FotografiaLiteraturaQuadrinhos

Peirópolis lança livro sobre coleção de quadrinhos

Compartilhe
Compartilhe

A Editora Peirópolis lança este mês a obra “Clássicos em HQ”, organizada pela editora Renata Farhat Borges. Voltado para educadores, mediadores de leitura e professores, o livro reúne trechos de álbuns da coleção Clássicos em HQ, textos sobre as obras originais e seus autores, testemunho dos artistas envolvidos nas adaptações e entrevistas com quadrinistas e roteiristas, feitos especialmente para essa edição.

Com o objetivo de compartilhar resultados e reflexões acerca dos diálogos entre Quadrinhos e Literatura e, em especial, da tradução de clássicos para quadrinhos, a obra apresenta ao leitor grandes mitos literários e episódios antológicos da Literatura Universal, além de trazer três artigos teóricos, que possibilitam conhecer conceitos que têm inspirado essa construção coletiva: “por que ler os clássicos?”, “a história da quadrinização de clássicos no Brasil” e, por fim, “o conceito de HQ como tradução do texto literário”, em que se pescam imagens a partir de uma rede textual plena de significados.

A coleção Clássicos em HQ foi criada em 2005, com a adaptação de Caco Galhardo para o clássico de Cervantes O engenhoso fidalgo D. Quixote de La Mancha (1605) e, desde então, vem conquistando os leitores jovens e os experientes de Quadrinhos e da Literatura, em espaços formais e informais da Educação. Com dez títulos já publicados e mais cinco a caminho, a coleção já superou a marca de 150 mil exemplares vendidos. Títulos publicados: Dom Quixote, por Caco Galhardo; Os Lusíadas, por Fido Nesti; O Corvo, por Luciano Irrthum; Demônios, por Guazzelli; Auto da Barca do inferno, por Laudo Ferreira; Conto de Escola, por Silvino; A Divina Comédia, por Piero e Giuseppe Bagnariol; Frankenstein, por Taisa Borges; I-Juca Pirama, por Silvino; Eu, Fernando Pessoa, por Susana Ventura e Guazzelli e A mão e a luva, por Alex Mir e Alex Genaro.

A obra Clássicos em HQ será distribuída gratuitamente às bibliotecas e aos mediadores da leitura. Os interessados podem consultar o exemplar completo no site da Editora Peirópolis, no link: www.editorapeiropolis.com.br/classicosemhq
sa

FICHA TÉCNICA:
Título: Clássicos em HQ
Organização: Renata Farhat Borges
Formato: 20,5 x 27 cm
Encadernação: Brochura
Nº de Páginas: 255
ISBN: 978-85-7596-323-4
Distribuição Gratuita

Compartilhe
Por
Cadorno Teles -

Cearense de Amontada, um apaixonado pelo conhecimento, licenciado em Ciências Biológicas e em Física, Historiador de formação, idealizador da Biblioteca Canto do Piririguá. Membro do NALAP e do Conselho Editorial da Kawo Kabiyesile, mestre de RPG em vários sistemas, ler e assiste de tudo.

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
AutoralColunasInfantilQuadrinhos

Henri Schütze: trajetória em Pinote

Continuando com nossa coluna, de visitar nomes do nosso país, iremos agora...

AgendaLiteratura

Livro de Zilah Garcia é lançado no Ceará

A artista plástica, Zilah Garcia, lança a obra literária Terra no dia 12 de...

EntrevistasLiteratura

“HQ”: escritor Cláudio Sérgio Alves Teixeira fala sobre processos e bastidores

Autor paulista constrói uma narrativa que reflete sobre perdas, obsessão e os...

AgendaLiteratura

Cesar Augusto de Carvalho lança livro Folhetim no Bar Balcão

O escritor e poeta paulista Cesar Augusto de Carvalho lança Folhetim (Ed....

AgendaLiteratura

Bate-papo e livro A Outra Face sobre saúde mental

Em fevereiro e março, o projeto A Outra Face circula por vários...

LançamentosLiteratura

Rinaldo Segundo lança livro de ficção inspirado em sua trajetória na área de homicídios e crimes sexuais

“Emoções: A Grandeza Humana”reúne contos ficcionais que exploram a complexidade das emoções...

FilmesNotíciasQuadrinhos

Cesta de Cabeças: HQ de terror da DC ganhará filme com Natasha Lyonne

A DC Comics está prestes a trazer mais uma de suas histórias...

LançamentosLiteratura

Livro Comicidades e Palhaçarias Negras é lançado com textos de artistas e pensadores

Reunir pesquisas e seus respectivos pesquisadores em uma obra sobre o universo...