Reboot DC Comics: Sete razões para o Superman ser solteiro

A situação afetiva do Superman, após o já controverso reboot da DC Comics, é um dos grandes tópicos discutidos entre os fãs nas últimas semanas. Casado com Lois Lane há quase 20 anos nos quadrinhos da editora, o herói voltará ao seu status quo original, e muito provavelmente alimentará uma relação afetuosa com a Mulher-Maravilha.

Reboot DC Comics: Sete razões para o Superman ser solteiro – Ambrosia

Antes de destacarmos cada tópico, todos levantados pelos críticos do Newsarama, vamos relembrar os últimos fatos na vida do herói que chamaram a atenção da mídia. Primeiramente, em Action Comics #900, uma história de famoso David S. Goyer colocou o Superman como um cidadão mundial, numa controversa renúncia à sua cidadania estadunidense. Após semanas de debates, a DC resolve mudar tudo que tem e o coloca no ponto inicial de sua carreira.

Numa das maiores jogadas comerciais de toda sua história, a DC Comics reinicia também a numeração de suas revistas, fazendo Action Comics voltar à edição número um após 73 anos. Quem assume é Grant Morrison, escritor que mais vendeu quadrinhos em 2010, e muito conhecido por utilizar influências de contra cultura, mitologia e magia do caos em sua narrativa. Este Superman de Grant Morrison será a pedra angular do novo Universo DC. Sendo assim, o casamento de Superman e Lois Lane não existe mais. Nada impede que um dia ele aconteça novamente, mas a DC faz questão de deixar as coisas como eram no começo por um bom tempo.

Com tudo isso definido, vamos comentar o que o Newsarama levantou sobre a nova situação do herói e como ela pode ser vantajosa para a editora, para os fãs e para a cultura pop.

7-) Novos Leitores e Atenção da Mídia

Editoras são um negócio. Tudo que a DC faz é por bons negócios e para manter a empresa respirando bem. Portanto, qualquer mudança em seus personagens principais que afetem o um status quo muito bem estabelecido, atraem atenção de milhares de pessoas e isso dá lucro. Dependendo da mudança, a atenção de novos leitores também é atraída, e com isso a editora respira melhor.

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Se conseguirmos convencer as pessoas de que estamos fazendo algo verdadeiramente novo, temos grandes chances de trazer mais gente para o barco“, disse o co-publisher Dan DiDio. Quadrinhos formam uma mídia vendida em lugares específicos e que atraem somente um tipo de pessoa. O anúncio recente da DC Comics conseguiu aumentar, exponencialmente, sua distribuição, alcançando os formatos digitais e grandes lojas de venda a varejo.

Queremos que pessoas que nunca viram um quadrinho na vida tenham chance de baixar algo em seus dispositivos portáteis e darem uma olhada“, falou o também co-publisher Jim Lee.

A atenção dada ao final do casamento do Superman certamente é uma combinação dos fatores necessários para a DC atrair os novatos que precisava.

6-) Superman em outras mídias

Originalmente (e muita gente não sabe disso) o casamento de Lois Lane e Clark Kent fora planejado para ser um evento exclusivo do seriado Lois & Clark: As Novas Aventuras do Superman (aquele mesmo, de Teri Hatcher e Dean Cain). Em 1996 os dois se casaram, então a DC Comics agilizou as coisas para lançar um quadrinho na mesma época.

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Hoje, quinze anos depois, a Warner. está concentradíssima nos cinemas, sendo que um novo filme do herói sai em 2012 com o inglês Henry Cavill no papel principal. O filme contará a origem do Superman, ou seja, de um homem solteiro. Isso facilita a definição dele para a mídia cinema e permite um crescimento mais orgânico – além de facilitar num possível longa-metragem da Liga da Justiça.

Sendo assim, o Superman também fica alinhado com várias mídias: nos quadrinhos, no cinema e na mais recente série de TV, Smallville.

5-) A Lois Lane de Flashpoint

Lois Lane ganhou uma inesperada atenção na série Flashpoint, nova saga da DC Comics que serve de gatilho para o reboot. Com a minissérie spin-off Flashpoint: Lois Lane and the Resistance, a ex-jornalista é líder de uma força para derrubar a guerra dos dois reinos fascistas que assolaram a política e a economia mundial. Na história, Lois é solteira e nem sequer ouviu falar da existência de um Superman.

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A dupla britânica Andy Lanning e Dan Abnett, responsável pela minissérie, deixou claro que ela está bem definida como todos conhecemos (independente, certeira e cheia de atitude), mas está colocada num contexto diferente, daí sua liderança numa revolta.

O final de Flashpoint acontece em 31 de agosto, mesma data em que o novo Universo DC se inicia.

4-) A Marvel conseguiu

Peter Parker fez um pacto com Mefisto que apagou seu casamento pra sempre em 2007/2008. A decisão da Marvel, considerada uma das mais terríveis no início (porém uma das mais interessantes tempo depois) marcou época, e colocou o Homem-Aranha nas alturas mais uma vez. Literalmente, num passe de mágica, tudo se foi e o herói voltou a seu status quo original.

