em

Download gratuito da “versão do diretor” do RPG 4D&T

Capa da "versão do diretor" de 4D&T

Quando falamos de RPG nacional nada é mais marcante que o polêmico Defensores de Tóquio (conhecido também como D&T). Originalmente lançado exclusivamente como uma sátira dos seriados tokusatsu, animes e mangás japoneses, ele evoluiu para um RPG genérico para animes e mangás e por muito tempo foi um dos jogos mais presentes em mesas de RPG espalhadas pelo Brasil. Sua simplicidade e acima de tudo seu preço acessível tornaram o jogo irresistível tanto para uma parcela dos jogadores de RPG antigos, quanto para uma nova geração de jogadores que nascia fã de desenhos japoneses.

A quarta versão de D&T, o 4D&T, ousava por sair de seu sistema próprio e mergulhar no mundo do sistema aberto D20, mas não quebrando com o elo forte que o sistema D&T tinha com o uso dos dados de 6 faces, tanto que em 4D&T o recomendado ao invés de rolar 1 D20 (dado de 20 faces) rolava-se 4 dados de 6 faces, uma outra curiosa explicação para a abreviação do sistema como “4D&T”.

Seu lançamento na época causou muita preocupação para os fãs. Publicado junto a editora JBC, eu que sou fã do sistema anterior (o marcante 3D&T)  não gostei dessa versão D20 do sistema e pelo que vi não fui o único. Tanto que o ultimo lançamento do sistema D&T na realidade é um retorno a terceira versão do sistema que com certeza é a mais popular, o manual 3D&T Alpha lançado pela editora Jambô mostrava claramente que a quarta versão de D&T aparentemente não deu certo.

O que surpreendeu alguns fãs é que ontem em seu twitter, o autor de D&T, Marcelo Cassaro, liberou gratuitamente o que seria uma “versão do diretor” do sistema. Para todos os interessados em ver quais as mudanças o Cassaro fez nessa nova versão, segue o link para download via o serviço web de compartilhamento de arquivos 4share:

http://www.4shared.com/file/191701512/2ec16197/Manual_4DT_-_verso_do_diretor.html

Para os que gostaram de 4D&T e se sentiram abandonados, ou para os curiosos sobre a quarta edição de D&T, fica a dica.

Publicado por Phil Souza

Estudante de tecnologia e criador de jogos de RPG, vai publicar em 2013 junto a editora Secular Games o RPG que simula filmes de horror Maldita Criatura.

Um comentou

Participe, deixe sua opinião!
  1. Gostava muito de 3D&T, me diverti muito jogando. Mas, o 4D&T eu realmente não gostei. Se é pra jogar D20, jogo d20, não 4D&T.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *