Homem-Aranha: Um Novo Dia é muito bom!!!

34
40
Homem-Aranha #83
Homem-Aranha #83

A Panini Comics finalmente trouxe para o Brasil a nova fase do herói mais legal dos quadrinhos, o amigão da vizinhança, o incrível, o espetacular Homem-Aranha! Na edição 83 de sua revista mensal já somos apresentados a nova fase e quero ser o estufar o peito e dizer que Um Novo Dia é muito bom! Mesmo!

Por pior que tenha sido a maneira como tudo foi feito na saga Um Dia a Mais, Joe Quesada e a Marvel acertaram em cheio ao reformular o personagem, apagando todas besteiras feitas nos últimos 20 anos (principalmente as do Michael Straczynski) e trazendo de volta tudo que o personagem sempre teve de melhor. Mas é injusto colocar todo crédito na editora e não falar nada sobre as excelentes equipes criativas que a Marvel assinalou para o personagem, mais uma excelente surpresa da nova fase 😀

Essa preocupação com as equipes criativas e o personagem foi tão grande após Um Dia a Mais (One More Day), que as revistas Friendly Neighborhood Spider-Man e Sensational Spider-Man foram canceladas e substituídas por Amazing Spider-Man, que a partir da saga Um Novo Dia (Brand New Day) ganhou três edições mensais com as equipes criativas se intercalando e mantendo assim a qualidade que você confere a partir de agora.

A nova realidade de Peter Parker…

Loteria
Loteria

Homem-Aranha voltou a ser um herói cuja identidade secreta é desconhecida por todos, mesmo amigos como o Demolidor e Dr. Estranho não conhecem o homem por trás da máscara. Devido a iniciativa dos heróis registrados, Nova Iorque teve sua criminalidade meta-humana reduzida a tal ponto que há semanas o Homem-Aranha não precisa salvar o dia. Mas nem tudo são flores, Parker não vende mais fotos para o Clarim Diário, que por sua vez segue rumo a falência sem as manchetes do Aracnídeo.

Peter portanto está desempregado e ainda por cima sem nenhum interesse romântico após terminar seu namoro com a supermodelo Mary Jane, porém conta novamente com a amizade de Harry Osborn enquanto procura estruturar sua vida e conseguir um meio de se sustentar.

Este é o ponto de partida apresentado em “Mudança de Rumo”, primeira história do mix Homem-Aranha #83, uma gostosa narrativa do Dan Slott que conta com ainda com desenhos de Phil Jimenez, arte-final por Any Lanning & John Dell e belas cores por Jeremy Cox. O destaque aqui ficou para a primeira aparição da personagem Loteria (Jackspot), que todos sabem que é a Mary Jane – mesmo com a Marvel fazendo de tudo para disfarçar.

Homem-Aranha Status Quo
Homem-Aranha Status Quo

Em seguida na edição temos O Novo Status Quo do Homem-Aranha, que digitalizei para que possam conferir (imagem ao lado, clique para ampliar). Nele podemos ver a situação de Peter com relação a Mary Jane, Gwen Stacy, Harry Osborn, sua tia May Parker e também detalhes atualizados sobre o Aranha, como a volta dos lançadores de teia. A arte é de John Romita Jr e os textos de Bob Gale (com ajuda de Marc, Dan e Zeb).

Como parte da revista Swing Shift (Lançada no “Dia dos Quadrinhos Grátis”) também nos é apresentada uma história da Loteria com roteiro de Marc Guggenheim e linda arte de Greg Land, um conto intitulado “A Surpreendente Tia May!” por Gale, Winsdale e Chuckry e uma história introdutória ao novo Harry Osborn com roteiro de Zeb Wells e arte de Mike Deodato com Rainier Beredo.

Depois fugindo um pouco de Um Novo Dia, a Panini decidiu colocar uma história da revista Spider-man Family #6 chamada “Espécie em Extinção”, algo que a princípio não gostei muito, mas que após começar a ler fui cativado pelo roteiro de Tom Bellano e arte de David Hahn. Nesse conto o Homem-Aranha acaba tendo que cuidar de Zabu – o tigre dentes-de-sabre de Kazar – enquanto seu dono participa de um evento.

Peter e Dona Periguete
Peter e Dona Periguete

A duas histórias seguintes (“Um Novo Dia” e “Crimes do Coração”) dão o pontapé inicial para a nova fase do personagem, surpreendentemente Peter já no primeiro quadro aparece dando um amasso numa “dona periguete”, porém a aventura se desenrola na busca de um novo emprego, na relação de Peter com o Clarim Diário e J. Jonah Jameson, num novo inimigo conhecido como Homem Negativo, na amizade com Harry Osborn e sua relação com Tia May. Tudo através da excelente combinação do roteiro de Dan Slott e da arte de Steven McNiven, que apresentam o personagem de maneira clássica e moderna ao mesmo tempo. Falar mais estraga!

Pois então é isso, se você um dia já foi fã do Aranha sinta alegria pois ele está de volta melhor do que nunca! E até o mês que vêm, pois mal posso esperar por Homem-Aranha #84.

Sal
WRITTEN BY

Sal

on drums

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

40 thoughts on “Homem-Aranha: Um Novo Dia é muito bom!!!

  1. Realmente é muito bom, todo o lenga-lenga que a gente não agüentava mais voltou! Aeeee!

  2. Depois eu que fui trocado por um skrull, uma grande reedição do aranha sem nada de novo.

  3. O problema do Um Novo Dia não é o UND em si, mas como chegamos a esse status quo (Uma Dia A Mais).
    Agora estou entendendo o Camino: ele é old-school. Por isso critica tanto Dark Reign e elogia UND. (Quero ver o que ele vai falar quando o Norman Osborn enfrentar o Aranha no New Ways to Die…)
    Tiago José “Deicide” Galvão Moreira

  4. Uma Novo Dia podia ser um Geração Marvel, seria muito melhor e não afetaria a cronologia.

  5. Essa saga é um lixo completo. Simplesmente apagaram 20 anos de história do personagem…

  6. Falar que isso é uma reedição do Aranha é completamente ignorante, tão ignorante quando dizer que eu sou old-scholl quando o que eu mais elogio aqui é a renovação e a criatividade (exemplo leia meus artigos e comentários sobre Batman RIP). O eu acho ridiculo é babar o ovo do Bendis e achar lindo todas desculpas esfarrapadas que ele dá dizendo que eram planejadas.
    Essa é uma nova visão do Aranha preservando (muito bem) tudo aquilo que o personagem tinha de mehor antes de estragarem toda história do personagem. E daí que apagaram 20 anos de lixo? As revistas tão publicadas mesmo e isso não pode ser apagado, então a Marvel fez a coisa mais corajosa e não criou outra linha do tempo com o personagem. Homem-Aranha Millenium só é bom pq o Bendis copia e atualiza tudo que ja foi feito com o personagem, isso sim é uma reedição e mesmo assim só ouço elogios bitolados a respeito.

  7. Grande artigo, como sempre, Camino.
    Dei uma chance a esse “Novo” Aranha e gostei bastante, me lembrou a simplicidades de décadas passadas. Que este Aranha viva muitas mais!

  8. Atitude corajosa foi fazer o Aranha revelar sua identidade ao mundo, apagar tudo eu chamo de covardia.

  9. Concordo com o lam nessa. E Homem-Aranha Millelium é excelente.

  10. Então vou explicar para vocês. A Marvel já tinha Um Novo Dia planejada quando deixou Mark Millar revelar a identidade do Homem-Aranha na Guerra Civil, pois isso fez as vendas irem para a estratosfera, mas todos envolvidos sabiam muito bem que era pura purpurina.
    Homem-Aranha não funciona com sua identidade revelada, eu acompanhei a fase esperançoso e vi que o personagem ia acabar se tornando um justiceiro no lugar do herói. Alguns personagens funcionam com sua identidade pública outros não, imaginem o Batman ou o Superman com identidades públicas… claro que não funciona.
    Não teve nada de corajoso ali, foi só para vender quadrinhos dos fãs bobões (eu me incluo nos enganados).

  11. Calma calma.. num foi apagado nada…
    as pessoas só não lembram de tudo oq ocorreu, tudo ocorreu AINDA vale. (exceto teia organica e garras a lá wolverine ainda bem…)
    a unica coisa que foi resetada foi o casamento q não chegou a ser consumado heheheh.
    não entendo. primeiro todo mundo xingava deus e o mundo que o aranha agora não era o mesmo de antes, e que não era mais respeitado, e qnd decidem e fazem DO JEITO que era antes, as mesmas pessoas reclaman DENOVO que é um absurdo e tudo mais.. realmente não entendo.
    todas as cenas, td ainda existe do jeito que foi, só q no lugar do perter estar casado ele só sta namorando com a MJ e morando com ela, eo motivo da separação deles ainda não foi mostrada..
    eu ainda gostaria de falar que daria sim pra fazer esta mudança de um jeito BEEEEM melhor do q se rebaixar ao mephisto, e ressuscitar a TIa May, sim mas as pessoas estão jogando tudo no mesmo saco. pior algumas nem relam a nova fase e por causa da anterior julgam q a nova fase é um lixo.
    sabe se incomoda tanto, ignorem o´passado pensei q eh um what if, uma nova realidade que a anterior acabou com o peter no inferno do mephisto, e leia HA 83, e se divirta hehehe

  12. O,h perai.
    nem tudo oq acontecu com o Aranha foi lixo. o casamento com Mary Jane, sua nova condição como professor, a revelação da identidade.
    essa coisa de que só a 20 (ou 30 ou 40) anos atraz é que prestava, é historia de saudosista que acha que só antigamente é que era bom.
    o mais engrçado é que todo mundo reclama que os super-herois não evoluem, não avançam enquanto personagens, ficando sempre na mesma.
    ai quando acontece mudanças, o mesmo pessoal reclama e quer que volte tudo ao que era.
    caramba, os fãs do Aranha cresceram, tem um novo mundo ai fora, uma nova realidade. não se pode querer que o personagem fica numa bolha ,preso a um passado supostamente ideal.
    na minha opinião, essa é uma das razões do pq os fãs de comics estão envelhecendo e não renovando o publico.

  13. Nos quadrinhos existe a Vertigo, Wildstorm, Marvel Max e Europeus para os leitores que se tornam adultos, Homem-Aranha não deve envelhecer cara, ele é um personagem para todas idades.

  14. Salvador, claro que funciona. Finalmente o Aranha teria um novo desafio, o perigo seria muito maior. Eu tava achando demais as atitudes da Tia May agora sabendo toda a verdade.
    Deram nem chances de explorar esse novo desafio, o Quesada teve a atitude idiota de apagar tudo, só porque tinha picuinha com o Casamento do Peter e MJ.
    Eu acho isso vergonhoso, é pior que mil Crises, Ressurreições e Retcons.

  15. blá-blá-blá-blá…
    O FIM NÃO JUSTIFICA OS MEIOS!! ESPECIALMENTE QUANDO OS MEIOS INCLUEM UM PACTO IMBECIL COM O SENHOR DO INFERNO!!

  16. Vitor, podia ser pior.
    Podia ser um pedido de divorcio….
    Ja pensou que terrivel p/os fãs jovens e impressionaveis?

