Manual 3D&T Alpha lançado a R$ 25,00 e… de GRAÇA!

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Formato widescreen, melhor para ler na tela do computador
O 3D&T ressurge das cinzas depois de cinco anos. E, pela primeira vez no Brasil, além da edição impressa (em formato widescreen, também inédito), TODO o livro está disponível no site da editora para download!
Sim, isso mesmo! A Jambô Editora deve ter um, dois ou mais parafusos soltos, ou então todos perfeitamente no lugar e nós é que não percebemos a sacada genial dos caras.

Assim, a versão em PDF oferece ao jogador uma “folheada à distância”, uma avaliação cuidadosa antes de decidir se vale a pena comprar. E também permite acesso ao jogo àqueles que não tenham por perto nenhuma loja onde adquirir o original (pagar mais caro pela impressão do PDF pode ser uma opção ruim, mas pelo menos existe essa opção).
Outra razão de espanto para os fãs é que o Manual 3D&T Alpha, embora mantenha o mesmo tamanho das versões anteriores (17x26cm), é horizontal. Ou widescreen, como agora é moda chamar. Parecido com o importado Star Wars Saga. Eu queria muito poder dizer que fui esperto o bastante para prever a versão digital e, portanto, esse formato facilita a leitura na tela do computador. Mas seria mentira. (Ou será que não?)

Vale lembrar que esta é a mesma estratégia empregada pela Paizo com a edição Beta do seu Pathfinder RPG. Apesar da versão em PDF estar disponível gratuitamente no site da editora, eles venderam cada cópia da versão impressa do jogo levada para a Gen Con em menos de oito horas.
O preço, R$ 25,00, parece um pouco salgado se comparado com o último manual lançado, o 3D&T Turbo, à R$ 14,90. O autor argumenta que na verdade o livro está mais barato. Mas, sendo lançado de graça em PDF, quem realmente se importa com isso?
Agora, falando um pouco sobre o livro, o Guilherme, editor-chefe da Jambô Editora, um tempo atrás me mandou o PDF do livro para dar uma olhada e apontar qualquer erro. Claro que eu fiquei lendo igual louco e mau procurei pelos erros de digitação/português/whatever, né? O caso é que o sistema está muito mais dinâmico que o anterior. O novo sistema de magia é muito mais simples e funcional e as revisões nas vantagens foram quase todas para melhor, além de serem inseridas alguma mecânicas simples para diminuir a importância do atributo Habilidade (que passa, limpa, cozinha e ainda enche os inimigos de porrada).
Enfim, é realmente uma evolução do antigo sistema.

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22 thoughts on “Manual 3D&T Alpha lançado a R$ 25,00 e… de GRAÇA!

  1. Nunca fui fã de 3D&T, tanto o sistema como a estética anime não me agradam.
    Considerando que o sistema já tem lá seus 10 anos, é uma pena ele não ter amadurecido junto com seus fãs.

  2. Ortodoxia também deve ter seus limites, e não sei exatamente sob qual aspecto ela é sinônimo de amadurecimento, e não entendo baseando-se em que um jogador de RPG pode discutir o grau de maturidade contido em um produto que procura atender à necessidades mercadológicas, quando se direcionam a um público tão específico e homogêneo como os fãs de D&D ou 3D&T. Francamente.

    • 3d&t é simples e divertido, sou mestre a 5 anos e sempre joguei esse sistema. por ser facil atraí muitos jogadores foi criado com muita inteligencia

  3. Eu quero comprar!
    Mas logico já baixei! ;-P
    Eu adorava o poco que joguei.
    E na real, se tu quer um jogo rapido para rir, sabe passar o tempo, não conheço outro melhor!
    Que o resto se d¨%$_( mas eu gosto do 3D&T. Não é o primeiro sistema que penso ao jogar RPG, mas gosto e gosto dele estar simples!
    Certas coisas não presiam ou DEVEM mudar como tempo. Como um bom churrasco com amigos, conversas, o romance entre um casal…
    E porque não um sistema rápido e simples para se divertir em uma tarde? Ou mesmo por mais tempo?
    O RPGista merece isso, os novatos merecem isso!
    Deixemos os outros para “jogos mais serios”, mas só de seriedade o mundo não vive, mas sim sobrevive!
    Ps: faz muito tempo que não jogo 3D&T, mas gostaria muito.
    Ps2: Provavlemente não jogaria uma campanha nele, só alguns jogos e depois partiria para outra.

