O brasileiro Pedro Ziviani, morador da Islândia e autor do futuro suplemento para o Basic Roleplaying, Mythic Iceland, esteve na Alemanha para a última Tentacles, convenção anual da Chaosium e seus jogos licenciados (os principais cenários são aqueles de Glorantha e Call of Cthulhu).
Sua descrição da convenção, realizada em um Castelo Medieval em Bacharah é bastante interessante, e a visita invejável. Em busca de não repetir a descrição de Pedro, iremos nos focar basicamente as novidades apresentadas na Tentacles.
A primeira e mais importante delas é certamente o anúncio que uma sétima edição de Call of Cthulhu está em andamento. Eu sinceramente não entendi a necessidade desta nova edição, tendo em vista que a sexta foi lançada em 2006 e já me parecia bem completa. Ao que parece, como aconteceu a quarta edição de Gurps, a editora pretende lançar dois livros básicos, um dedicado aos jogadores (investigadores) e outros a narradores (guardiões/keepers). Não se sabe ainda se estes serão coloridos ou permanecerão no tradicional preto e branco da editora. A sétima edição de Call of Cthulhu está sendo desenvolvida por Mike Mason (The Whisperer Magazine, Dark Heresy) como escritor principal depois da aposentadoria de Lynn Willis. O lançamento está previsto para acontecer em conjunção com as comemorações de 30 anos de Call of Cthulhu, em 2011 e ao que parece haverá uma edição de luxo comemorativa.
Outros dois destaques ficam para os lançamentos realizados na convenção. O primeiro deles é o já citado e excelente suplemento para o BRP: Rome, onde (no que pude perceber como historiador clássico) temos um dos mais bem produzidos suplementos sobre a antiguidade romana, um tomo maior e infelizmente mais caro que os próprios livros básicos. Lembrando que além do excelente texto, Rome: The Life and Death of the Republic também conta com a arte do Brasileiro Alexandre Togeiro. O livro sai em licença com a italiana Alephtar Games.
O outro lançamento, este da própria Chaosium é o suplemento Terrors from Beyond, uma coleção de aventuras com personagens pré-gerados situadas na década de 20. Escrita para ser narrada em convenções e roleplaying challenges.
Ainda que tenha sido afirmado de que esta foi a última Tentacles, parece haver alguma movimentação para criar um novo evento para suprir este buraco (isso me lembra alguma coisa).







Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.