As diferentes variações dos games esportivos por modalidade

33
0

Cada vez mais extenso, o universo dos games oferece opções para todos os gostos e perfis. Mesmo quando o assunto é eSports, a criatividade dos desenvolvedores ultrapassa barreiras e uma mesma modalidade pode conter uma série de variações, tanto de modos de jogo quanto de categorias e conceitos.

A ideia nesse sentido é propiciar aos praticantes diferentes possibilidades. Isso implica na promoção desde jogos mais robustos e pesados, que beiram a realidade, até versões mais simples e recreativas ou então alternativas, de modo a diversificar a experiência dos usuários, seja para videogames, computadores ou dispositivos móveis, como celulares e tablets. 

Futebol

Esporte mais popular do Brasil e de vários países pelo mundo, o futebol talvez seja o exemplo mais clássico de variações de games. Nas principais plataformas, como consoles e computadores, os campeões são os tradicionais jogos que simulam as maiores competições nacionais e internacionais do universo da bola.

Os carros-chefes são os consagrados Fifa e eFootball (antigo Pro Evolution Soccer), que possuem os direitos de imagem dos principais campeonatos, times e jogadores pelos cinco continentes. Dentro de cada jogo é possível acessar diferentes modos, que vão desde o gerenciamento de uma equipe própria até a criação de uma jornada de um único atleta.

Já para mobile (e computadores), além dos games da Electronic Arts, Konami e seus similares, é possível encontrar as variações manager, em que o entusiasta pode treinar e gerir seu time, sem necessariamente controlar os jogadores em campo. Há ainda opções de jogos para bater faltas, pênaltis e realizar outras jogadas já no andamento das partidas.

Corrida/Automobilismo

Nas pistas, são três os conceitos mais conhecidos pelo público e utilizados por desenvolvedores: simulação, arcade e simcade. Enquanto o primeiro preza pelo realismo e exige habilidades e comportamentos dinâmicos de pilotagem, o segundo tipo aposta em um conceito menos detalhado e mais focado em promover diversão. Os arcades são bem conhecidos por jogos de corrida de rua, como os da famosa série Need For Speed, e outros como Forza Horizon e The Crew.

Já os games enquadrados como simcade são uma mistura entre simuladores e jogos arcade, ou seja, aqueles que trazem uma jogabilidade mais desafiadora, porém em um nível abaixo nos aspectos de realismo. Compõem esse grupo as clássicas séries Grid e Gran Turismo e até o próprio jogo oficial da Fórmula 1. No caso da principal categoria do automobilismo mundial, há ainda a versão manager para todas as plataformas.

Poker

No campo dos esportes da mente, uma das modalidades mais populares é, sem dúvida, o poker. Com cada vez mais praticantes e competições oficiais pelo mundo, ganhando a admiração inclusive de estrelas de outros esportes, esse jogo de cartas pode tanto ser disputado em partidas presenciais quanto em rodadas online, cujas regras são as mesmas.

Entretanto, o poker tem algumas diferenças intrínsecas em sua composição, já que é composto por classificações distintas de mãos. Dentre elas estão a ‘Tradicional High’, ‘Ace To Five’, ‘Deuce To Seven e ‘Badugi’. Cada uma é empregada em variações da modalidade, sendo que a ‘Badugi’ é a única que não utiliza as regras tradicionais do jogo.

Basquete

Assim como no futebol, o basquete também tem seus jogos oficiais com as principais ligas, como o mais recente NBA 2K22, além de outras versões mais simples e temáticas, principalmente para mobile. Desse modo, é possível encontrar games diversos só de lances livres, enterradas e disputas de rua, nas variantes street.

Luta

Quando se fala em games de luta, a primeira lembrança para muitos jogadores remete aos clássicos Street Fighter, Mortal Kombat, Tekken ou Dragon Ball Z, todos arcades e baseados em personagens fictícios. Mas, ao levar o tema para a classificação esportiva, os jogos de artes marciais podem ser considerados verdadeiros simuladores, com projeções reais de combates, movimentos, eventos e atletas conhecidos no mundo todo.

Nesse campo, o destaque fica para o Boxing Club e o UFC 4, versões mais modernas dos games de lutas de boxe e artes marciais mistas, disponíveis para consoles (ambos) e PC (com exceção da franquia de MMA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *