A banda de pop e rock AP22 lança em março seu EP “Desfragmentando” com 6 musicas autorais. Disponível em todas as plataformas digitais e sequência de shows até novembro de 2023 em Bogotá na Colombia.
Dos encontros entre amigos no “apartamento 22”, onde vive o baixista Athina Marsura; nasce a formação da banda em 2021 com o guitarrista Richard Ribeiro, o vocalista Duh e a baterista Gaby Pantosi. Na zona leste de São Paulo, os músicos compõem seu repertório com vários instrumentos e diversos gêneros musicais.
Um EP, ou reprodução estendida, é um tipo de lançamento de música que contém mais músicas do que um single, mas é mais curto do que um álbum. Geralmente consiste de quatro a seis músicas e pode ser lançado em formato físico ou digital. Os EPs costumam ser usados por bandas para se apresentarem ao público e ganharem reconhecimento na indústria musical. Eles também são usados por artistas consagrados para testar novos materiais antes de lançá-los em um álbum. Com o surgimento dos serviços de streaming, os EPs se tornaram cada vez mais populares, pois permitem que os artistas lancem novos materiais rapidamente sem ter que se comprometer com um álbum completo.
Espera-se que o mercado global de música testemunhe um CAGR de 8,5% no período de previsão (2021 – 2026). A indústria da música alcançou um nível global de uma forma que nunca foi antes. A comunidade global de música nunca esteve tão conectada, e fãs e artistas estão aproveitando as oportunidades desta nova era para curtir e compartilhar a música que amam. Como o mercado contém maior potencial de crescimento, juntamente com artistas que aproveitam a oportunidade de geração digital, as fundações da música também estão se esforçando para apoiar seu desenvolvimento de longo prazo com sustentabilidade.
“O mercado de música digital manteve-se em alta esse ano, mostrando que o engajamento do público com as plataformas de streamings deve seguir crescendo. Representando uma grande fatia do mercado, o Brasil segue como um dos protagonistas do segmento e com ótimas expectativas a curto e médio prazos”, afirma Paulo Alvarenga, colunista da Music Pro Live
Se ano passado tivemos uma crescente de mais de 30% em relação ao ano anterior, para o futuro a tendência é que se mantenha a alta.
Principal modelo de negócios do setor fonográfico, a distribuição de músicas por streaming segue em um ritmo acelerado e inovando constantemente.
E diante desse contexto otimista, temos o advento da tecnologia 5G que promete melhorar a conectividade e a estabilidade da rede, além de elevar o número de usuários conectados.
A música é uma forma de arte que existe há séculos e continua a evoluir com o tempo. É uma ferramenta poderosa para expressar emoções, conectar-se com outras pessoas e criar um senso de comunidade. A música pode ser usada para contar histórias, evocar memórias e inspirar criatividade. Com o surgimento de serviços de streaming e lançamentos de música digital, ficou mais fácil do que nunca acessar novas músicas de todo o mundo. À medida que a tecnologia avança, também aumenta nossa capacidade de criar e compartilhar música com outras pessoas de maneiras inovadoras. A música continuará a ser uma parte importante de nossas vidas à medida que exploramos novas maneiras de experimentá-la.
Comente!