  17. “Nos quadrinhos existe a Vertigo, Wildstorm, Marvel Max e Europeus para os leitores que se tornam adultos, Homem-Aranha não deve envelhecer cara, ele é um personagem para todas idades.” by Camino
    concordo
    Salvador, claro que funciona. Finalmente o Aranha teria um novo desafio, o perigo seria muito maior. Eu tava achando demais as atitudes da Tia May agora sabendo toda a verdade.
    Deram nem chances de explorar esse novo desafio, o Quesada teve a atitude idiota de apagar tudo, só porque tinha picuinha com o Casamento do Peter e MJ.
    Eu acho isso vergonhoso, é pior que mil Crises, Ressurreições e Retcons. by Lam
    Concordo tbm..
    acho q fizeram muita merda com o aranha, mas em especial a revelação da identidade poderia ser melhor explorada…, porem ainda concordo q não gostaria de ver um aranha com uma caveira no peito jogando as pessoas pelos arranha-ceus….
    ainda acho q a Mephistagem uma merda sem tamanho (se pelo menos fosse dentro de um arco, e as muddanças deles durassem pouco…, mas não). Mas acho xiismo demais não ler histórias que ocorreram depois disso por causa do passado.
    se o passado fosse algo certo, todos vc teriam que idolatrar new excalaibur, hehehe mas aqui o exemplo é o oposto, o passado é ruim, o futuro parece esta bem melhor,pelo menos nas mãos do dan slott está… o foda vai ser o Marc gruheinhain (ou qqr coisa do genero) dependendo dele o aranha vai ter fator de cura ilimitado….
    sabe se uma história diverte ela já basta pra mim, cronologia acho q pode ser ignorada (vide all star superman)

  18. [spoilers]
    eu não leio o aranha nem nada da marvel, só acompanho as notícias, mas essa história da mary jane ser a jackpot já não foi “desmentida”?
    http://www.omelete.com.br/quad/100016240/Marvel_ofende_leitores_mais_uma_vez_com_revelacao_em_HQ_do_Homem_Aranha.aspx

  19. [spoilers]
    Ela já revela o nome dela para o Aranha no começo do arco.

  20. [spoliers]
    A Jackpot ñ é a tal da Sara Ehret?

  21. [Spoilers]
    Como estou lendo pela Panini não quero entrar em detalhes para não perder a graça, mas respondendo este assunto para acabar com os spoilers preciso dizer que essa notícia do Omelete sobre a Loteria (Jackpot) está incompleta, Loteria pelo que pesquizei é tanto Mary Jane quanto Sara Ehret e Alana Jobson… isso é confuso mas não acho bom misturar as coisas e ficar contando spoilers.
    [Nota]
    Aliás, vocês moram no Brasil ou nos Estados Unidos? Ficar usando nome em inglês pra que? Já existe o nome em português então não faz o menor sentido.

  22. Cara, não sei não até acompanhei as coisas por alguns números mais achei que um novo dia não estava indo para lufar nenhum. Achei as histórias batidas sim, a respeito de alguém que eu já conheço há muito tempo e não mudou quase nada. Série boa mesmo foi o Back in Black (não sei com que raios de nome a porcaria da panini publicou isso), essa sim tinha feito bem ao perosnagem, para mim o homem aranha morreu junto com o Rei do Crime na Prisão…

  23. Eu acompanhei as primeiras edições americanas de One More Day, e francamente não tinha nada demais. Tanto que eu parei de acompanhar. As histórias são monótonas e parece realmente que eu estou lendo edições de 20 anos atrás. Na verdade, houve uma perda de qualidade nas histórias, se comparadas ao arco anterior, A Volta do Uniforme Negro.
    Não vejo a menor lógica em dizer que o Aranha não pode envelhecer por ser um personagem pra todas as idades. Os quadrinhos estão cheios de exemplos de personagens que envelhecem e continuam sendo personagens pra todas as idades (Novos Guerreiros, Jovens Titãs, etc.).
    E outra coisa, ao contrário do que Thiago disse, o passado foi alterado sim, tanto que Harry está vivo de novo, Peter mora novamente com a Tia, e vários outros furos foram deixados. Peter agora é o adolescente mais velho do mundo.
    Há várias boas histórias do Aranha depois do casamento, e o próprio casamento foi uma coisa boa. O fato é que o Quesada é implicante e mudou o que não devia. Se queriam mudar alguma coisa decentemente, que matassem logo a velha, porque a tia May já deve ter quase a idade do Mefisto mas não larga o osso. Isso sim seria uma mudança significativa na vida do Aranha.
    E Um Dia a Mais não resolve o maior problema do Aranha, que é o que geralmente prejudica a qualidade das suas histórias: proteção editorial. Vários roteiristas já disseram ter dificuldades em escrever o Aranha porque a Marvel limita totalmente o que eles querem fazer com o personagem. A inércia é tão grande que todas as mudanças dos últimos 20 anos (boas ou ruins) foram desfeitas, tudo por medo de mudar o personagem de verdade. Isso é o que eu chamo de retrocesso.

