‘Preto Nanquim’: terceiro episódio da série documental ‘A Importância do Quadrinho Nacional’ é lançado

50
0

O terceiro episódio da série A Importância do Quadrinho Nacional, produzida pela plataforma de HQs digitais Social Comics, tem como foco a vivência dos negros na nona arte.

O roteiro e a direção são de Alexandre Aleixo (Wardogs), enquanto a apresentação fica por conta de Jhonatan Marques, roteirista do Porta dos Fundos e apresentador da Huuro.

Mais de 15 pessoas – entre quadrinistas, pesquisadores, jornalistas e produtores de conteúdo – deram depoimentos das próprias casas, em conformidade com os protocolos de segurança e saúde exigidos durante a pandemia do coronavírus. Andreza Delgado; Rafael Calça; Ana Cardoso; Alex Mir; Mandy Barros; LØAD; Kione Ayo; PJ Kaiowá; Ana Paloma Silva; e Thiago Carneiro (AfroNerd) foram alguns dos nomes que participaram.

No primeiro ato, o episódio apresenta um panorama histórico sobre a arte nacional e também sobre como os personagens negros foram retratados ao longo do tempo dentro dos quadrinhos. Práticas de embranquecimento (como aconteceu com Machado de Assis, por exemplo) e de blackface também são mencionadas.

A segunda parte aborda o resgate da visibilidade afro-brasileira e a importância do protagonismo negro dentro das narrativas. A última foca em questões de vivência dos entrevistados, como situações que enfrentaram e a relação deles entre o sonho e a realidade.

Títulos como Orixás – do Orum ao Ayê; a série Wardogs Chronicles; Quando você foi embora; Valkíria – Olhos de Cristal; Orixás – O Dia do Silêncio; Segundo Tempo; Folklóricas; e Valkíria – A Fonte de Juventude, todos de artistas negros, podem sem lidos na Social Comics. Miss Davis, quadrinho que trata sobre a história da ativista Angela Davis, também está presente no catálogo da plataforma.

Episódios anteriores

Lançado no Dia do Quadrinho Nacional (30/01), o primeiro episódio da série A Importância do Quadrinho Nacional contou com a participação de nomes de várias gerações, como Mauricio de Sousa; José Alberto Lovetro (Jal); Franco de Rosa; Alexandre de Maio; Carlos Ruas; Vitor Cafaggi; Camilo Solano; Guilherme de Sousa; Cris Peter; e o estreante Cacá Gontijo, de 12 anos, que está em processo de produção de seu primeiro quadrinho, em parceria com a Eleven Dragons.

Já o segundo episódio, intitulado A voz das mulheres nos quadrinhos nacionais e apresentado por Aline Diniz e Patricia Gomes, teve o depoimento de mais de 20 mulheres envolvidas na produção de HQs ou no processo de pesquisa. Entre elas, Marina Takeda e Sousa; Adriana Melo; Sonia Luyten; Germana Viana; Natália Bridi; Lilian Mitsunaga; Helô D’Angelo; Marília Marz; Ju Loyola; e Gabriela Franco.

Ambos os episódios tiveram repercussão bastante positiva, tanto nas visualizações quanto nos comentários com diversos elogios parabenizando pela iniciativa e pela qualidade.

Cadorno Teles
WRITTEN BY

Cadorno Teles

Cearense de Amontada, um apaixonado pelo conhecimento, licenciado em Ciências Biológicas e em Física, Historiador de formação, idealizador da Biblioteca Canto do Piririguá. Membro do NALAP e do Conselho Editorial da Kawo Kabiyesile, mestre de RPG em vários sistemas, ler e assiste de tudo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *