A White Wolf divulgou hoje uma notícia há muito esperada para os fãs de Mago: o Despertar. Ao que parece, um dos próximos livros para a linha será o “Mage Chronicler’s Guide“. Para aqueles que não entenderam o que isso tem de significativo, há alguns anos atrás foi lançado o “Requiem Chronicler’s Guide“, um livro que eu sempre tive como um dos mais interessantes para a linha de Vampiro.
O Cronicler’s Guide é um suplemento bastante único, o corpo de seu texto é dividido em dezessete artigos, sendo cada um deles, uma forma nova de se olhar para Vampiro: O Requiem. Alguns visam modificar elementos essenciais do jogo (como não possuir clãs ou habilidades, enquanto outros se focam apenas em um novo clima, tema ou foco para uma crônica. No entanto, todos eles se destacam por trazer coisas novas, fontes opcionais de inspiração, para ajudar os jogadores e narradores a aproveitar melhor suas mesas. Estes artigos per passam a esfera das dicas, eles contem novas regras ou formas de ler o jogo que o alteram consideravelmente. Ele é em suma, uma caixa de ferramentas que possibilita ao narrador a montar a crônica da forma como ele deseja. Promethean: The Created, para mim um dos melhores RPGs publicados nesse começo de século, também possui esta abordagem em um capítulo de seus livros (no caso, o capítulo III de Strange Alchemies).
O que será que o Mage Chronicler’s Guide tem para nos oferecer?
Primeiramente uma ajuda básica a todos os narradores que querem iniciar uma crônica de Mage (que vive a dicotomia de ter o pior livro básico do novo Wod, com os melhores suplementos e um dos melhores cenários), algo que me parece bastante difícil com o escasso material (e com os diversos erros) de quem só tem acesso ao livro básico (verdade seja dita, é bastante difícil criar uma mesa sem o Sanctum e Sigil e o Tome of Mysteries, a não ser é claro, que você invente um monte de coisas novas para fazer sua mesa mais coerente, como toda a política do pentáculo ou toda mentalidade cultural não-atlante).
E o mais importante, muita costumização, como jogar sem caminhos? Sem ordens? Jogar com Arquimagos? Jogar com Scelesti? Enfim, regras e cenários alternativos que nos ajudem a modificar consideravelmente o jogo.
Mago: o Despertar, segue como a segunda maior linha do WoD. Em junho, chegará as lojas o Deck de Tarot que virá acompanhado com um livro não só voltado a ensinar a prática real, mas com mais idéias para se usar o Tarot nas mesas de Awakening. Em agosto, a série Night Horrors finalmente chega para os Magos em The Unbidden, o livro de antagonistas para a linha. Na mesma época (ou até antes) está prometido o lançamento do novo SAS de Mage, Abedju Cipher. E provavelmente mais adiante no segundo semestre, teremos o bendito Chronicler’s Guide.
Atualização: Enquanto escrevia este artigo, Matthew McFarland (que já mencionei ser meu escritor favorito do WoD), me confirmou no fórum que o livro irá realmente conter diversos cenários e regras alternativas, e que ele será o desenvolvedor do mesmo. Matt McFarland e o escritor DaveB também confirmaram que o livro já se encontra pronto no que concerne aos textos, e já foi enviado para a direção de arte. Concluindo, podemos acabar o encontrando bem mais cedo do que pensávamos.
Vai falar alguma coisa sobre abismo? 🙂
Acho que sim, mas não dá para afirmar nada ainda…
White Wolf e mais uma de suas cagadas. O que a necessidade de vender livros não faz.
Seria mais simples criarem outros rpg’s para o sistema Storyteller em si, ou até mesmo Storytelling (para os poucos que gostaram), dar continuidade a rpg’s tão significantes que marcaram a passagem de pessoas pelo mundo do RPG como Vampire, Mage, Werewolf…com os lixos que fizeram no Storytelling e WoD 2 (eu sei que tudo mudou, blá, blá blá, mas a comparação sempre irá acontecer) é deprimente =/
Desejo de todo o meus pútridos corpo e alma que a White Wolf e Devir (D&D 4.0 fracasso total, melhor até hoje 3.5 e o bom e antigo AD&D, t4c0 system) consigam criar algo mais, e não estragar com continuidades desnecessárias o que já estava perfeito.
;]
Nossa que argumentos consistentes contra o novo Wod…..
“Storytelling (para os poucos que gostaram)”
De que planeta veio isso? Por que o novo Wod vende muito bem, obrigado.
Enfim….
Nossa, quanta argumentação coerente…
Choro de viúva é foda velho, quem vive de passado é museu.
Se tu gosta do antigo, beleza, mas o novo está aí, fazendo sucesso, e isso não vai mudar.
O velho morreu e foi enterrado a quase 5 anos já, mas de vez em quando ainda aparecem umas carpideiras dessas pra chorar suas mágoas sem nenhuma argumentação coerente…
Pois é Paulo, pelo menos ele se assume insano… rs
Sinceramente eu ainda prefiro o antigo mundo… O novo sistema é melhor, mas eu prefiro a idéia do velho o wod.
Cada um é bom a sua maneira.
Cara eu tenho mais de 30 livros do velho WoD. Era muito apaixonado pela coisa… Mas atualmente, olhando para trás eu vejo não só quanto o sistema é fraco mas a história também é muita imatura e incoerente como um todo. O novo wod, por ter sucedido o antigo não cometeu os mesmos erros, é mais polifônico, mais denso, mais assustador… enfim.
Olha… Primeiramente o OldWoD é muito bom, no quesito historia e toda a trama que se desenrrola ao longo dos 3 principais RPG’s da White Wolf. MAS, nao é perfeito nao, tem mtas falhas no sistema de regras, um exemplo, onde jah se viu uma batalha durar 3 horas na mesa enquanto no jogo se passaram 5 turnos?? E pelo menos tudo indica, que isso foi consertado pelo White Wolf no WoD 2.0.
Contudo, entretanto, todavia, eu ainda prefiro o OWoD, ate mesmo pq gastar a grana que gastei comprando livros e suplementos no WoD 2.0 nao rrola! Ainda mais pelo jeito que estao traduzindo os titulos, vide: Werewolf: The Forsaken = Lobisomem: Os Destituidos…..
Toda tradução é para mim uma perda em relação ao texto original. Mas isso eu já achava no velho Wod, então tanto do velho quanto do novo a maioria dos meus livros são em inglês (ainda que o primeiro quase metade seja da devir, e do segundo nenhum seja).
Para mim os únicos jogos que realmente apresentam alguma coisa realmente única e legal, que não foi necessariamente melhorada na nova edição é changeling (que é muito diferente), wraith e demon. Mago quase chega lá, por que era o melhor jogo do antigo wod, mas mesmo sem realidade baseada em paradigma (que não tinha sentido dentro do mundo crossoverístico do wod) o awakening não me faz sentir falta dele.
A tradução do novo mundo das trevas está muito boa. Destituídos é um termo legal. o que você colocaria no lugar de forsaken? Abandonados?
Ostracizados? Os que não participam do clubinho?
hehehe
Despertar é foda mesmo, quando comecei a joga-lo tive que criar um sem número de coisas para consolidar a campanha, claro que isso faz parte do papel de mestre de jogo 🙂 e me divirto com isso, mas admito que suplementos facilitam muito na construção do mundo e deixam o narrador com mais tempo para criar a ambientação, roteiro, enredo e tomar conta dos seus jogadores.
Um abraço a todos.
Atenciosamente,
Fabio L. Ribeiro
Brasília – DF
Lobisomen: Os que não participaram do clubinho!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk