Quadrinhos

Um olhar para o Quadrinho Erótico

Compartilhe
Compartilhe

Pegue alguma HQ, qualquer uma! O que veremos? Protagonistas e antagonistas interagindo, diálogos e interlocuções… Mas já notaram que esses personagens ignoram quem esteja olhando suas ações? Atuam com naturalidade porque o leitor está ausente do relato: quem o ler está oculto, é invisível. A maioria dos argumentos e roteiros se estruturam desta maneira. Mas há um gênero narrativo que, sem dúvida, se estrutura de outra forma: os quadrinhos eróticos.

Lembremo-nos de Milo Manara. Nas histórias de Manara, os personagens e, especialmente, as mulheres, sabem quem está olhando e reagem de maneira curiosa, também convertem o olhar para quem está lendo. Um olhar direto, desnudo, provocativo, olho no olho.  Isso ocorre somente neste gênero, pois sempre o leitor está fora do cenário, longe do relato daquelas páginas.

1Pode até que em alguns relatos de Daniel Clowes ou Adrian Tomine os personagens também se relacionem com o seu leitor, entretanto, a função narrativa deste efeito é diferente. Os personagens de Clowes e Tomine são inadaptados, incômodos dentro da história e reclamam ao leitor que os tire dali. São olhares desesperados que suplicam sair do mundo claustrofóbico em que estão encerrados.

Nos quadrinhos eróticos, a função do olhar ao leitor é muito diferente: é de seduzir, de cumplicidade, que busca convidar o leitor a entrar na narrativa, a participar no relato. São olhares que indicam ao leitor que ele é o verdadeiro protagonista da história, não os personagens que estão ali nas páginas.

Existem outros recursos para visualizar este protagonismo, além do olhar do leitor. O principal é a disposição dos personagens nos quadros, de uma forma que se situam para não escapar do leitor. O mais relevante sempre é visível, nos relatos pornográficos não há lugar para a elipse, não há espaço para o silêncio. A composição dos quadros se estrutura de maneira a privilegiar o ponto de vista do leitor. Os personagens se organizam para a perspectiva do leitor.

Agora pensem nas lascivas e descaradas mulheres de Manara, o olhar que elas fazem levam o expectador para a história. Nos descobrem, sabem que o leitor está ali, olhando, E o mais importante sabe que não é um mero voyeur. Não esta ali espiando, se escondendo, suste seu olhar.

xwomen1

Se em outros gêneros o leitor centraliza a cena, assiste a uma história e lê uma série de acontecimentos que ocorrem independentemente de sua presença, nos quadrinhos eróticos, os personagens desfilam e posam pra ele, numa hierarquia, que vai da maneira mecânica à adaptação da perspectiva de seus leitores. Neste sentido, podemos dizer que o leitor é imprescindível para o desenlace narrativo dos quadrinhos eróticos: sem sua presença, a obra não está completa. Acredito que em nenhum outro gênero tem o leitor tanto poder e tanta relevância narrativa. O que acham, amigos ambrosianos?

Compartilhe
Por
Cadorno Teles -

Cearense de Amontada, um apaixonado pelo conhecimento, licenciado em Ciências Biológicas e em Física, Historiador de formação, idealizador da Biblioteca Canto do Piririguá. Membro do NALAP e do Conselho Editorial da Kawo Kabiyesile, mestre de RPG em vários sistemas, ler e assiste de tudo.

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
NotíciasQuadrinhos

Supergirl: Mulher do Amanhã ganha edição de luxo no Brasil

A aclamada minissérie “Supergirl: Mulher do Amanhã” está prestes a ganhar uma...

LiteraturaNotíciasQuadrinhos

Alan Moore: o fandom como uma “praga grotesca” na sociedade

Alan Moore, renomado escritor de quadrinhos por obras como Watchmen e V...

NotíciasQuadrinhos

Encontro de Naruto e Tartarugas Ninja ganha primeiras imagens

As primeiras páginas do encontro nos quadrinhos entre Naruto e As Tartarugas...

MangáNotíciasQuadrinhos

Mangá de Dragon Ball Super retornará após morte de Akira Toriyama

Os fãs de Dragon Ball Super estão sendo pegos de surpresa com...

CríticasQuadrinhosSériesTV

The Boys 4, a resenha: velhas fórmulas e novas fases

Nos últimos dois meses, três séries altamente aguardadas estrearam, causando grande entusiasmo...

NotíciasQuadrinhos

X-Men: nova série apresenta Ransom, o primeiro mutante argentino

Na mais recente edição em quadrinhos de “The Uncanny X-Men”, a Marvel...

AgendaArtes VisuaisClássicosMúsicaQuadrinhos

Exposição no Museu Tião Carreiro reúne viola, HQ e arte contemporânea em Pardinho

A exposição multidisciplinar “Nos Braços do Violeiro”, do desenhista e músico Yuri Garfunkel, com curadoria de João Carlos...