em

Gladius Swordplay

[artigo escrito pelo colaborador e esgrimista amador Ivar do Gladius RP]

Quem já foi nos grandes eventos de RPG e Anime de São Paulo certamente já viu duplas ou grupos de pessoas combatendo com espadas e outras armas de espuma. Popularmente conhecidas como Batalhas Campais, essas modalidades agora começam a se expandir para o interior do estado de São Paulo. O grupo Gladius Swordplay reúne pessoas que se interessam por Live-Action Roleplaying, Esgrima (Medieval), Armas Medievais, RPGs e Jogos de Tabuleiro em geral. Mais especificamente, também é o grupo responsável pela organização de eventos de Boffer Combat ou Swordplay – uma simulação de combate de espadas, onde as armas são feitas de material macio para não machucar os participantes.

gladius

A Gladius Swordplay, em atividade desde maio de 2008, está sediada na cidade de Ribeirão Preto e vem participando de eventos de RPG e Anime, trazendo para o público do interior a oportunidade de combater nas arenas com as espadas de espuma que já fazem sucesso na capital. A Gladius organiza treinos regulares, tanto para os membros quanto para visitantes e curiosos que queiram saber “que coisa é essa de ficar se pegando com espadas” que fazemos por aí.

E para quem acha que as atividades de combates de espadas de espuma se resumem somente às arenas e batalhas campais, a Gladius oferece também outras modalidades: Arena de Gladiadores (combates em duplas, com os participantes amarrados pelos pulsos); Duas modalidades diferentes de Caça-Bandeira (capture the flag), Gauntlet (seqüência de adversários, onde o participante deve conquistar um determinado número de alvos que são defendidos pelos adversários), entre outras. E rotineiramente também existem as Forjas, ou oficinas, onde os participantes podem aprender a construir suas próprias armas de espuma.

campo

Para 2009 estão programados também o primeiro grande Torneio, que terá os participantes competindo em diversas modalidades de combate (coletivas e individuais) e também o início de um projeto de Live-Action, o jogo de interpretação ao vivo onde os jogadores se trajam como seus personagens e atuam em meio uns aos outros, como em uma peça de teatro.

gladius07dez-02

Se você nunca participou de um combate de armas com espuma, é a sua chance de conhecer como tudo isso funciona. Se você já é um veterano das arenas e das batalhas campais, conheça a Gladius também – é uma chance de expandir ainda mais suas habilidades de combate, fazer novos amigos e também aprender um pouco mais sobre esse novo hobby/esporte que está começando a se difundir pelo Brasil.

(Nota do Editor: Eu tive a chance de verificar algumas lutas deste tipo de hobby/esporte e sinceramente me lembrou quando os Simpsons foram ao terapeuta de família com seus bastões de espuma, divertido, porém, engraçado ao mesmo tempo vendo um grupo de pessoas se golpeando a torto e direito sem qualquer tipo de técnica, mas, fazer o que né?!).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Comentários

  1. Na Animecon 2000 eu brinquei num torneio desses, me lembro bem que um amigo chamado Morpheus foi expulso pq estava bêbado e batendo muito forte nas outras pessoas =D
    Na verdade não era só ele que tinha bebido um pouco além da conta o_O mas se você parar e pensar, nas antigas batalhas campais todos lutavam completamente bebados de hidromel…