Ontem a Apple anunciou ao mundo seu novo gadget, o iPad. Resumindo de forma clara e imparcial o novo dispositivo é bem maior que o iPod, funcionando como um computador por suas capacidades, mas peca pelo tamanho excessivo e falta de plugin Flash para seu navegador, o que mostra que nem sempre Steve Jobs consegue revolucionar o mercado. Com a possibilidade de se ter quadrinhos online no leitor deste aparelho, alguns profissionais desta mídia foram procurados para darem suas opiniões e, certamente, a mais relevante e importante foi a da Marvel.
Para quem não sabe a Marvel tem quadrinhos online gratuitos e um acervo gigantesco de seu material para cadastrados (que pagam mensalidade – muito mais barata que os próprios quadrinhos, diga-se de passagem) que pode ser acessado aqui. Procurada sobre este novo lançamento no mercado digital a editora se pronunciou através de Ira Rubinstein, vice-presidente do departamento de mídia digital da Casa das Ideias. Resumidamente, ele disse o seguinte:
“Não acredito que isso seja o fim da era das HQs. É uma coisa que pode ser explorada, mas ainda é cedo demais pra isso. O iPad não suporta o formato Flash que utilizamos em nossas revistas digitais, ao contrário de um notebook, que além de fazer isso ainda serve para muitas outras coisas (…). É uma grande desvantagem”.
Ou seja: aos estusiastas de plantão, a melhor opção é esperar – um bocado!
Ela não disse bem exatamente que não quer HQs da Marvel no Ipad. Ficou claro que o motivo era a falta do plugin para aplicações em Flash, logo se surgir essa possibilidade, a pergunta deve ser feita novamente. Não sou muito fã da Marvel, como empresa, acho a visão deles meio infantil em certos aspectos, mas curto umas séries.
Só espero que a DC ou a Dark Horse não façam a mesma idiotice de se declarar contra ou a favor enquanto o aparelho ainda nem está na mão do público em larga escala.
A Marvel pertence a Disney e Seteve Jobs é o maior acionista individual da Disney.
Se Jobs quiser os quadrinhos da Marvel no Ipad, ele terá.