Em Setembro haverá o lançamento do novo quadrinho de Jeff Smith: Little Mouse, cuja provável tradução, caso o título venha para o país, seria o Pequeno Ratinho. O projeto tem como objetivo alcançar crianças ainda muito novas, a partir de 5 anos, possibilitando criar, desde o início uma maior aproximação das crianças com a leitura, utilizando para isso a ferramenta dos quadrinhos.
Essa idéia engloba, além de Smith, outro quadrinista extremamente conhecido e talentoso: Art Spiegelman. Little Mouse sairá pela Toon Books, uma linha de hqs infantis criada no ano passado pelo quadrinista e sua mulher, Francoise Mouly, quando lançou o trabalho Silly Lilly, feito também pelo casal.
Little Mouse, um pequenino ratinho com roupas vermelhas, foi um dos personagens (assim como os de Bone) criados por Jeff Smith quando este era criança, um dos motivos pelo qual ele afirma ter pensado neste quando Spiegelman e Mouly o chamaram para criar um trabalho para sua linha infantil.
Apesar de Smith já ser amigo de longa data do casal, o contato não foi uma escolha meramente uma preferência pessoal, pois o autor tornou seu nome conhecido através de da linha Bone, que virou um grande sucesso, mesmo sendo lançada de forma completamente independente. Ainda sim, Bone foi criada para crianças de uma faixa etária acima dos 9 anos, enquanto Little Mouse tem como público alvo infantes que mal começaram a ler e, apesar desta distância cobrir poucos anos, ela traz consigo novos desafios.
Dentre as dificuldades de escrever para um público tão novo, Smith enfatiza o fato da narrativa ter de ser extremamente linear e direta junto a uma história interessante com a qual os pequenos se identifiquem. Para tal, temas cotidianos são abordados, tais como o ato de se vestir, como apresentado abaixo.
-A última coisa é minha camisa… Às vezes é difícil colocar o braço dentro da manga.
-Agora me certifico que todos os botões estão alinhados com os buracos…
Little Mouse sairá numa edição de 32 páginas e custará 12,95 dólares.
Lembra o stuart little….