A Revista O Grito!, publicação eletrônica especializada em arte e cultura pop, inaugura um novo e importante passo em sua jornada como veículo independente: um selo de publicações impressas, com foco nas histórias em quadrinhos.
Fora do Padrão: 40 Anos de Quadrinhos LGBTQIA+ é o primeiro livro do selo e foi lançado em São Paulo durante a ComicCon Experience (CCXP), entre os dias 29 de novembro a 3 de dezembro e no dia 25 de novembro, no Bar A Ribeira, com uma festa ballroom com direito a concurso de lipsynch.

Fora do Padrão: 40 Anos de Quadrinhos LGBTQIA+ é uma antologia organizada pelo quadrinista estadunidense Justin Hall (Hard to Swallow), que traz um panorama dos quadrinhos criados nas últimas décadas por artistas fora da cis-heteronormatividade. Uma produção artística vibrante e que discute temas complexos, que vão do ativismo político às questões identitárias, passando pela epidemia da Aids, pela luta contra a homofobia, pela sexualidade e pelos relacionamentos amorosos. Uma visão única sobre as esperanças, medos e fantasias dessa comunidade, em comentários e reflexões sobre ela mesma e sua relação com a sociedade em geral.
O livro é um documento poderoso que resgata a memória LGBTQIA+ nos quadrinhos e destaca a sua relevância histórica e artística. A antologia reúne nomes nomes celebrados como Alison Bechdel, Ralf König, Nazario, Dan Savage, Trina Robbins, Jennifer Camper e Howard Cruse, mas traz ainda artistas ainda pouco conhecidos fora da comunidade queer dos quadrinhos underground.
Esta antologia com mais de 90 histórias se insurge contra o apagamento histórico da população LGBTQIA+ na cultura e nas artes e reforça a importância de conhecer mais sobre as subjetividades de pessoas gays, lésbicas, bis e trans ao longo das últimas décadas.
A edição brasileira traz um prefácio inédito assinado pelo pesquisador e autor de quadrinhos Chris Gonzatti, um texto da cineasta e quadrinista Lana Wachowski (Matrix, Ligadas Pelo Desejo) e artigos que contextualizam e trazem perspectiva histórica para a produção dos artistas presentes na obra.
A festa de lançamento em São Paulo acontecerá no Bar A Ribeira, em uma festa Ballroom com concurso de desfile de passarela, looks e lipsynch, além de discotecagem pop e funk. Na CCXP, O Grito! HQ estará na mesa L-28 do Artists Alley.
Selo O Grito! HQ
O selo O Grito! HQ nasce com a mesma proposta da cobertura feita na revista, de trazer temas que colocam a cultura como base para discutir assuntos importantes da sociedade, como política, questões identitárias, história, meio ambiente, urbanidades, entre outras. O Grito! já possuía experiência em publicações impressas, como a Plaf – revista de crítica e jornalismo sobre quadrinhos que, hoje, após sete números, é uma das publicações mais respeitadas do meio – e que deu origem à publicação irmã Plaf Apresenta, cuja primeira edição trazia apenas histórias inéditas de diverses autores.
A partir de agora, a Plaf e a Plaf Apresenta passam a fazer parte do portfólio do selo, que terá três eixos principais como parte de sua proposta editorial: Quadrinhos sobre cultura pop e arte; Jornalismo em quadrinhos: e quadrinhos feitos por e sobre minorias e comunidades minorizadas.
Comente!