Apoiando-se em recursos como luzes, cores, formas, linhas e volumes, a cenografia em artes dramáticas abarca os vários elementos que compõem uma cena ou ambiente, como a iluminação, os objetos cênicos, os efeitos sonoros, o figurino e a disposição desses itens no espaço. A concepção de um cenário é um processo subjetivo, fruto da criação artística do profissional baseada na solicitação do diretor e em pesquisas e referências do criativo. Um cenário bem projetado influencia o público, é responsável pelo impacto visual da plateia.
Para executar o projeto cenográfico criado pelo cenógrafo, entra o trabalho do cenotécnico. Ele é o profissional especializado na construção e montagem de cenários e objetos de cena. Trabalha ao lado do cenógrafo, sugerindo as melhores alternativas para viabilizar qualquer projeto cenográfico. Ele está em constante atualização quanto a técnicas e ferramentas, para agilizar e enriquecer o trabalho de construção cênica.
De graça e online, os cursos são ministrados por profissionais de reconhecido talento e com trajetória de sucesso. Prêmio Shell, André Cortez dá suas aulas nos dias 10, 12 e 17 de abril . Com experiência em festivais nacionais e internacionais, Carol Bacek apresenta seu curso nos dias 11, 13 e 18 de abril. Ambos ao meio-dia.
Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScQ0tOIHh8viweLWKhE2YlokLyn9SZvm–8LH50TKFBROsjpg/viewform e https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScOFl4khYquGktF2Vy-hb0oXB0yy6CP1ePeSed9JQd2QaC2tg/viewform
Comente!