em

John Constantine Hellblazer – A Empatia é o Inimigo

Depois da excelente fase de Mike Carey, o destino de John Constantine acabou nas mãos da romancista escocesa Denise Mina, que inicia sua carreira nos quadrinhos com o arco “A Empatia é o Inimigo” – uma baita responsabilidade.

Mina pegou Hellblazer num momento crucial, logo após John Constantine ter largado a magia ao fracassar no resgate de sua irmã das profundezas do inferno (falha da Panini Comics aqui, que não situa o leitor a respeito destes acontecimentos). Infelizmente uma vez mago sempre mago, e assim Constantine é mais uma vez consumido por grandes problemas trazidos por sua fama e reputação.

john-constantine-quadrinhos-panini

Após um “encontro casual” em um pub londrino onde John buscava afogar sua vida em bebidas e cigarros, o inglês acaba pegando a estrada em direção a Glasgow, na Escócia, uma cidade nada hospitaleira que guarda a chave do mistério para o terceiro caminho. E como desgraça pouca é bobagem, John Constantine ainda precisa lidar com o estranho fenomeno que lhe transmite empatia pelo próximo, um sentimento nada agradável quando sua vida está cercada por morte e desolação.

Denise Mina apesar de estrear nos quadrinhos nesta edição, parece bastante confortável em explorar a narrativa visual de jeito próprio. O que pode causar certo incômodo em leitores mais conservadores (para não dizer xiitas), principalmente na pegada lenta e narrativa não linear. Por outro lado, essa falta de expertise também deixa a aventura aquém de seu potencial, principalmente no climax do arco que parecia promissor, mas acaba de maneira enfadonha (mesmo deixando uma grande ponta solta para a próxima saga).

Ainda assim o balanço é positivo, graças também ao trabalho gráfico de Leonardo Manco, que captura bem a atmosfera sombria da trama.

john-constantine-a-empatia-e-o-inimigo-leonardo-manco

A estrada rumo a perdição as vezes é bastante longa e John Constantine parece estar descobrindo isto da pior maneira possível.

[xrr rating=2.5/5]

Dados técnicos:
Edição original: Hellblazer # 216 a # 222.
Título nacional: John Constantine Hellblazer – A Empatia é o Inimigo
Editora: Panini Comics
Linha editorial: Vertigo
Número de páginas : 172
Preço: R$ 22,90

Participe com sua opinião!

Ímpar

Publicado por Salvador Camino

ModeradorVerificadoPromotor(a)EscritorGamerRepórterMusicistaFotógrafo

Queens of The Stone Age confirma mais participações especiais

Chegou a hora: confira DOIS trailers de Wolverine Imortal