em

Mutantes & Malfeitores lançado pela Jambô

Pois bem, como um grande amigo meu disse: “Este é um ótimo momento para super-heróis”.

E de fato é. Homen de Ferro, Hulk, Cavaleiro das Trevas, Hancock, você escolhe. E nada mais justo do que uma editora tomar uma decisão bastante destemida. Lançar Mutants & Masterminds em português. E não é que a Jambô Editora tomou esta curiosa e inesperada decisão? Inovando com lançamentos que chamaram a atenção de muitos como: Reinos de Ferro, agora é a sua vez de criar o seu próprio universo de super-heróis ou até mesmo adaptar os seus favoritos.
Sedex onde vieram os presentes.Esse mesmo amigo meu enviou hoje (como presente de aniversário atrasado) a razão desta matéria. Dentro de uma caixa de Sedex chegaram o livro, dois boosters de Pocketmodels TCG e um mini-baú de madeira. (ver foto ao lado) Lançado dia 19 com o nome de Mutantes e Malfeitores, graças a um acordo cortês com a Green Ronin Publishing, a pequena editora gaucha está se fazendo notar cada vez mais. O livro que ao contrário da versão original não foi lançado colorido e com capa dura terá um preço bastante acessível para o público (existem chances de que uma versão nos moldes da original tamém seja lançada, porém com um preço maior), o que atualmente é o que os brasileiros estão buscando.
Do pouco que pude observar do livro, a tradução ficou muito boa. O que impressiona é que em devido momento cheguei a comparar as páginas e a diagramação ficou tão espetacular, que as vezes uma pessoa pode ser capaz de citar o número de uma página do original e ainda assim encontrá-lo no mesmo número na versão brasileira.
Livro, Star Wars Pocketmodel TCG e Cartão de AniversárioPara aqueles que não conhecem, o sistema é o D20 (pra variar, *placa de sarcasmo*), porém com óbvias alterações que remetem a clássicos como Marvel Super Heroes RPG da TSR e DC Universe da West End Games. O sistema de construção do personagem não depende de um progressão linear de níveis de classe, como na maioria dos jogos D20. Você meio que “monta” a sua própria classe com Pontos de Poder, a quantidade de pontos de poder é baseada no seu Nível de Poder (que é estabelecido no início do jogo pelo narrador). Uma característica curiosa é o disparate por conta dos autores, ao se darem o luxo de exemplificar os arquétipos com visuais e fichas que beiram o plagio descarado. De exemplo, temos o Aventureiro Uniformizado = Batman; Blindado = Homem de Ferro; Velocista = esse sim é cara de pau. Em um dos suplementos americanos é possível encontrar um arquétipo que se chama Portador do Anel. Acho que entenderam, não é?
Outra característica interessante do jogo, é a capacidade de se enfrentar (e até mesmo derrotar) oponentes de Nível de Poder maior apenas com estratégia. Para isso utiliza-se de ações de combate que são descritas no capítulo de combate.
Os pontos fortes de Mutantes e Malfeitores (e talvez as razões pelas quais mereceu o prêmio Ennie de Melhor RPG) que o diferem de outros jogos D20:

  • Sua força não influência em seus ataques, apenas no seu dano.
  • Você não possue Pontos de Vida, apenas salvamentos de resistência (como em Spycraft 2.0).
  • Seu bonus de defesa não depende da destreza, e seu bonus de esquiva é a metade da mesma.
  • A ação Esforço Extra permite atos de perseverança clássicos em histórias em quadrinho.
  • Pontos Heróicos permitem ações incríveis que desafiam os limites do herói.
  • Combine os poderes existentes para criar efeitos únicos.
  • Combates rápidos e emocionantes que se resolvem com poucos rolamentos.
  • Não basta apenas ter Talentos (que nesta tradução são chamados de Feitos) mas os melhores personagens são compostos por Desvantagens!!

Logicamente, existem outras características que vão chamar sua atenção quando você estiver lendo Mutantes e Malfeitores, não é apenas um jogo de D20 qualquer, mas assim como Spycraft 2.0 da Crafty Games é uma bela excessão a regra.
O site da Jambô ainda oferece uma introdução ao jogo com uma prévia e a ficha em português para download. Confira nos links abaixo:
Prévia da Introdução e do Capítulo 1
Ficha de Personagem
Aviso do autor: Durante o Encontro Internacional de RPG em São Paulo, nos dias 5 e 6 de Julho, vocês poderão encontrar várias mesas de divulgação do jogo narradas pelos mestres do grupo Pallis Games que é comandado pelo grande Alessandro Franzen (que me presenteou com uma cópia do livro básico para escrever esta resenha e para ajudar na criação das aventuras do evento).

9 opinaram!

Deixe sua opinião!

Deixe sua opinião

Publicado por Marcos Bolton

Conheça o Animê de Vampire Knight

Novidades em Transformers 2