Dados personalizados e mecânicas básicas em Warhammer 3ª edição

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Dando continuidade às prévias da nova edição de Warhammer Fantasy Roleplay, a Fantasy Flight Games disponibilizou mais detalhes sobre os tão comentados dados personalizados e sua inserção dentro das mecânicas básicas do jogo.

Um dos novos aspectos de Warhammer Fantasy Roleplay são os dados particularizados usados durante a resolução de tarefa. O conjunto básico inclui 36 dados particularizados. Com esses dados, os personagens podem realizar uma ampla variedade de ações enquanto levam em conta táticas variáveis, situações e efeitos. Ao invés de números, esses dados exibem símbolos especiais.

Há sete tipos diferentes de dados particularizados usados em Warhammer Fantasy Roleplay. Cada dado tem uma cor específica e uma função. Os dados são rolados em grupos – chamados paradas de dados – para realizar ações. Nem todo tipo de dado será usado para toda tarefa. Os dados usados dependem de uma variedade de fatores. Aqui está uma olhada em cada um dos sete tipos diferentes de dados.

Dados de Desafio
Esses dados roxos de oito lados representam os desafios e Warhammer Fantasy Roleplay Challenge Dicedificuldades se opondo a um personagem durante a tentativa de uma ação. Os resultados são geralmente ruins para o personagem – a maioria dos efeitos enfraquece o sucesso, ou torna mais provável que algum tipo de efeito colateral prejudicial ocorra.

Dados de Característica
Esses dados azuis de oito lados formam a base de uma parada de Warhammer Fantasy Roleplay Characteristic Dicedados durante o desempenho de uma ação, representando o quão importante uma característica individual é para a execução da tarefa. O quanto maior for a Força de um personagem, por exemplo, com mais dados azuis de característica ele contribuirá para ações baseadas em Força. Dados de característica têm símbolos benéficos e vários lados em branco. Os dados azuis podem ser convertidos em dados diferentes baseados na postura atual de um personagem.

Dados Conservadores
Esses dados verdes de dez lados representam a postura de baixo Warhammer Fantasy Roleplay Conservative Dicerisco e baixa recompensa que uma personagem pode adotar durante a realização de ações. Os dados conservadores refletem uma abordagem mensurada, cautelosa ou cuidadosa para a situação. Os dados conservadores têm uma boa chance de contribuir para o sucesso de uma ação, mas uma abordagem excessivamente cautelosa pode causar atrasos.

Dados de Especialidade
Esses dados amarelos de seis dados representam treinamento Warhammer Fantasy Roleplay Expertise Dicededicado ou aptidão excepcional com uma perícia ou proficiência especial. Eles exibem um símbolo especial que permite a um personagem rolar um dado adicional, assim como um símbolo que pode ativar efeitos especiais baseados no treinamento ou aptidão.

Dados de Fortuna
Esses dados brancos de seis lados fornecem uma leve vantagem ao Warhammer Fantasy Roleplay Fortune Dicepersonagem. Dados de fortuna são concedidos para vantagens táticas, assim como por certos talentos, habilidades de grupo ou pelo gasto de pontos de fortuna. Metade dos lados de um dado de fortuna está em branco e a outra metade tem efeitos benéficos.

Dados de Infortúnio
Esses dados pretos de seis lados impõem uma leve complicação a Warhammer Fantasy Roleplay Misfortune Diceuma parada de dados. Dados de infortúnio são atribuídos para desvantagens táticas, assim como para certos talentos, condições ou efeitos debilitantes tais como ferimentos críticos. Metade dos lados de um dado de infortúnio está em branco e a outra metade tem efeitos prejudiciais.

Dados Ousados
Esses dados vermelhos de dez lados representam a postura de alto Warhammer Fantasy Roleplay Reckless Dicerisco e alta recompensa que um personagem pode adotar durante a realização de ações. Os dados ousados refletem uma abordagem agressiva, impetuosa ou descuidada para a situação. Os dados ousados exibem vários lados potentes com numerosos efeitos positivos, mas também vários lados em branco e alguns empecilhos.