  4. Cara é o tipo da coisa que eu comentei no meu site. É uma pusta jogada de marketing. E funcionou.

  5. Pois é, Valberto, a mesma jogada de Marketing usada pela Paizo com o seu Pathfinder nos EUA. Realmente impressionante a coragem da Jambô Editora em tentar algo parecido com o mercado Brasileiro. Não é a toa que eles são a editora de RPG que mais cresce no país.

  6. Pois é, Valberto, a mesma jogada de Marketing usada pela Paizo com o seu Pathfinder nos EUA. Realmente impressionante a coragem da Jambô Editora em tentar algo parecido com o mercado Brasileiro. Não é a toa que eles são a editora de RPG que mais cresce no país.

    Cara, não é mesmo. Primeiro pelo tamanho do mercado. Segundo que o que foi liberado lá, até agora foi o Alfa e o Beta… aqui só saiu o alfa :). Sem brincadeiras agora lá saiu uma versão beta do livro antes da venda. Aqui no dia da vnda saiu o livro INTEGRAL para ser baixado de graça. Tem de ser muito fã do radiohead para isso…

  7. A Jambô tem culhões, isso é fato. E bastante competência e tato de mercado. É incrível pensar que, cinco anos atrás, ela tinha apenas o Backdrops, e hoje tem seis linhas fortes de produtos e mais alguns produtos indepedentes.
    E o crescimento da empresa ficou muito mais evidente nos últimos três anos, já que foi nesse período que ela lançou cinco das suas seis linhas de produtos atuais.

  8. Provavelmente a Jambo está tentando uma titica mais voltada ao “Branding”, para assim retirar o rotulo de RPG Brasileiro = DEVIR.
    Quando ela pega um sistema requentado, conhecido e voltado para iniciantes, e lança ele gratuitamente pra qualquer um ler e imprimir as partes úteis (que provavelmente é o que farão os jogadores) você põem seu produto na frente de dezenas de outros, e sua marca junto. Agora vc não precisa mais desembolsar mais de 120 reais nos três livros de D&D, ou 96 reais no Lobisomem… basta jogar os produtos da Jambo.
    Faz tempo que se nota o crescimento desta marca no mercado de RPG, e acho que essa jogada vai dar uma evidencia ainda maior. Se eles juntarem isso a uma possível revista ou HQ nas bancas, e uma campanha em saídas de escolas e tal, acho q conseguirão desbancar a devir, pelo menos em relação aos novatos.
    Um abraço! Keep Posting!

  9. hahaha pô titica não! Tática!

  10. Minha praia é Storytelling (Mundo das Trevas) é tambem não sou muito fã do Defensores de Tóquio (apesar de tê-lo acompanhado desde os tempos da Dragão Especial), mas sou adepto da filosofia “De gratius et injetio in testae!” hehehe

  11. Se eles juntarem isso a uma possível revista ou HQ nas bancas

    Cara, acabei de conversar com o Guilherme, editor-chefe da Jambô. Espere por incursões da editora em outros setores que não o de RPG em 2009.

  12. Ortodoxia também deve ter seus limites, e não sei exatamente sob qual aspecto ela é sinônimo de amadurecimento, e não entendo baseando-se em que um jogador de RPG pode discutir o grau de maturidade contido em um produto que procura atender à necessidades mercadológicas, quando se direcionam a um público tão específico e homogêneo como os fãs de D&D ou 3D&T. Francamente.

    Amadurecimento no sentido de trazer alguma coisa nova, seja nas regras ou em novos cenários, algo que justificasse o lançamento e que faça a compra valer a pena.

