RPG

Reset no Larp mundial da Camarilla

Compartilhe
Compartilhe

camarilla

Como alguns sabem, há muitos anos a White Wolf tomou as rédeas de seu fã-clube e Larp Mundial (aqui no Brasil conhecido como Live Action, se bem que o termo Larp, que é o mais comum mundialmente, significa Live Action RolePlay): a Camarilla. Houve um tempo onde este não era o único grupo que visava a criação de uma rede de Larps Global, e esta mesma entidade, não era regida pela própria editora. Uma menção honrosa deve ser feita ao “One World By Night“, que durante muito tempo foi um concorrente bastante poderoso.

A Camarilla como um clube independente foi dissolvida depois de uma série de entraves legais, e a partir de 2003 passou a ser um braço oficial da diretoria da White Wolf. Sua grande crônica mundial não durou muito, já que em 2004 foi iniciada a desmantelação dos velhos cenários.

Em 2005 tivemos o início da atual formação da Camarilla, seguindo agora os novos jogos. Apesar de hoje contarmos com quatro grandes Venues (linhas): Vampiro, Mago, Changeling e Lobisomem, apenas os dois primeiros ganharam livros adequados na forma de MET (Minds Eye Theatre). Nestes últimos quatro anos, muita coisa já foi jogada no mundo todo e o grau de complexidade das tramas e nível de poder dos personagens está cada vez maior, o que pode ser tido como um problema para iniciantes que queiram participar.

Graças a isso, o Master Storyteller (o “grande irmão” que dirige as quatro linhas) anunciou hoje que iria realizar um soft reset. O que significa que a história se manterá no lugar, mas o nível de poder dos personagens será reduzido para algo mais jogável. Além desta mudança, algumas regras serão modificadas:

  • Member Class (classe do membro, que é dada aos participantes que ajudam o clube e que servem em trabalhos voluntários e caridades) ainda será recompensada com XP, mas em menor quantidade.
  • Over-Cap experience será diminuída. Esta forma de XP é adquirida em jogos extras/especiais como participar de Larps em convenções…
  • O XP mensal básico será diminuído de dez para oito pontos por mês.
  • O sistema de resoluções será modificado.
  • Todos os itens customizados precisam agora ser aprovados em um painel global de regras.

Com certeza essas mudanças despertarão o ódio no coração de muitos jogadores que lá se encontram há algum tempo. No entanto devemos reconhecer que as mesmas são bastante sensatas. Eu mesmo fui narrador de Larps por muitos anos (vocês até podem encontrar ainda online o meu trabalho mais legal, que foi uma crônica de quatro anos de Dark Ages: Vampire, aqui vai um link para o site e outro para o conturbado fórum, e vale dizer que existem umas fotos toscas minhas por lá, mas não se assustem), e acredito que tenha alguma experiência nesse assunto. A quantidade de XP que é distribuída é um absurdo, fazendo possível que um jogador desocupado conseguisse ganhar quase 50 pontos de xp sem fazer praticamente nada em On. Eu sei que eu sou um narrador linha dura, mas dificilmente algum jogador meu ganhava mais do que oito pontos de xp a cada três meses. Pensem só, se você se inscreve na Camarilla, faz um personagem, e passa um ano sem jogar, você ganha 120 pontos de XP, o que é muita coisa. Em suma, eu entendo o desespero do Mestre Narrador ao tentar reduzir o xp total já ganho assim como o xp total futuro, espero que ele tenha sorte ao lidar com a horda que essa política inevitavelmente vai gerar.

Compartilhe

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
CríticasGamesRPG

Necro Story Comedy Club

Necro Story é um RPG que se destaca pela sua abordagem inovadora...

GamesNotíciasRPG

O Senhor dos Anéis: jogo fica de graça na Epic Games Store

Epic Games Store celebra as festas de fim de ano com uma...

ColecionáveisCríticasRPG

Ticket to Ride – Um Clássico Atemporal do Universo dos Jogos de Tabuleiro

Retornando nossas análises sobre jogos de tabuleiro, apresentaremos um dos melhores boardgames...

GamesNotíciasRPG

Final Fantasy será lançado simultaneamente para PlayStation e Xbox

Após os resultados dos últimos títulos da série, os próximos games Final...

GamesNotíciasRPG

Sucesso total! Jogadores de Baldur’s Gate 3 baixaram mais de 15 milhões de mods!

Desde o lançamento do Patch 7, Baldur’s Gate 3 tem visto uma...

CríticasGamesRPG

Resenha de Black Myth: Wukong, uma grata surpresa

Black Myth: Wukong é um jogo que está fazendo muito sucesso desde...