Informações sobre os títulos da linha Storytelling no Brasil

A tradutora oficial da linha de RPG “Mundo das Trevas“, Mc Zanini, atualizou o blog da Devir com informações a respeito dos futuros lançamentos. Irei reproduzir o texto da mesma, e na medida do necessário, comenta-lo a respeito das decisões editoriais citadas.

Lugares misteriosos:
Foi o primeiro livro de RPG da linha Storytelling traduzido fora (ou seja, por um colaborador externo à editora) e, de certo modo, já esperávamos ter de fazer uma revisão técnica pesada por conta disso. Por melhores que sejam nossas listas de padronização da terminologia, o jargão do RPG ainda é um mistério para quem não é do meio. Não foi fácil, mas, no decorrer da revisão, acho que nos apaixonamos pelo livro. Todos os nove cenários de Lugares misteriosos são muito interessantes e ricos em idéias para histórias, tanto para o Narrador iniciante, quanto para os mais experientes que estão em busca de algo diferente para pegar os jogadores de surpresa. Douglas Reis chegou a comentar que as idéias do livro são tão boas e tão bem fundamentadas na literatura de mistério e horror que até mesmo um leitor não especializado poderia se entreter durante algumas horas. O último cenário, “O Quarto Vazio”, é de arrepiar.
Estamos, neste momento, revisando as provas da diagramação. Pode ser que tenhamos os arquivos prontos para gráfica até o dia 26 de setembro. Já temos a classificação indicativa do Ministério da Justiça (18 anos) e estamos aguardando a aprovação da White Wolf. A nova previsão é de que o livro seja publicado por volta do final de outubro.
Mago: o Despertar e A cidade dos Amaldiçoados: Nova Orleans:
Esta foi a decisão mais difícil que tive de tomar este ano, mas acredito que seja a melhor coisa a fazer para manter o padrão de qualidade que estamos tentando estabelecer para a linha Mundo das Trevas Storytelling.
A partir de agora, passo a me dedicar quase integralmente à tradução de Mago: o Despertar. O “quase” fica por conta da reimpressão do Livro de regras do Mundo das Trevas, uma necessidade de última hora que acabou se tornando uma boa oportunidade. A nova impressão já vai incorporar a errata e até mesmo um novo logotipo para a linha.

Mas, voltando a Mago, a idéia é priorizá-lo para que a publicação saia o mais rápido possível, o que deve acontecer muito provavelmente no início de 2009. No entanto, para conseguir isso, não tenho alternativa a não ser adiar a publicação de A cidade dos Amaldiçoados: Nova Orleans por algum tempo. Nova Orleans provavelmente será o segundo ou terceiro lançamento de 2009, porque estou contando que, com Mago pronto, o Escudo do Narrador correspondente também saia logo em seguida.

A bela capa de Mage: The Awakening

Não há como negar que Lugares Misteriosos é realmente um livro belíssimo, ainda que seja surpreendente sua publicação por aqui. Geralmente estes livros com cenários prontos não ganham a devida atenção por parte dos leitores, e em grande parte das vezes os mesmos tem razão. Poucos realmente acrescentam experiências estimulantes a mesa de jogo e costumam a só ser comprados por narradores em busca de inspiração. Acredito que a editora venderia mais livros se optasse por títulos cujo o foco são as regras opcionais, sempre tão bem aceitas por todos e mais necessárias para incrementar as crônicas em um nível mecânico. Ainda sim, Lugares Misteriosos é uma excelente fonte de inspiração para todos, até mesmo para quem nunca pretende jogar storytelling e quer dar uma olhada em cenários assustadores e bem construídos.

Sobre Mago: o Despertar, tenho pouco a dizer. Como minha linha favorita de forma absoluta (junto com Promethean) só posso torcer que ela faça aqui o sucesso que tem feito lá fora (com mais de vinte suplementos e mais três programados para o próximo semestre, assim como sua posição de bestseller no site WW, que se mantém em terceiro lugar nesse mês, mesmo passado quatro anos de seu lançamento). Acho imprescindível que a mesma lance pelo menos o Tome of Mysteries (leia a resenha do Ambrosia sobre o livro aqui) e o Sanctum & Sigil, já que apesar de ser o maior livro publicado para o WoD, nem de longe todo o conteúdo importante foi caber no básico, ficando muita coisa de fora, algumas realmente essenciais para se entender melhor o jogo.

Por fim devo dizer que não compreendo a opção de se publicar um livro tão inútil quanto o Cidade dos Amaldiçoados: Nova Orleans. Não existe nada que me parece justificar, ainda mais quando a linha tem livros tão interessantes como o Mythologies, The Blood, Chonicler’s guide e  Damnation City, todos aqui muito mais prioritários e relevantes. existe realmente interesse por parte do público de se jogar em Nova Orleans?

Ainda sim, palmas para a Devir que finalmente está colocando o novo Mundo das Trevas em circulação no país.

Sair da versão mobile