J. Michael Straczynski, um dos nomes envolvidos neste revamp do Aranha, mas que se recusou a fazer a coisa da forma como foi (deixando o espaço livre para o então editor-chefe Joe Quesada executar a tarefa de demonizar tudo), acredita que tanto para Peter como para Clark, estar solteiro ou casado é apenas uma questão de visão. “Pode-se brincar com os dois personagens de qualquer forma, mas estando solteiros é mais fácil de colocar vários coadjuvantes e aumentar a gama de personagens e relações“.

O precedente de Parker deixou a DC interessada em fazer o mesmo com Clark. Desde 2002 a editora fica abaixo da Marvel em vendas, com raríssimas exceções nestes anos todos. A esperança é de que a situação acabe invertida.

3-) Uma verdadeira máquina de empatia

Outro grande escritor, o estadunidense Kurt Busiek, guiou o herói nos últimos anos, além de ter sido muito elogiado e aclamado por seu trabalho Superman: Identidade Secreta, uma história que recontava a origem do mito fincada no mundo real, acredita que o casamento causa danos à própria simbologia do herói.

Segundo Busiek, “o casamento deu uma história muito boa, mas eliminou uma parte muito importante do mito: a eterna disputa entre as duas personalidades – a face conhecia do público e admirada por tantos, e seu lado humano, fraco e emocionalmente vulnerável“. Busiek ainda complementa: “existe muito valor em explorar o casamento, mas talvez isso devesse ser feito com outros personagens, não com ele. A principal ideia sobre ele parte para o lado oposto disso. O que fez dele uma verdadeira máquina de empatia foi ser acessível a jovens por década“.

Outros escritores gostariam que o casamento tivesse terminado, principalmente o quarteto formado por Grant Morrison, Mark Millar, Mark Waid e Tom Peyer. Grandes escritores da DC e juntos na editora no final da década de 1990, eles tinham um projeto chamado “Superman 2000“, que traria o herói realmente ao século XXI, mas acabou vetado pelos editores dando lugar a Jeph Loeb. O projeto original pode ser visto aqui.

Scott Beatty, autor dos livros Superman: The Ultimate Guide to the Man of Steel (DK Children, 2002) e The Superman Handbook (Quirk, 2006), pensa diferente. Ela acredita que o problema está no foco de exploração da relação deles. “O triângulo amoroso entre Superman, Clark Kent e Lois Lane já durou mais de 3/4 de século, ele precisa acabar. O benefício do casamento está na humanidade e maturidade da experiência” disse Beatty.

2-) Superman: Earth One e Grandes Astros Superman

As duas mais recentes experiências da DC Comics em mudar a visão do herói tradicional mostraram-se um sucesso absoluto. Superman: Earth One, de J. Michael Straczynski e Shane Davis, foi uma graphic novel original contando o mito do herói com um foco mais urbano, atualizado mas não menos simbólico. A história, que alcançou altíssimas vendas em livrarias por todo o território norte-americano, só provou à DC Comics que tal releitura é muito viável e importante: há publico interessado.

Reboot DC Comics: Sete razões para o Superman ser solteiro – Ambrosia

Straczynski e Davis já trabalham numa continuação, e o escritor acha o reboot da DC uma ideia muito melhor para eliminar a situação matrimonial do personagem do que o que foi feito com o Homem-Aranha. “Em Superman: Earth One estou escrevendo um jovem Clark, portanto ele pode ter muitas outras relações” disse o escritor.

Grandes Astros Superman serviu para reforçar, definitivamente, a boa relação do escritor Grant Morrison com o Superman. Como dissemos acima, ele pensou em reformular o Superman com amigos escritores já em 2000 e, cinco anos depois, deu início à história mais elogiada do Superman dos últimos 25 anos.

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Novamente ao lado do grande parceiro Frank Quitely, Morrison contou sua visão ideal do Superman nesta história, visão essa que acabou virando longa-metragem animado no começo deste ano, tamanho o sucesso de sua história. Lá Clark e Lois desenvolvem uma relação importantíssima, e ela não envolve os dois casados.

1-) Jovem pra sempre

De acordo com a DC, todo o Universo DC após o reboot será mais jovem. As idades dos personagens cairão. “Queremos que nossas histórias mostrem não necessariamente o início, mas o ponto perfeito para a partida, no qual os personagens são mais jovens e as histórias são feitas para o público de hoje” informou Dan DiDio ao jornal USA Today.

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Com os desenhos do “novo” Superman divulgados, fica claro que a DC Comics não está mentindo. Superman está mesmo mais jovem e uma nova ideia de sua imagem será propagada. As equipes responsáveis envolvem ninguém menos que Grant Morrison e George Pérez, garantindo total credibilidade ao maior mito dos super-herois de todos os tempos.

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A atitude só mostra que a DC resolveu tomar grandes riscos, e com isso, quem sai ganhando, são os leitores.

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Comentários 6
  1. Essa coisa do Superman ficar solteiro para mim é o de menos nesse reboot (que não é reboot!), acho até que a relação como era anteriormente, onde ele gostava dela mas nao tinham algo, funciona melhor. Para mim era na verdade para nem ter esse romance, ele deveria ser mais desapegado, o que poderia render uma busca por alguém mais ampliada (colocando ai sim uma Mulher-Maravilha). Já a Lois podeia aparecer em alguma revista propria junto com Jimmy Olsen em aventuras de investigação jornalistica (coisa que pouco é explorada nos quadrinhos de supers, a não ser na Marvel no tempo de The Pulse e Frontline).

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