“Contos de Encantar” será apresentado com tradução em Libras na 72ª Semana Monteiro Lobato 

4
0

No dia 19 de abril de 2024 (sexta-feira), às 9h, com entrada gratuita, a contadora de histórias Ciça Oliveira (@cicacontos) apresenta “Contos de Encantar” na 72ª Semana Monteiro Lobato, que será realizada no Sítio do Picapau Amarelo de Taubaté – Museu Monteiro Lobato, em Taubaté.

“Contos de Encantar” é um espetáculo de contação de histórias que busca incentivar o interesse das crianças pela literatura nacional, principalmente aquela feita por mulheres, apresentando histórias de autoras como Ruth Rocha, Tatiana Belinky, Mary França e Sonia Rosa

Acompanhada por seu violão, a artista combina narrativas com músicas autorais, promovendo momentos lúdicos e interativos que estimulam a expressão vocal, o ritmo, a imaginação e a escuta ativa das crianças. A apresentação conta ainda com Tradução em Libras.

Recentemente, no dia 12 de abril, o projeto “Contos de Encantar” foi apresentado na APAE Taubaté, além de estar realizando uma temporada de apresentações gratuitas em escolas rurais e bibliotecas municipais da cidade de Taubaté (SP), com apoio da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura e Governo Federal, via Secretaria Municipal de Cultura de Taubaté e apoio da Secretaria de Educação de Taubaté. 

O espetáculo é formado por quatro contos diferentes e culmina com cantigas populares, como Sambalelê e Piaba, convidando o público a dançar e celebrar o momento mágico. 

O conto “Bom Dia Todas as Cores”, de Ruth Rocha, conta a história de um camaleão que, ao mudar de cor para agradar a todos, descobre a importância de ser ele mesmo. 

“O Caracol”, de Mary França, apresenta a história de um caracol que anseia fazer coisas que outros insetos fazem, mas aprende a valorizar suas próprias habilidades quando a chuva chega. 

“O Grande Rabanete”, de Tatiana Belinky, traz uma história que destaca a importância da união e da colaboração quando o avô tenta arrancar um rabanete gigante da terra.

E “O Menino Nito”, de Sonia Rosa, apresenta a história de um garotinho que parou de chorar para cumprir os estereótipos de masculinidade, e acabou redescobrindo a importância de expressar suas emoções.

“O objetivo desse projeto é proporcionar uma experiência enriquecedora e educativa para as crianças, incentivando a imaginação e a apreciação da literatura infantil brasileira, além de promover a importância da expressão emocional e da colaboração entre pares”, comenta Ciça Oliveira

Ficha Técnica – Idealização, direção, dramaturgia e encenação:  Ciça Oliveira. Coordenação Executiva : Raul  Ambrogi. Cinegrafista e editor: Helio Maia. Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini. Intérprete de Libras: Flávia Marques.

Serviço: Espetáculo “Contos de Encantar”

Com Ciça Oliveira

Sinopse: Espetáculo de contação de histórias direcionado ao público infantil, envolvendo contos de autoras nacionais como Ruth Rocha, Tatiana Belinky, Mary França e Sonia Rosa. Um projeto que resgata e celebra a literatura infantil brasileira, destacando as mulheres na literatura. 

Duração: 40 minutos

Grátis

Classificação Livre

Acessibilidade: Tradução em Libras

Quando: 19 de abril de 2024 (sexta-feira) – Horário: 9h

Onde: Semana Monteiro Lobato – Sítio do Picapau Amarelo de Taubaté – Museu Monteiro Lobato – 

Endereço: Av. Monteiro Lobato, s/n – Chácara do Visconde, Taubaté – SP, 12050-730

Próxima apresentação: 

Quando: 06 de Maio de 2024  (segunda-feira) – Horário: 10h e 15h

Onde: Centro Cultural Municipal de Taubaté – Teatro Conceição Molinaro 

Endereço: Praça Cel. Vitoriano, 1 – Centro, Taubaté – SP, 12020-020

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *