em

Laerte: boas e más notícias

Um de nossos grandes quadrinistas, responsável pela criação de títulos como Piratas do Tietê e Gatos e Gatas passa por um mês com boas e más notícias.

Por um lado, será lançado o volume três de Striptiras (formato 10,7 x 17,8 cm, 144 páginas em preto-e-branco, R$ 10,00) pela L&PM Editores, acrescentando-se à coleção de livros pockets na qual já saíram outros títulos do quadrinista: um volume de Piratas do Tietê , um de Fagundes, o puxa-saco e, obviamente, dois outros volumes de Striptiras.

Porém, a atual produção de Laerte traz uma cisão entre seus leitores e contratantes. O quadrinista declarou anteriormente que a morte de seu filho em um acidente de carro em 2006 foi uma cisão em sua forma de produção, chegando a afirmar que estaria passando por uma “crise criativa” e complementando com suas palavras: “Passei a ver e pensar as coisas de outro jeito, uma série de procedimentos começou a perder o sentido ou ganhar outros.” “Passei a não achar mais graça no tipo de humor que fazia, não me identificava mais com aquele modo de fazer, então resolvi deixar de lado os personagens.”

Essa dissensão deu origem a um resultado novo, que é denominado “tiras filosóficas”. Esse novo material em geral não possui personagens fixos nem piada no final, tendo, inclusive, alguns roteiros que dialogavam com o surrealismo.

Foi exatamente essa revolução (e a conseqüente falta do humor, substituído pelo incentivo à reflexão) que desagradou a muitos e resultou na suspensão das tiras de Laerte pelos jornais “Zero Hora”, do Rio Grande do Sul, e “A Tribuna”, do Espírito Santo, havendo a possibilidade de outros jornais adotarem a medida. Mas apesar deste ocorrido, outros periódicos continuam a dar liberdade para Laerte produzir seu material conforme desejar, como é o caso da “Folha de São Paulo” que irá manter as tirinhas, mesmo após as mudanças.

Para ler e conhecer o material do Laerte, entre no site dele clicando aqui

6 opinaram!

Deixe sua opinião!
  1. Ainda bem que vocês dois “descobriram” isso, quem iria imaginar que [..] tiras filosóficas”. Esse novo material em geral não possui personagens fixos nem piada no final [..] não são para ser engraçados e que devem possuir algum conteúdo né?

Deixe sua opinião

Leões de Bagdá

Após 11 anos, um novo álbum de Animê no Top 3 do Japão