O dia de ontem foi bastante agitado nos diversos fóruns e sites sobre RPG, graças a polêmica nova política da Wizards of the Coast em relação aos seus PDFs. Aproveitando essa atitude muito criticada, a concorrência resolveu investir em peso na mídia digital.
A White Wolf, a segunda grande editora do mercado, anunciou que não possui nenhum plano de descontinuar sua linha de PDFs, “muito pelo contrário” afirmou Eddy Webb, desenvolvedor de publicações alternativas para o Lobo Branco. “Eu acredito que este é um mercado em crescimento repleto de potencial que ainda não tivemos chance de explorar totalmente, tanto no papel de editores como naqueles de fãs de role-playing games”. O desenvolvedor deixou claro que além de lançar versões em PDF de todos os seus produtos, eles também produzem diversos livros inteiramente feitos para o lançamento digital, com dúzias de projetos ainda a ser publicados este ano. Fora isso, eles ainda estão tentando voltar ao mercado de PODs (já que a empresa acabou sua parceria com a Lulu.com).
Para salientar a devoção da White Wolf ao formato PDF, e recompensar os fãs, a empresa está oferecendo o download gratuito do livro básico de Exalted (uma das linhas de RPG mais vendidas no exterior) assim como 10% de desconto em todos os seus produtos a venda nas lojas online DriveThruRPG.com e RPGNow.com. A promoção dura até o dia 12, e para participar basta escrever o código “wwlovesyou” no cupom de vendas.
A Steve Jackson, cheia de bom humor, lançou uma menssagem em seu Twitter alegando que na busca por prevenir que as pessoas compartilhem seus livros, eles irão parar de publica-los. Em lugar disso, cada cliente registrado terá direito de ouvir o livro sussurrado em seu ouvido.
A Paizo por sua vez, de forma similar a White Wolf, deu uma declaração sobre a importância de suas publicações em PDF e resolveu se utilizar da polêmica trazendo algumas promoções. Até o final de abril, todos os seus livros digitais serão vendidos com um desconto de 35% do preço. Para participar basta digitar “PDFLove” no cupom para ganhar o desconto em sua compra.
A Paizo também aproveitou a oportunidade para dar uma revitalizada na área gratuita de seu site, convindando a todos para aparecer conhecer seus produtos.
A política da Wizards também mobilizou as pequenas editoras do mercado:
- A Adventure Games Publishing colocou diversos descontos em seus produtos até o dia 23 de Maio.
- A ótima One Bad Egg dará descontos de 10% em todos os seus PDFs.
- A também excelente Evil Hat, não apenas tirou sarro da conversa que os caras da Wizard devem ter tido com seus advogados do departamento legal, como abaixaram o preço de alguns produtos.
- A Green Ronin, Bards e Sages e Tabletop Adventures também abaixaram o preço de diversos PDFs.
A Wizards of The Coast conseguiu mobilizar todas as suas principais concorrentes na defesa do formato PDF, e também uma ironização coletiva de sua nova política.
E, mais uma vez, a WotC vai na contramão do que o consumidor quer…
Tá parecendo a TSR no final da carreira dela…
O pessoal se aproveitou muito bem dessa cagada deles e eu ainda vou pegar Exalted de graça!
Exalted de grátis! We love you WW! ^__^
… and “wwlovesyou” 😉
ps. A melhor parte disso tudo foi que todos os concorrentes puderam ridicularizar abertamente a Wizard sem pegar mal hahahah
Sinceramente, às vezes parece que a Wizard está em uma onda de: Somos os maiores do mercado; o que podemos fazer para quebrar? hum…