Quadrinhos

Marvel ReEvolution e a ascensão de uma nova era

Compartilhe
Compartilhe

Após ser adquirida pela Disney, a Marvel Comics começou a investir pesado no novo mercado de quadrinhos digital, uma resolução nada surpreendente já que no momento da transação o maior acionista da Disney era Steve Jobs – que como todos sabem era mentor da Apple e toda linha de iProdutos.

Pois bem, tendo em vista esse panorama fica simples compreender o empenho da Marvel em se lançar no mercado digital, principalmente abraçando o iPhone e o iPad. Mas não pense que esta é uma estratégia suicida, já no primeiro ano as vendas de quadrinhos digitais se mostraram bastante surpreendentes, com a Marvel anunciando uma queda de preço nos impressos graças a vendas na AppStore. De lá para cá milhões de novos gadgets foram vendidos, sem dúvidas impulsionando ainda mais as vendas da Marvel Comics.

Chegamos então no momento presente. Ainda fortemente ligada à Apple, a Marvel começa a deixar de lado seu aplicativo de vendas para lançar suas edições digitais na nova área de quadrinhos da iBookstore, que até o último ano disputava com o AppleTV o título de patinho feio da empresa. Com um acervo inicial de oitenta títulos, e muitas promessas feitas, esse novo passo da editora a coloca diretamente em contato com o consumidor final, tendo somente a Apple como intermediária nas transações (já que o aplicativo Marvel era fornecido pela Comixology).

Como se não bastasse essa novidade, a Marvel também anunciou a iniciativa ReEvolution, uma nova maneira de pensar na produção de quadrinhos e sua interação com os leitores. E a primeira novidade, e mais impactante, é a utilização de realidade aumentada nas próprias edições impressas. Entenda melhor na prévia em vídeo abaixo:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=VQFT0sY8HtA[/youtube]

Através de uma parceria com a plataforma Aurasma, a idéia inicial é apresentar trailers, prévias, recaptulações e outros extras através de um aplicativo a ser lançado pela Marvel. Segundo a editora, é uma maneira de adicionar extras aos seus quadrinhos como já existem nos DVDs e Blu-rays para games e filmes.

Mas a iniciativa vai mais longe, ainda buscando inovar, a empresa detalhou que através do selo Marvel Infinite Comics está buscando novas maneiras de pensar os quadrinhos digitais, já que não há necessidade de enquadrar os mesmos em páginas ou cores fixas. Surge daí toda uma nova gama de possibilidades de narrativa para escritores brincarem.

As primeiras mudanças e experimentos começam com o evento Vingadores vs X-Men, grande crossover da Marvel para 2012. Vamos ficar de olho.

Compartilhe
Por
Sal -

on drums

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
LançamentosQuadrinhos

“Nos braços dela”: HQ aborda economia do cuidado e sobrecarga de mulheres

Obra de Bárbara Ipê e Tatiana Achcar, publicada pelo NADA∴Studio Criativo traz,...

NotíciasQuadrinhos

Godzilla vs. Marvel farão crossover lendário em 2025

A Marvel Comics anunciou um evento de crossover emocionante para 2025: Godzilla...

CríticasQuadrinhos

O Bárbaro – Delitos Fatais, de Michael Moreci e Nathan Gooden

No mercado de quadrinhos dos EUA, quando uma nova editora surge com...

AgendaLiteraturaQuadrinhos

Evento na Gibiteca de Curitiba celebra impacto de “O Mágico de Oz”

O projeto NA-NU na Gibiteca de Curitiba chega a sua terceira edição...

NotíciasQuadrinhos

Supergirl: Mulher do Amanhã ganha edição de luxo no Brasil

A aclamada minissérie “Supergirl: Mulher do Amanhã” está prestes a ganhar uma...

LiteraturaNotíciasQuadrinhos

Alan Moore: o fandom como uma “praga grotesca” na sociedade

Alan Moore, renomado escritor de quadrinhos por obras como Watchmen e V...

NotíciasQuadrinhos

Encontro de Naruto e Tartarugas Ninja ganha primeiras imagens

As primeiras páginas do encontro nos quadrinhos entre Naruto e As Tartarugas...