Ações, Checagens & Resolução de Tarefas
Os personagens empreenderão uma variedade de tarefas para executar várias metas e dar continuidade às cenas e à história durante uma sessão. Quando o resultado de uma tarefa é incerto, um personagem precisa realizar algum tipo de ação. Algumas ações são uma aplicação geral de uma característica ou perícia. Outras ações são muito específicas e são representadas por uma carta de ação.

Uma vez que o tipo apropriado de ação tenha sido determinado pelo MJ, o personagem pode precisar fazer uma rolagem para ver se ação foi bem-sucedida ou não. Em termos simples, um jogador cria uma parada de dados, compreendida por dados representando os diferentes fatores envolvidos na ação. Essa pode ser uma combinação de diversos tipos de dados e pode variar de ação para ação e situação para situação.

Depois que a parada de dados foi criada, o jogador rola todos os dados e os resultados são avaliados. Algumas ações, particularmente aquelas representadas por uma carta de ação, podem ter resultados muito específicos para sucesso ou falha. Outras ações terão seus resultados decididos pelo MJ, baseado no resultado da parada de dados, nas metas do personagem e a na situação.

Warhammer Fantasy Roleplay Spell Example OmenOs Símbolos
Os símbolos que aparecem nos dados particularizados têm efeitos específicos no resultado da resolução de tarefa. Nem todos os símbolos aparecem em todos os dados. Depois que uma parada de dados for rolada, os símbolos são avaliados para determinar quais deles influenciam o resultado da tarefa. Se a tarefa que está sendo realizada foi baseada em uma carta de ação, efeitos específicos podem ser ativados baseados nos símbolos gerados pela parada de dados. Caso contrário, o MJ interpreta os símbolos e resolve a tarefa baseado na ação que está sendo realizada.

Baixe a referência para símbolos de dados (PDF, 550kb)

Os símbolos e os dados que aparecem podem ser uma ferramenta narrativa poderosa, permitindo aos jogadores visualizar e interpretar o resultado das ações em uma variedade de formas. Este pode ser influenciado não somente por quais símbolos aparecem nos dados, mas em quais dados esses símbolos aparecem.

A Mecânica Básica
A mecânica básica se refere ao sistema de resolução de tarefa usado para determinar sucesso e falha. Em alguns aspectos, é o mecanismo que guia o jogo. A mecânica básica em Warhammer Fantasy Roleplay é relativamente simples e pode ser resumido a seguir:

1. Role uma parada de dados.
2. Depois de todos os outros fatores, se houver ao menos um símbolo de sucesso, a tarefa foi bem-sucedida.

Quase todos os outros fatores influenciando o resultado das tarefas modificam ou interagem com uma desses dois elementos fundamentais – a parada de dados ou o resultado no dados após eles serem rolados.

E embora a presença ou ausência de símbolos de sucesso indique o limiar do sucesso básico – a tarefa foi executada? – os outros símbolos podem contribuir à magnitude do efeito e ajudar a descrever como e porque a tarefa foi bem-sucedida ou falhou.

Espiadela Bônus

Criando uma Parada de Dados

Antes que a mecânica básica entre em jogo, é necessário uma razão – esta razão é usualmente a ação a ser tentada. Em Warhammer Fantasy Roleplay, quando o resultado de uma tarefa é incerto, resolver a ação geralmente se apoia em uma checagem de característica ou perícia.

Se a ação a ser tentada está baseada em cartas de ação, a perícia ou característica relacionada ao uso na checagem aparece na carta. Para ações que não se apoiam em cartas de ação, tais como um uso padrão para uma perícia, a perícia usada determina em quais características a checagem se baseia.

O primeiro passo em montar uma parada de dados é pegar um número de dados azuis igual ao índice da característica do herói e quaisquer dados brancos de fortuna que possam ser associados com a característica (apresentando uma leve vantagem, aptidão ou truque com aquela habilidade). Se o herói tiver treinamento nas perícias relevantes, adiciona um dado amarelo de especialidade à parada de dados para cada nível de treinamento.

Em seguida, o MJ determina que desafios ou infortúnios potenciais se opõe ao personagem e adiciona os dados apropriados à parada. Essa é baseada no nível de dificuldade inerente da tarefa tentada, assim como em quaisquer outros fatores que busquem enfraquecer as chances de sucesso do personagem.

Finalmente, antes de rolar a parada de dados, o jogador converte alguns de seus dados azuis de característica em dados de postura. Esse passo não é opcional – o jogador precisa converter um número de dados azuis em um número de dados de postura baseado no seu grau no medidor de postura do personagem.

O jogador também tem uma oportunidade de gastar pontos de fortuna para modificar a parada de dados. Para cada ponto de fortuna gasto, um dado branco de fortuna é adicionado à parada.

Exemplo de Montagem de uma Parada de Dados

Mellerion, o caçador Elfo da Floresta, está tentando escalar um rochedo. Esta é uma aplicação da perícia Esportes, baseada na Força de Mellerion, que é 3 – e o índice padrão para um Elfo da Floresta.

O jogador começa sua parada de dados pegando três dados azuis de característica, que é igual ao índice de Força de Mellerion. Mellerion tem um nível de treinamento em Esportes, então ele adiciona um dado amarelo de especialização à parada.

Baseado na situação, o MJ determina que o rochedo é relativamente íngreme, mas há raízes e apoios para os pés ao longo do caminho, fazendo desta uma checagem de dificuldade Padrão, o que adiciona dois dados roxos de desafio à parada. O MJ descreveu uma leve garoa no início da cena, que está deixando as coisas um pouco escorregadias, então também decide adicionar uma dado de infortúnio à parada.

Warhammer Fantasy Roleplay Dice PoolAntes de tentar a tarefa, Mellerion ajustou sua postura para um espaço abaixo no lado conservador de seu medidor de postura – ele quer ser um pouco mais cuidadoso em sua subida, visto que a chuva está causando uma complicação. Dado que ele está um espaço abaixo no lado verde conservador, o jogador de Mellerion troca um dos dados azuis de característica por um dado verde conservador.

Sem outros fatores influenciando a tarefa, a parada de dados final consiste de 2 dados azuis de característica, 1 dados amarelo de especialidade, 1 dado verde conservador, 2 dados roxos de desafio e 1 dado preto de infortúnio.

A caixa básica de Warhammer Fantasy Roleplay tem lançamento previsto para o outono do hemisfério norte, ao custo de US$ 99,95.

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6 thoughts on “Dados personalizados e mecânicas básicas em Warhammer 3ª edição

  1. Opa, que “salada de frutas”…ops, de dados! hehe, Warhammer volta-se para os estrategistas…

  2. Isto é uma mistura de Heroquest com Magic com Dragon Dice? Deram importãncia DEMAIS ao fator sorte.

    • O numero de dados não aumenta DEMAIS o fator sorte, pelo contraria, restringe o fator sorte ao minimo adicionando à parada de dados fatores narrativos.

  3. Apesar de interessante, me parece mais uma daquelas necessidades de “sistemas coplexos” que os americanos possuem. Pra mim, parece que isso não é roleplay, mas um jogo de estratégia que permite alguma interpretação( só não sei se os PCs recebem alguma vantagem por interpretar alguma coisa), mas há quem goste de sistemas assim , só ver o D20 e similares ( Viva Cold City, Dust Devil, Wu Xu, Falkenstein e Storytelling!)

    • Acho que andaram fazendo leitura dinamica…

      O sistema é um dos mais simples que já vi, quase um storytellers sem frescura de idiossincrasias do mestre.

      X dados para realizar a tarefa, o resto é elementos narrativos. As cartas são para não precisar consultar o livro e os tokens possibilitam a facil visualização dos personagens pelo narrador(mestre, gm…) e outros jogadores.

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