Quadrinhos

Outras editoras de quadrinhos: Opera Graphica e Companhia das Letras

Compartilhe
Compartilhe

Os quadrinhos brasileiros têm passado por diversas mudanças nos últimos anos no quesito editorial, com diversas editoras de livros arriscando investir no mundo dos quadrinhos (vide a Manole). Porém, nem tudo são flores, e infelizmente estamos também presenciando o encerramento de atividades relacionadas a estes, sendo o caso de maior destaque o da editora Pixel.

Principe Valente v.13
Principe Valente v.13

Esta notícia traz informações recentes de duas editoras que exemplificam o que está acontecendo: a Opera Graphica e a Companhia das Letras.

A primeira, já razoavelmente antiga no mercado, é mais conhecida por publicar materiais como o clássico Principe Valente. Ela, infelizmente, já dava sinais de que não estava tão bem, passando este ano de 2008 afastada do mercado; mas foi apenas nesta terça-feira (dia 16) que a editora anunciou o encerramento de suas atividades.

Antes de fechar as portas, porém, serão lançados três produtos: um relacionado a desenhos de animais, um livro sobre o Fantasma e o vigésimo volume do Principe Valente.

cialetras

Enquanto isso, a Companhia das Letras toma um rumo oposto, apostando no mercado dos quadrinhos. No mesmo período em que recebemos as más notícias da Pixel e da Opera, a editora anunciou a criação de seu novo selo: Quadrinhos na Cia.

É com este selo que vêm as boas notícias: a editora promete fazer um bom investimento em lançamentos de hqs, com um programa que inclui 20 títulos no mercado até 2010, sendo uma parte destes brasileiros, como é o caso da obra Chalote, de autoria de Daniel Galera e ilustração de Rafael Coutinho (filho de Laerte), que ainda está em produção e possuirá aproximadamente 300 páginas.

Mas a questão principal parece ser a diversidade, inglobando materiais como Will Eisner, Art Spiegelman (Maus) e Marjane Satrapi (Perséfone).

logo_comix

Por fim, informo neste post que a Comix Book Shop, nesta segunda feira dia 22, promoverá um evento de despedita para a editora Opera Graphica. Todas as informações podem ser encontradas no folheto àbaixo.

adeusopera

Compartilhe

3 Comentários

  • O Maus (ou pelo menos minha edição, que ainda é dividida em 2) foi lançada pela Brasiliense, a Cia, se não me engano, já lançou quadrinhos antes, mas a boa notícia, como o Camino já disse, é o surgimento do selo, o que torna o lado dos quadrinhos um “obrigatoriedade” e não mais um lançamento exporádico (ou assim espero : )

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
NotíciasQuadrinhos

Godzilla vs. Marvel farão crossover lendário em 2025

A Marvel Comics anunciou um evento de crossover emocionante para 2025: Godzilla...

CríticasQuadrinhos

O Bárbaro – Delitos Fatais, de Michael Moreci e Nathan Gooden

No mercado de quadrinhos dos EUA, quando uma nova editora surge com...

AgendaLiteraturaQuadrinhos

Evento na Gibiteca de Curitiba celebra impacto de “O Mágico de Oz”

O projeto NA-NU na Gibiteca de Curitiba chega a sua terceira edição...

NotíciasQuadrinhos

Supergirl: Mulher do Amanhã ganha edição de luxo no Brasil

A aclamada minissérie “Supergirl: Mulher do Amanhã” está prestes a ganhar uma...

LiteraturaNotíciasQuadrinhos

Alan Moore: o fandom como uma “praga grotesca” na sociedade

Alan Moore, renomado escritor de quadrinhos por obras como Watchmen e V...

NotíciasQuadrinhos

Encontro de Naruto e Tartarugas Ninja ganha primeiras imagens

As primeiras páginas do encontro nos quadrinhos entre Naruto e As Tartarugas...

MangáNotíciasQuadrinhos

Mangá de Dragon Ball Super retornará após morte de Akira Toriyama

Os fãs de Dragon Ball Super estão sendo pegos de surpresa com...