em

Quinzena Macabra: Lobisomem: os Destituídos

Werewolf - The Forsaken 01Segundo jogo do Mundo das Trevas iniciado em 2004, Lobisomem: os Destituídos apresenta uma nova leitura de um dos monstros mais tradicionais do horror literário e cinematográfico. Saem os seres solitários, amaldiçoados a vagar pelas noites de lua cheia após serem mordidos por outro lobisomem, e entram as alcateias de Uratha guardiões do equilíbrio entre o mundo físico e espiritual, destituídos de sua glória primeva pelo parricídio cometido contra seu Pai-Lobo. Lobisomem: os Destituídos fornece em suas 320 páginas informações para a construção de personagens das Tribos da Lua, detalhando sua história, costumes e tensas relações com o mundo físico e espiritual, assim como a constante ameaça que os cerca na figura das Tribos Puras.

Em vez de um longo conto introdutório no qual um sábio personagem ensina o novato sobre todas as mais importantes histórias de seu povo, tornando-o um receptáculo da sabedoria das eras, Carne Fresca abre o livro sem grandes revelações, apresentando a noite da Primeira Transformação de Mark. Tal escolha reitera a ideia de um mundo que se mantém misterioso mesmo aos seres sobrenaturais que nele habitam, mas cujos detalhes – a mão ferida de Mark, a semelhança entre o cabelo de uma mulher desconhecida e a pelagem lupina – denotam ao leitor que nem tudo é tão simples quanto parece.

As proximidades e divergências da abordagem do jogo em relação ao mito do lobisomem, seu tema (caçar ou ser caçado), tom (um mundo dividido entre a violência selvagem e a espiritualidade),Werewolf - The Forsaken 02 fontes e inspirações são discutidos na Introdução. É interessante notar que enquanto quase todos os filmes citados são facilmente encontrados no Brasil – com Wolf’s Rain sendo a possível exceção –, o mesmo não ocorre com os livros. Aliás, quando comparado ao número de livros vampirescos publicados no Brasil, a diferença se torna mais gritante, o que talvez esteja de algum modo relacionado aos viés de filme de ação contínua assumido por várias mesas dedicadas a jogos tendo lobisomens como protagonistas.

No Capítulo Um: O mundo dos Destituídos, os elementos básicos que dão forma ao jogo são apresentados de forma sintética, desde a história de Pangeia e a derrocada dos Destituídos, passando pelas suas estruturas características como os augúrios, tribos, casas, organização em alcateias e principais antagonistas. Estes, inclusive, tornam praticamente impossível que, ao terminar o capítulo, não surjam ao menos algumas ideias para histórias futuras, sejam eles Tribos Puras, Cães Nefandos, Idigam, Hostes ou mesmo outras Tribos da Lua em busca de novos territórios.

Os próximos dois capítulos abordam os aspectos anteriormente tratados sob a perspectiva das regras do jogo. Iniciado com uma versão resumida das etapas de criação de um personagem humano tratado no Mundo das Trevas, o Capítulo Dois: Personagem explica como se dá o acréscimo do modelo de Lobisomem ao personagem, descrevendo detalhadamente cada uma de suas características.Werewolf - The Forsaken 03 De acordo com a lua sob a qual ocorreu sua Primeira Transformação, um Destituído pode ser um guerreiro Rahu (Lua Cheia), um visionário Cahalith (Lua Gibosa), um andarilho diviso Elodoth (Meia-Lua), um mestre de espíritos Ithaeur (Lua Crescente) ou um espreitador Irraka (Lua Nova), na característica conhecida como Augúrio. As tribos, por sua vez, são escolhidas baseadas numa causa em comum, representando valores segundo os quais o personagem decidiu viver. Aqueles que Caçam nas Trevas, Garras de Sangue, Mestres do Ferro, Senhores das Tempestades e Sombras Descarnadas são as cinco tribos guiadas pelos Primogênitos e suas interdições, além da opção de jogar com lobisomens sem tribos conhecidos como Lobos Fantasmas. Neste capítulo também são abordadas as características específicas dos lobisomens, como o Instinto Primitivo (força da metade lobisomem do personagem), Essência (medida da energia espiritual acumulada pelo Uratha), méritos próprios e Dons.

Por sua vez, as cinco formas da metamorfose (o humano Hishu, o quase-humano Dalu, o homem-lobo Gauru, o quase-lobo Urshul e o lobo Urhan), o Aluamento (insanidade causada em humanos que vislumbrem alguma das três formas híbridas de um Uratha), a Fúria Mortal (fúria na qual o lobisomem perde o controle sobre suas ações) e o Renome (reconhecimento entre os lobisomens e habitantes do mundo espiritual, dividido em Glória, Honra, Pureza, Sabedoria e Sagacidade) são cobertos pelo Capítulo Três: Regras e sistemas especiais, que também descreve os princípios e mecânicas que regem a Harmonia (moralidade específica dos lobisomens, baseada no conceito de equilíbrio entre o lado material e espiritual), criação e trato com totens, exemplos de Casas e fetiches.

O Capítulo Quatro: Narrativa e antagonistas evidencia a vantagem propiciada pela existência de um módulo básico para todos os jogos do Mundo das Trevas ao dedicar-se àquilo que há de mais específico em sessões de Lobisomem: os Destituídos, considerando que as noções mais gerais já foram abordadas no Mundo das Trevas. Werewolf - The Forsaken 04Entre os assuntos tratados temos as variações na percepção do mundo pelos sentidos de acordo com cada forma assumida pelo lobisomem, assim como as possibilidades narrativas oferecidas por cada alcateia e opções para criar histórias tanto para grupos iniciantes quanto para os que já passaram por várias provas na defesa e expansão de seu território. Vale destacar a seção que discute as particularidades do horror na perspectiva dos Destituídos e como usar suas diferentes facetas na construção de histórias. O capítulo encerra com uma galeria de antagonistas prontos para usar e regras referentes ao ganho de experiência pelos personagens.

Finalmente, o mundo espiritual e seus habitantes são tratados no Apêndice Um, enquanto o Apêndice Dois apresenta um panorama da região das Montanhas Rochosas, cenário marcado pela crescente tensão entre duas alcateias com ideologias antagônicas acerca da organização das Tribos da Lua após o banimento de um perigoso Idigam anos atrás. Em Epílogo: Formas, reencontramos Mark, que agora trava seu primeiro diálogo com outros Uratha e possíveis membros de sua alcateia. A edição nacional do livro tem como bônus uma versão traduzida das fichas cênicas usadas em aventuras SAS (Storyteller Adventure System).

Com um cenário envolvente e ameaçador, Lobisomem: os Destituídos retoma a violência primitiva do mito do lobisomem em cada aspecto da existência Uratha,Werewolf - The Forsaken 05 ao mesmo tempo em que a destituição das Tribos da Lua após o assassinato do Pai-Lobo aumenta sua dramaticidade ao transferir a maldição da condição – ser amaldiçoado a se transformar após a mordida de um lobo – para a consequência de um ato – premeditar a morte do Pai-Lobo para substituí-lo como guardiões da fronteira entre os dois mundos. Além disso, sua interessante e diversificada galeria de antagonistas oferece a possibilidade de abordar facetas distintas dentro de um mesmo elemento – como as diferenças entre as Hostes de aranhas e ratos – assim como escalas gradativas de conflito – conflitos internos por territórios, guerra contra os Puros, ameaças espirituais locais, ação de Cães Nefandos até o surgimento de Idigam das profundezas do mundo espiritual.

4 opinaram!

Deixe sua opinião!
    • Na minha opinião isso é um mérito. Uma análise fria encabeça as qualidades sem parecer torcida como se dá tipicamente entre àqueles que absorveram as mudanças provindas do “novo” mundo das trevas e a Old School.

Deixe sua opinião

Avatar

Publicação Leandro R. Fernandes