em

Com humor afiado e muito bem ilustrado, “Pavor Espaciar” é singular

Difícil dizer qual personagem da Turma da Mônica é o mais querido, pois as opiniões certamente se dividem. Um fato incontestável é que o caipira Chico Bento pode encabeçar fácil essa lista. Há muito ele conquistou os leitores com seu jeito despreocupado, esperto e roceiro de ser. E é ele o personagem principal nessa terceira HQ, “Pavor Espaciar” do selo Graphic MS, que conta com as ilustrações de Gustavo Duarte.

chico bento graphic msp pavor espaciar capaChico Bento e seu primo Zé Léle estão sozinhos em casa, quando alienígenas (daquele tipo feio e ruim) aparecem e abduzem os dois, levando também o Torresmo e a Giserda. Ao acordar, já na nave, Chico tem que encontrar seu primo, assim como seus bichos de estimação. O que não será nada fácil, pois os alienígenas não pretendem desistir fácil desses humanos tão peculiares. E uma apavorante aventura começa.

O ilustrador Gustavo Duarte foi o único que repetiu o mesmo personagem de quando participou do MSP 50. Nascido em Bauru, interior de São Paulo (como o próprio Maurício de Sousa que é de Mogi das Cruzes), a sua identificação com o Chico Bento é imediata. Ele procurou se inspirar nos famosos “causos” contados pelos interioranos, para criar essa divertida história. Suas ilustrações são belíssimas, com traços mais rebuscados e infantilizados, lembrando um pouco o estilo do Skottie Young, desenhista da Marvel. Apesar do Chico Bento falar pelos cotovelos, o enredo possui poucos diálogos, mas quando aparecem, arrancam risadas. Para aqueles que assistiram a desenhos do Chico e tem a voz guardada na memória, ler as falas e imagina-lo falando aquilo faz toda a diferença. Lembrando sempre de ler como está escrito ou não tem graça.
chico-bento-gustavo-duarte-graphic-msp-2013-04 Para o “causo” da abdução, Gustavo acrescentou os elementos certos, incluindo um milharal enorme, macas e aparelhos cirúrgicos, referências a cultura pop, mistérios da humanidade, outros personagens do Maurício e, claro, pequenos alienígenas, mal encarados (ugh!) e prontos para a dissecação. Criando assim, mais uma obra-prima para a galeria de sucesso da Graphic MSP que já conta com “Astronauta Magnetar” e “Laços“. Final do ano teremos a quarta HQ, do ilustrador Shiko, que terá como personagem principal o Piteco.

Para aqueles que curtem quadrinhos, recomendo e muito o trabalho deste premiado ilustrador, cartunista e caricaturista que é Gustavo Duarte. Seus trabalhos são muito suaves, sempre cheios de humor e sem textos. Gustavo lançou seus trabalhos de forma independente e com recursos próprios até 2012, quando teve “Monstros!” publicado pela Quadrinhos na Cia. Em 2014, a editora americana Dark Horse irá lançar uma coletânea dos trabalhos dele, aumentando ainda mais seu público e sucesso.
duarte1

Avatar

Publicado por Melissa Andrade

Fotógrafa, Roteirista, Crítica e futura Jornalista que acha impossível ser apenas uma única coisa, então escolheu ser muitas ao mesmo tempo. Tão mais Geek que Nerd, não sabe viver sem tecnologia, ou livros, ou filmes, ou televisão, ou quadrinhos...que acaba sendo algo tão Nerd quanto Geek...ai! Acredita que ser curioso é o que move o mundo e está sempre pronta a aprender sobre novos assuntos.