Dia Mundial da Diabetes: livros infantis mostram a importância de se alimentar bem

21
0

Muito se fala na alimentação saudável das crianças e, aproveitando o Dia Mundial da Diabetes, comemorado em 14 de novembro, a Editora Colli Books traz duas dicas de leitura para incentivar a garotada a ter bons hábitos de saúde, evitando o aparecimento de doenças.

A primeira sugestão é o livro ‘Luke, o macaco atleta’, da autora Isa Colli. A obra alerta para os riscos da obesidade e ressalta a importância da prática de exercícios, que contribui para o desenvolvimento físico e aumento de capacidade motora, entre outros benefícios.

Luke é um macaco muito preocupado com a sua saúde. Todos os dias, ao acordar, alimenta-se de forma saudável, além de praticar exercícios. Sempre curioso, resolveu conhecer uma floresta do outro lado das montanhas, conhecida por nutrir uma lenda antiga, que falava sobre a existência de animais obesos. Surpreso com o que vê, Luke se reúne com outros animais e resolve percorrer o mundo ensinando a todos como ter uma vida saudável.

Ao embarcar nesta aventura, o pequeno leitor poderá aprender também as diferenças culturais dos países.

A segunda dica é o livro “Vivene e Florine e suas descobertas na Amazônia”, também de Isa colli. Através da saga das abelhinhas que dão nome ao título, a escritora mostra todos os danos que as queimadas podem provocar, alterando o ecossistema e colocando em risco a sobrevivência de várias espécies.

Além da reflexão sobre o meio ambiente, o enredo fala de cuidados com a alimentação. Um dos capítulos ensina como as plantas da floresta podem nos ajudar a manter a saúde. 

Sempre muito curiosas, as abelhinhas descobrem a estévia, uma planta de folhagem pequenina e aveludada. Ao provarem a folhinha, ficam maravilhadas. Encontrada em regiões tropicais e subtropicais das Américas, a maioria entre o México e a Argentina, é usada como um adoçante natural, inclusive para deixar os remédios menos amargos. E, com a planta, Vivene e Florine poderiam desenvolver doces para os diabéticos.

“É bacana mostrar que os alimentos naturais têm muitas utilidades e auxiliam no controle de algumas enfermidades. Fico feliz que possa ajudar as pessoas por meio da literatura”, diz Isa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *