Nos dias 6 e 7 de junho, respectivamente estará acontecendo em lojas por todo o Brasil, o lançamento de D&D 4th Edition e o Dia Mundial de D&D 2008.
Desde que os PDFs vazaram semana passada, o jogo tem sido fruto de infinito debate na comunidade rpgística. Aparentemente, a impressão que predomina é negativa, muitos tem reclamado com a semelhança que esta edição tem com os MMOs, assim como a diminuição cada vez maior do clima medievalesco no jogo. Para se integrar dos argumentos que vem sendo feitos de ambos os lados, é só acessar a net e buscar quase todas as listas e fóruns de RPG, afinal todos parecem estar debatendo o assunto. A minha opinião em particular, vinda de alguém que nunca teve D&D entre seus jogos favoritos, é que a nova edição promete sim ser melhor do que a anterior no que a mesma pretende, ou seja, em jogos de batalhas épicas e a busca por tesouros extraordinários. O jogo ganhou uma mecânica mais ágil e flexível para o gênero. Claro que ela também simplificou ou enxugou todo o resto, não existe uma página da nova edição onde se mencione dicas de interpretação para o novo jogador, ou sobre como compor uma personalidade coerente ao personagem. Acredito que para os poucos jogadores que inserem o roleplay nas crônicas de D&D, eles só tem a ganhar com as novas mecânicas, porém temo que a quarta edição trará novas pessoas ao hobby sem ensina-las sobre o verdadeiro espírito da coisa (aquilo que define o gênero: interpretação de papéis), o que pode resultar em uma geração inteira de jogadores de MMO de mesa. Esse é um risco sério que se apresenta, pois gostando ou não, D&D é um símbolo para o hobby, e o primeiro jogo (a partir do Chain Mail) a justamente inserir a interpretação no meio dos Wargames. Mas tudo indica que essa edição da alguns passos para trás de volta a sua origem.
No dia 7 de Junho, mais de 50 lojas em todo o Brasil estarão realizando o Dia Mundial de D&D 2008. Neste ano, o Dia Mundial de D&D foi adiantado para junho para celebrar o lançamento de D&D 4th Edition.
Para os que não conhecem, o Dia Mundial de D&D, é um evento organizado pela Wizards – e no Brasil, apoiado pela Devir Livraria – onde os jogadores de D&D se reúnem para celebrar seu jogo. Aventuras prontas exclusivas são preparadas pela Wizards para esse evento, onde os participantes recebem personagens prontos, dados, miniaturas, entre outras surpresas.
Aos mestres, são fornecidos mapas e miniaturas para melhor representar a aventura, bem como um conjunto de dados, entre outras coisas.
O evento é gratuito para todos os participantes.
No Rio de Janeiro, a Gibiteria & Bárbaras Magias, a Gameland e a Point HQ estarão cediando o evento. Nos vemos lá !
Artigo em conjunto de Bruno Sensei e Felipe Velloso









Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.