  24. Daqui a pouco eles vão ressucitar o Kraven e falar que a Última Caçada de Kraven nunca ocorreu por causa de One More Day.

  25. Citei equipes justamente pra mostra a quantidade de personagens que envelheceram e não deixaram de ser bons personagens por causa disso.
    Asa noturna hoje é um herói adulto e está muito bem.
    Speedball não está tão bem assim (como pessoa), mas o personagem cresceu, sem dúvida.
    O mesmo vale para quase todos os outros antigos personagens das equipes citadas.
    Não entendi o que você deixou de entender sobre as equipes citadas.

  26. Gwen rameira foi idea do Quesada e não do Stras, o Stras queria que os gêmeos fossem filhos do Peter. Mas o Quesada disse que não cairia bem a idéia de ambos fazendo sexo. Mas A Gwen engravidar de um homem mais velho e o Peter fazer pacto com demônio tá tudo bem. ¬¬
    Melhor exemplo de Equipe que envelheceu, são os X-Men.
    Spoilers
    Todos os membros voltaram para os Titãs: Asa Noturna, Ciborgue, Mutano, Estelar, Ravena, Donna Troy e Wally West. Até que não tem mais o nome Jovens no título.

  27. Quanto às mudanças que você citou:
    A morte da Mary Jane era uma farsa desde o começo. A propria tia May também já “morreu” e voltou depois. Não eram mudanças de verdade, é que nem a “morte” do Aranha na última caçada de Kraven. Acho que os escritores nem precisam pedir permissão pra “matar” um personagem quando já planejam que ele vai voltar no fim do arco. O mesmo vale pra ele ter virada aranha gigante, isso foi um arco fechado onde a mudança já estava planejada pra ser desfeita no fim do arco.
    A mudança da origem do Aranha na verdade não muda nada na vida pessoal dele, e principalmente no caso do Aranha, Peter Parker é mais importante que o Homem-Aranha. Dizer que os poderes vem de uma aranha radioativa ou de um espírito extra-dimensional só acrescenta algumas novas ameaças na vida dele, mas essencialmente ele continua sendo o mesmo de sempre. O Super-Homem já sofreu mudanças muito mais significativas que ter a origem dos poderes alterada, ou você esqueceu da fase elétrica em que ele se dividiu em dois?
    Roubar a filha dele foi mais uma atitude conservadora da Marvel. Ao ter a filha roubada, a vida do Aranha permanece inalterada. Ele tem uma filha, mas não sabe disso e ela nunca mais apareceu. Ou seja, na prática ele não tem uma filha, Então nada mudou na vida dele. Se ele criasse a filha sim seria uma mudança.
    Quanto à saga do clone, ela foi tão ruim que foi toda desfeita no final, mas sem precisar apelar pra mágica.

  28. @Andre
    A questão não é o que foi desfeito ou não, mas sim em relação a liberdade de criação que você tanto contestou. Dei uma série de provas e não importa o que foi feito depois pois sempre nos quadrinhos tudo volta a ser como antes. Todos personagens passam por isso.

  29. Nem todos, eu falei antes de vários heróis que sofreram mudanças definitivas. E poderia citar vários outros.

  30. Concordo com o André, não precisa ser assim, e o aranha merecia ter crescido, olhem o Ciclope em qualquer revista atual dos X-Men, ele é um excelente exemplo.

