A volta do 3D&T!

Logo do 3d&tComo havia sido anunciado previamente no blog de JM Trevisan e depois no site oficial da Jambô o 3D&T vai voltar. Seguindo na maré contrária que levou o surgimento do 4D&T, o novo livro será uma revisão das antigas regras simples de d6 que popularizaram o sistema nos anos noventa.

Devo confessar que nunca joguei 3D&T de verdade, quando comecei a jogar RPG, o fiz com a primeira edição do D&D (aquela com a caixa) e pouco depois segui para o AD&D. Pouco tempo depois chegou o mundo das trevas que deu um golpe fatal em quase todos os outros sistemas para mim durante muito tempo. Portanto, ainda que na época eu comprasse a Dragão Brasil realmente tinha problema com o sistema, achava que era bobo e muito ligado a animes (que com raras exceções eu não costumo a apreciar).

Ainda sim, creio que o mesmo era bastante funcional para atrair um público novo ao hobby, não só por sua simplicidade mas também pela acessibilidade. Era terrivelmente barato se compararmos com os demais livros. O resultado disso foi o surgimento de um público gigantesco. Público esse que até hoje parece continuar apostando no sistema, que conta com diversos netbooks (e meio que se tornou open game por declaração de um de seus autores, ainda que nada legal tenha sido arranjado para isso) e sites dedicados.

Não cheguei a conhecer a 4D&T mas ouvi dizer que o mesmo nunca chegou realmente a dar certo, e que tentava misturar o antigo sistema com as mecânicas trazidas pelo D20. Devo confessar que não sei se o momento hoje é apropriado para o lançamento de um novo módulo básico de 3D&T, não temos como saber se haverá público suficiente, mas espero que, mesmo se não houver, o mesmo crie um novo público. O RPG está sempre precisando de novas caras e as vezes um jogo mais simples pode ser a oportunidade que falta a muitos bons interessados. É esperar para ver…

Deixo aqui algumas declarações do Cassaro (um dos autores do sistema) que apareceram no site da editora Jambo:

Haveria um novo Manual 3D&T. Novo, mas ainda trazendo o número 3. Qualquer fã sabe que eu procuro inspiração em Street Fighter para dar nomes ao livro básico. SF II foi o primeiro grande sucesso do game. SF III não agradou tanto (muita gente adora a jogabilidade, mas o elenco tinha o carisma de uma beterraba). Então veio SF Zero — ou Alpha. Uma volta às origens, mas com novos lutadores.
A primeira versão de 3D&T foi, justamente, uma adaptação oficial licenciada de Street Fighter Zero 3.
O nome estava resolvido. Essa parte foi fácil. O que mais podia mudar?

  • O sistema de combate, absolutamente, não foi mexido. Ainda é Força de Ataque (Força ou Poder de Fogo + Habilidade + 1d) contra Força de Defesa (Armadura + Habilidade + 1d). Mas algumas manobras mudaram. Agora, em cada turno, você pode realizar uma ação (ataque ou magia) e um movimento, ou dois movimentos. Sim, é parecido com o Sistema D20.
  • Percebi que muitos grupos jogam apenas com personagens de pontuação máxima (12 pontos) por ser muito difícil construí-los com menos. Por isso, muitas vantagens tiveram seu custo reduzido. Quase todas custam 1 ou 2 pontos, e apenas as mais fortes custam 3 pontos ou mais.
  • Quase todas as vantagens antigas ainda estão aqui, mas com modificações mecânicas. No geral, ganharam algum benefício mais palpável em termos de jogo: Mestre (agora Mentor), Patrono e Riqueza quase não afetavam um personagem focado em combate. Isso agora mudou.
  • Não há mais diferenças relevantes entre Aliados e máquinas. Agora, um robô ou veículo é simplesmente um Aliado construto. Uma nova manobra para comando de Aliados permite pilotar veículos, controlar robôs gigantes e também atuar como treinador de monstros.
  • Há várias novas vantagens únicas (que representam raças), e todas foram organizadas em grupos. São eles: humanos, semi-humanos, humanóides, youkai, mortos-vivos, construtos. Muitas também tiveram seu custo reduzido: quase todas custam 0 ou 2 pontos, e nenhuma custa mais de 5 pontos.
  • Antes, 3D&T tinha duas escalas de poder — normal e gigante. Agora, as quatro escalas de poder usadas em 4D&T também valem aqui: Ningen (humano), Sugoi (incrível), Kiodai (gigante) e Kami (deus). Cada uma multiplica por dez a escala anterior.
  • O sistema de magias muda por completo. O Manual da Magia é uma promessa antiga e nunca realizada (esse nome deve trazer alguma maldição…), então desisti dele. As novas regras que eu planejava incluir nesse acessório agora estarão no livro básico, substituindo o sistema antigo. Não há mais Focus, mas sim três vantagens mágicas: Magia Branca, Magia Negra e Magia Elemental (que inclui Água, Ar, Fogo, Terra e Espírito), por 2 pontos cada. São regras parecidas com uma adaptação do anime Slayers publicada na antiga Dragão Brasil (que estranho… Lembro que o Trevisan escreveu boa parte daquela adaptação, mas ele jura que nunca viu um episódio de Slayers).
  • Armadura Extra, Vulnerabilidade e Invulnerabilidade não têm mais custo em pontos. Elas só podem ser adquiridas como parte de vantagens únicas, ou através de magias e itens mágicos.
  • Telepatia não é mais um requisito para magias mentais (elas fazem parte da escola Elemental/Espírito). Esta vantagem agora tem várias outras utilizações.
  • Inimigo deixa de ser uma desvantagem. É isso mesmo, acabou o tempo em que você ganhava 2 pontos por adotar um Inimigo poderoso, e passava a campanha inteira sem nunca encontrá-lo! Inimigo agora é uma vantagem, que oferece bônus em combate contra as criaturas que você odeia (é parecido com uma habilidade dos rangers de D&D).
  • Arma Especial não é mais uma vantagem. Todos os itens mágicos são comprados com Pontos de Experiência.
  • Não há tabelas de armas. 3D&T nunca terá tabelas de armas. De jeito nenhum.

• • • • • • • • • •

Foi esquisito voltar a ler aquelas regras. O antigo Manual Turbo — a última grande reformulação, antes de 4D&T — datava de fevereiro de 2003.
Mais de cinco anos, praticamente sem suporte. E as pessoas ainda jogam! (E o mais engraçado; os perdedores frustrados de sempre acusavam que 3D&T só era sucesso porque tinha matérias na Dragão todos os meses…)
Eu nunca entendi isso. Sério. 3D&T sempre foi um jogo para atrair novatos, para introduzir novos praticantes ao hobby. Em minha opinião — sem falsa modéstia —, existem muitos outros RPGs muito melhores. (Nota: o Guilherme reclamou sobre este comentário, mas o que posso fazer? É verdade…)
Cinco anos jogando 3D&T, sem mudar para algo diferente, para mim é coisa impensável. Impossível.
Deve ser verdade que “em casa de ferreiro, espeto de pau”. Por ser o autor, talvez eu não consiga achar o jogo tão divertido. Talvez 3D&T seja mesmo completo, satisfatório. Quem joga, não precisa necessariamente mudar para algo mais complexo.
O Manual 3D&T Alpha não é um jogo novo, assim como o Manual Turbo também não foi. É o mesmo jogo com pequenas melhoras. Se você tem qualquer dos manuais anteriores, não posso dizer que vale a pena adquirir este. Exceto, talvez, pelas ilustrações: eu tive a sorte incrível de poder contar outra vez com a Erica “Holy Avenger” Awano para novas aberturas de capítulos — ela havia acabado de desenhar a última parte de DBride, e já estava de partida para um novo grande projeto. Vocês logo devem ouvir falar.
Não posso prometer que 3D&T terá qualquer suporte por parte da DragonSlayer. Trabalhar com outros sistemas que não sejam D20 não é a proposta da revista. Além disso, estaríamos voltando ao antigo problema: lidar com dois sistemas, sem ser totalmente fiéis a nenhum.
Não posso prometer, também, que cada título de Tormenta ganhará um equivalente oficial para 3D&T. Isso já era difícil antes, quando ser autor de RPG era meu trabalho de tempo integral (hoje voltei à minha antiga profissão como roteirista de HQs; em média escrevo mais de cem páginas mensais para este e o outro hemisfério).
Não posso prometer, mas também não posso negar que há uma chance. Porque vocês — o público “3D&Tista” — conseguiram manter vivo este jogo quando eu mesmo havia desistido dele. Conseguiram me fazer voltar a acreditar nele, voltar a investir tempo e esforço nele. Então, acho que vocês conseguem qualquer coisa.
Menos tabelas de armas. Não, diacho, não!
— Marcelo Cassaro “Paladino”

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Comentários 6
  1. Isso vai ser legal… 3d&t é um daqueles sistemas miojo que em três minutos vc monta o personagem e joge…
    Lembro que uma das melhores aventuras que joguei foi de final fight

  2. Somado ao RPG Quest em caderno, vai ser o terror dos professores da 8a série!
    “Juninho, guarda esses dados e termina já o seu exercício!”
    hehehehe

  3. Eu também nunca joguei, mas tenho MUITA vontade de jogar. Sabe aqueles sonhos infantis que não foram satisfeitos, então…
    Fora que meu grupo atual começou com ele, mas eu entrei na fase do D&D, fazer o que…
    Quem sabe eu faço uma aventura rapida com eles nas proximas ferias.
    E sim, em pouco tempo você cria um PJ.
    Sim vai ter professor reclamando!
    Sim é nostalgia, mas nostalgia de vez em quando faz bem!
    E Realente sim! Ele é ótimo para novatos, e até apra quem quer rolar dados e se divertir! Acredito que seja por isso que tenha ainda muitos fãs. E pode atrair novos.

  4. Felipe, 3D&T é mal visto por ser feito para adaptar animes e nem todos gostam do gênero, mas ha grandes qualidades que devem ser apreciadas.
    Ele é simples para que se encaixe em qualquer estereótipo de personagem de anime e essa simplicidade deu a ele uma caracteristica sem igual que é o fato de seus atributos serem tão genéricos que estimulam em muito o uso da imaginação.
    Você não ataca com “força”, o jogador inevitavelmente descreve a ação e a coisa acaba sendo muito estimulante. Isso pode parecer bobeira, mas conheço jogadores que começaram e jogam muito D&D e não gostam de 3D&T por que se sentem “perdidos” jogando. São acostumados a uma mecânica que engessa que não ajuda no roleplay…

  5. Foi o 1° sistema de rpg que joguei a 7 anos atras gostava muito (e ainda gosto) do cenário de tormenta por isso comprei todos os suplementos , e acho legal continuarem investindo num rpg nacional mesmo depois de tanto tempo, com esse novo suplemento vou bolar uma campanha aqui e logo darei muito trabalhos paras os personagens jogadores se manterem vivos…kkkkkkkk

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