Carinhas são segundo lugar na lista de recursos visuais mais usados pelos brasileiros, atrás apenas de figurinhas do ‘Zap’

5
0

Plataforma Preply realizou um estudo e observou que ambos estão quase empatados pela preferência da população

Se comunicar por meio de emojis, figurinhas do ‘Zap’, GIFs ou imagens animadas faz parte do dia a dia do povo no Brasil. Esses recursos visuais facilitam e simplificam a forma de conversar entre amigos, familiares, colegas de trabalho, desconhecidos ou mesmo pessoas que não falam a mesma língua, mostrando a sua importância e o seu uso corriqueiro na rotina da população.

Para entender como o país enxerga isso, a Preply, plataforma online de idiomas, fez uma pesquisa e constatou que os stickers do WhatsApp e as carinhas possuem uma preferência quase igualitária entre a população: 69% relatam usar mais os adesivos e 66% utilizam mais os emojis. O terceiro lugar no pódio fica com a dupla GIFs/imagens animadas (51%).

O estudo também revelou que, para outros 52%, essas ferramentas ajudam a adicionar humor às conversas, sendo que 49% pensam que as mensagens ficam mais envolventes e 47% sentem que se expressam mais rapidamente assim do que com palavras linguísticas. 

Eles ainda foram reconhecidos como fundamentais na comunicação entre diferentes línguas, com outros 45% dizendo que esses recursos ajudam as pessoas a se entenderem quando não falam o mesmo idioma, ultrapassando assim barreiras. 

“Isso demonstra como emojis e adesivos, por exemplo, se tornaram uma linguagem universal e como podem nos auxiliar na compreensão do outro, além de estimular a nossa criatividade quando os associamos às palavras, tornando o aprendizado de idiomas mais envolvente, memorável e divertido”, afirma Sylvia Johnson, especialista em idiomas na Preply.

‘Quanto mais emojis e figurinhas, mais confuso eu fico’

Quando questionados sobre a utilização das carinhas, stickers do WhatsApp e GIFs/imagens animadas, 26% dos entrevistados mencionaram desentendimentos ocasionais devido à variedade em expansão e declararam ‘quanto mais emojis e figurinhas, mais confuso eu fico’. Outros 19% contam com pistas contextuais para entender o seu significado e 16% admitiram ter ficado em dúvida pelo menos uma vez por conta desses recursos em seus bate-papos.

Entre as ocasiões em que essas ferramentas são frequentemente empregadas estão as interações com amigos (77%) e familiares (69%), em plataformas de mídia social, como comentários em postagens de redes sociais (63%), e com colegas de trabalho (44%). Uma outra curiosidade trazida pela Preply é que 16% dos entrevistados usam esses recursos visuais influenciados pelos seus amigos.

A pesquisa da Preply também descobriu quais são as categorias mais populares de emojis. Segundo o levantamento, a ganhadora é a de emoticons e pessoas (71%), com liderança absoluta, seguida dos símbolos (14%), que estão muito atrás no segundo lugar da listagem. 

Já a carinha mais utilizada é o ‘Rosto com Lágrimas de Alegria’, com 58%, seguida do ‘Coração Vermelho’, com 52%, e do empate entre ‘Rosto Sorridente com Olhos Sorridentes’ e ‘Olhos’, ambos com 39%.

Confira a lista completa dos emojis mais usados no Brasil:

  1. ? – 58%
  2. ❤️ – 52%
  3. ? e ? – 39%
  4. ? – 30%
  5. ? – 28%
  6. ? – 24%
  7. ? – 23%
  8. ? – 22%
  9. ? – 21%
  10. ? – 18%

*A pesquisa foi realizada em julho com mais de 1.530 respondentes das cinco regiões do Brasil. A lista com os emojis mais usados no país foi feita com base no ranking de popularidade das carinhas de acordo com a Emojipedia no dia 29 de junho.

Sobre a Preply

A Preply é uma plataforma online que reúne alunos e tutores. Nosso site apresenta milhares de professores, localizados em todo o mundo, ensinando uma ampla variedade de assuntos a preços que cabem em qualquer orçamento. Nosso principal produto compreende aulas individuais de ensino de idiomas com falantes nativos.

luisasoaress
WRITTEN BY

luisasoaress

Jornalista e PR Consultant na Sherlock Comms.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *