista); Museu do Folclore (São José dos Campos), Centro Cultural Casarão – Festival Viola da Terra (Campinas), Museu Magma (Botucatu) e Centro Max Feffer – Museu Tião Carreiro (Pardinho) e Instituto Elpídio dos Santos (São Luiz do Paraitinga). Entre 07/02/2025 até 22/03, a mostra esteve no Espaço Cultural Rudolf Steiner, em São Paulo; depois seguiu para o Festival Cantos do Jaguari Festival, em Bragança Paulista, entre agosto e outubro e agora em novembro integrará a Mostra Diálogos na Faculdade Rudolf Steiner, em São Paulo. A exposição concorre atualmente ao Prêmio HQ MIX 2025 na categoria Melhor Exposição.
Recursos de acessibilidade
Para propiciar uma imersão na ‘HQ A Viola Encarnada’ como um todo, a exposição disponibiliza áudios das mais de 80 músicas do repertório caipira. O material possui recursos de acessibilidade como audiodescrição, textos em braile. “Essa é uma exposição que mescla Arte Contemporânea, História em Quadrinhos e Música Caipira, por isso a intenção em cada uma das cidades por onde passamos é dialogar, trocar e aprender com os agentes locais de cada um desses campos”, explica João Carlos Villela.
Serviço:- Abertura da Exposição Nos Braços do Violeiro com apresentação musical de Yuri Garfunkel e Lula Fidalgo Data: Sábado (01/11), às 14h
Local: Biblioteca Municipal de São Luíz do Paraitinga
Endereço: Rua Cônego Costa Bueno, 04
Visitação: De segunda à sexta-feira, das 8 às 17h, até 13/11
Informações: @yurisopa @bibliotecamunicipal_slp @sosaci_slp/
Entrada gratuita








Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.