em , ,

Zé Carioca ganhará novas histórias inéditas no Brasil

O personagem Zé Carioca, o Joe Carioca de Walt Disney foi criado durante a II Grande Guerra, com motivação política quando os EUA queriam aumentar sua influência no continente e afastar o nazismo da região. Sua estreia aconteceu em 1942 no longa animado “Alô, amigos”, já nos quadrinhos em 1950 na HQ do Pato Donald.

Daí para suas aventuras solo esperou alguns anos, 1961. O personagem foi publicado pela Editora Abril e com o tempo começou a contratar artistas brasileiros como Jorge Kato, Renato Canini (gaúcho que desenhava o personagem mesmo nunca tendo estado no Rio) e Gustavo Machado.

Após um período esquecido, quando os quadrinhos Disney deixaram de ser publicados pela Abril, a editora Culturama divulgou nesta semana as HQs produzidas no país, com o bom e velho papagaio carioca.

Numa live realizada no dia 27 de julho com a direção da editora, incluindo o editor Paulo Maffia, que trabalhou por 15 anos na Abril,  foram anunciadas as novas histórias na revista Aventura Disney.

Com um novo visual, o morador do bairro Vila Xurupita, modernizando para o clima da cidade do Rio de Janeiro atual.

Veteranos como os desenhistas Carlos Edgard Herrero, Moacir Rodrigues Soares e Luiz Podavin; o roteirista Arthur Faria Júnior; a colorista Cris Alencar; e o roteirista, desenhista e arte-finalista Fernando Ventura estão a a frente das novas aventuras.

Deixe sua opinião