  31. Ciclope, Lince Negra, até a Jubileu cresceu.

  32. Caramba, o Ciclope é um personagem B?
    Beleza o Homem de Ferro mudou muito. Sua personalidade amadureceu para caceta e esse tem três revistas mensais lá fora, além de ser o fundador dos vinagdores. Está bom agora?

  33. Ciclope personagem B? Lince Negra personagem B? Só rindo mesmo.
    Salvador, herói bom não só aquele que tem título próprio.

  34. ” Penso que deveríamos nos manter na visão de negócios.”
    By Salvador
    Não sei se entendi bem Camino, mas vc defende que as mudanças ao aranha devem ser levadas em consideração por que o marketing e as vendagens ficam melhores assim??

  35. É mais ou menos isso.
    O Camino lê DC. Lá às pessoas já nascem boas demais para amadurecer. E quando começam a amadurecer perdem seus títulos. o próprio Batman não mudou nada em 100 anos e não vai mudar. Quando a DC se vê querendo amadurecer ou mudar um pouco o personagem ela mata eles. Foi assim com o Lanterna, com o Flash, e vai ser assim com o Batman.
    A Marvel segue uma linha criativa diferente, os personagens são mais Humanos e tem mais defeitos, as mudanças são mais bens aceitas. O próprio homem-aranha poderia simplesmente ter pedido divorcio.
    O maior problema do One More Day não é nem a idéia em si (mesmo que eu ache a idéia ruim) e sim a maneira como ela foi feita, (um pacto com o diabo?) se fosse uma coisa mais humana não teria causado tanto problema. E não me venham dizer que não daria para fazer que sempre se arruma uma idéia capenga aqui e outra ruim ali para se esconder a identidade de alguém, veja o Norman que não é mais ligado ao Duende. O problema é que fizeram algo parecido com a saga do clone, quando todos chiaram que liam a historia de um clone e não do original, jogaram 20 anos de Historia no lixo.
    Isso me parece uma atitude covarde, ou invés de aceitar as mudanças e desafios dos novos tempos vai simplesmente jogá-lo de volta a vida de adolescente só que com quase 40 anos agora.
    As historias podem ser boas? Podem, mas a idéia por trás delas é uma M&!*%.

  36. Personagem só é A, quando sustenta título próprio? Definição furada essa. Ciclope é o maior líder da Marvel, sem ele não tem X-Men. Lince Negra é uma das heroínas com mais personalidade da Marvel, ela faz MUITA falta na equipe. Ambos já tiveram aventuras solo, mas eles são personagens de Equipe, não é por isso que eles são de segunda categoria.
    Vai falar agora que Reed Richards, Sue Storm, Namor, Doutor Destino, Nick Fury e Magneto são B, pq não tem o nome estampado na capa. ¬¬
    OBS: Porque eu estou defendendo heróis da Marvel? ¬¬

  37. · 11 de dezembro de 2008 at 07:58

    [spoliers]
    A Loteria ou Jackpot não é a Mary Jane, é só dar uma olhada nos sites gringos, e ela já morreu num preview librado nesses sites como o Newsarama, IGN, ComicBook resources. Masi pesquisa, amiche…

  38. [spoilers]
    João você que deveria pesquisar melhor o que você diz, pois mesmo a Amanda morta não quer dizer o fim da Loteria, amiche…

  39. Não vou ler esta fase, aliás a Marvel morreu para mim.
    Eu cresci lendo as HQs da Marvel, e o fato dos personagens terem uma vida por tras da máscara era o que fazia com que rolasse uma identificação do leitor com o personagem.
    Com isso o universo marvel perdeu aquela ingra estrutura maior que a história, o universo bem construido que havia por trás. Uma vez que foi reescrito uma vez, vc não pode mais confiar no que está lá.

  40. didn’t play the robots in Electroma? I just imdbd that **** and different people played them which doesn’t make much sense to me because its a movie about daft punk and yet they don’t play themselves.