Ainda dentro do espírito da coluna sobre Religião, aproveito para falar sobre uma das editoras de D&D que mais prometiam, mas que ainda não fui capaz de encontrar resultados tão satisfatórios, a One Bad Egg. Essa semana, eles liberaram um PDF com uma prévia de seu próximo produto, “Gods of the Shroud”. O livro foi planejado para ser um suplemento sobre o panteão da “semente-mundo” “the shroud”, com idéias bastante voltadas para o tema ação-horror.
O problema, é mais ou menos igual aos demais deuses de fantasia medieval, que eu já apresentei no olhares, temos alguns mitos acerca da divindade, três práticas comuns para aqueles que a seguem, um poder, um monstro e uns ganchos…. Ou seja, nada realmente consistente ou parecido com a promessa da empresa de priorizar cenários e objetos narrativísticos ao invés de regras. Os três deuses que aparecem no PDF nem são de todo ruins, mas simplesmente me soam como mais do mesmo. A vantagem repouse na ausência de uma postura globalizante, estas são divindade locais, de pequenas tribos que vivem com medo do divino, o que é um conceito legal, mas a falta de profundidade estraga a coisa.
Não posso nem dizer que podemos esperar algo melhor quando encontramos o produto final, já que com certeza, a grande diferença repousará na adição de mais dez deuses além destes três, todos seguindo o mesmo modelo. E como o PDF final terá 30 páginas, duvido que qualquer um deles ganhe um pouco mais de reflexão a respeito de suas condições divinas. É uma pena, mesmo em empresas notoriamente inteligentes, ainda não se sabe lidar com religiosidade nos RPGs.












É pq são poucos, Fellipe, que como você sejam desse meio e dominem esse tema com maestria. Tenho certeza que daqui há alguns anos, quando você quiser e tiver tempo, vai bolar um background inspirado, estudado e super-consistente para algum jogo já existente, algum sistema que você curta ou melhor ainda, se juntar com uma galera boa e criar o SEU jogo. E pode contar comigo para o playtest!