  13. Ortodoxia também deve ter seus limites, e não sei exatamente sob qual aspecto ela é sinônimo de amadurecimento, e não entendo baseando-se em que um jogador de RPG pode discutir o grau de maturidade contido em um produto que procura atender à necessidades mercadológicas, quando se direcionam a um público tão específico e homogêneo como os fãs de D&D ou 3D&T. Francamente.

    Amadurecimento no sentido de trazer alguma coisa nova, seja nas regras ou em novos cenários, algo que justificasse o lançamento e que faça a compra valer a pena.

    Se você ler o novo manual vai notar uma diferença no modo como o conteúdo foi organizado, e que no final das contas, juntando as sutilezas, é possível sim notar grandes mudanças sem que elas distoem da proposta do 3D&T em ser um jogo ágil e desprendido que emula bem um nível de poder maior, que acabou se descuprindo em sua quarta edição, mas que dessa ve parece ter conseguido encontrar o equilíbrio entre organização e imaginação.

  14. eu sempre gostei de 3D&T,por ser simples, dinânimco, ter regras pra anime/mangá e ser acessível a todos.
    eu ñ me vejo gastando mais de R$100,00 pra ter livros d RPG(isso na época q eu jogava,qndo ñ se tinha os livros disponíveis pra download

  15. lol hahahahahah cara muito loko, d+ vou baixar e logo compra o livro

  16. afffs
    o rpg (o mais acessivel e jogavel vamos dizer assim!!) 3d&t está de volta…
    mas oq eu vo fazer c eu nem consigo compra nem jogar??

  17. Hã, mas o Manual está de graça para download no site da editora: COMO você não consegue jogar? O.o

  18. O manual eh mto bom mesmo.
    As coisas novas são otimas.
    mas eles erram quanto aos errinhos por culpa do “Crtl C” “Ctrl V”
    eles copiaram e colaram tanta coisa que vieram certas regras em descrições de magia/vantagens/outras coisas que acaba confundindo pq veio coisas de epocas assadas do sistema, isso confunde ainda mais quem tah aprendendo a jogar… Pra quem jah sabe, se o ser nao for flexivel eles vao acabar incluindo as regras de esquiva que tanto falam la e nem existem mais no jogo…
    Mas como eu já disse, eu adoreu as coisas “novas” como as raças por exemplo. Mas certas vantagens me deixaram um pouco intrigado como o Tiro Carregável. O Tiro eu sempre vi defeito, pois entaum, ele continua igual, eu penso que eh bem melhor dar um ataque em cada turno do que gastar um turno sem fazer nada pra dobrar o pdf do proximo, isso soh serve em casos que a FD do cara eh taum fodona que precise de MUITO pra passar, mas em inimigos normais em bem mais vantajoso dar um tiro nesse turno e outro no outro, dar tiro carregavel nao ia adiantar de nada, pagar pontos por essa vantagem realmente nao eh muito inteligente. Tem umas outras coisas tb mas eu nao lembro… XD
    Outra coisa, eu nao acho que as magias tenham sido um ponto positivo, achei que ficou um tanto inflexivel dessa forma, em varias series e animes, por exemplo, temos magos que só controlam um tipo de coisa, que nem o mago do gelo, bla bla bla, mas nesse novo sistema nos podemos ver que um mago elemental, seja ele de gelo ou qualquer coisa, pode usar ateh fogo, ateh terra ateh o que ele quiser, ah sei la, eu nao fui muito com isso nao, mas as magias ficaram mais faceis de conseguir e mais acessiveis isso sim foi bom… XD
    As vantagens baratas tb foi bom, a variedade das coisas estah mto boa, juntou o melhor do 4d&t e incluiu nesse e isso ficou bom tb! =)
    Mas enfim, eu gostei do manual, 3D&T rulez
    nossa, que testamento eu escrevi
    *leva pedrada*

  19. ola a tds!!!
    tenho 12 anos e jogo rpg faz 5 anos adoro 3D&T é o melhor sistema,tbm jogo anime rpg,mas concerteza prefiro o 3D&T.

  20. valeu cara graças a vc eu conseguir economizar 25reais valeu!!!!

  21. alguem aki tem o livro pra vender ????