Capa carimbó
Sem categoria

Do Carimbó ao Chamamé

Disco reúne Edu Ribeiro, Ari Colares e Ensemble SP para traçar um retrato sonoro do Brasil colocando a percussão e as cordas em diálogo

Acaba de ser lançado nas plataformas digitais do álbum “Do Carimbó ao Chamamé”, projeto inédito que une dois grandes nomes da percussão brasileira – Edu Ribeiro e Ari Colares – ao renomado quarteto de cordas Ensemble SP. A proposta é ousada: fundir a diversidade rítmica da percussão brasileira com a sofisticação da música de câmara europeia. O resultado é uma sonoridade inovadora, que percorre ritmos tradicionais do Brasil, do carimbó paraense ao chamamé gaúcho.

A percussão é primitiva, ligada à sobrevivência da nossa espécie. O corpo, as mãos, tudo virou instrumento. Aos poucos, objetos também. Batidos uns contra os outros, chacoalhados, raspados, a variedade só aumentou com o passar do tempo. Instrumentos de tamanhos diferentes produzem sons diferentes usando conceitos de timbre e altura que são o início da teoria musical. Isto é cultura, conjunto de códigos e hábitos compartilhados por uma comunidade, portanto, para grupos diferentes teremos ideais de ritmos e timbres diferentes. O Brasil é um fenômeno peculiar, pois aqui convergiram conceitos da percussão europeia, afro-brasileira e nativa brasileira, resultando em uma riqueza incomparável.

Para contar essa história brasileira de uma maneira diferente, do carimbó paraense ao chamamé gaúcho, o quarteto de cordas Ensemble SP se juntou a dois pesquisadores que, não por acaso, são alguns dos maiores percussionistas do país, o baterista Edu Ribeiro e o percussionista Ari Colares. Juntos, os seis músicos esmiuçam vários ritmos percussivos e trazem um panorama musical do nosso país de uma forma muito viva e original 

O projeto é fomentado pelo ProAC Editais e realizado pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura do Governo Federal. 

Mais do que um disco, Do Carimbó ao Chamamé é um mergulho na riqueza cultural brasileira. Através de composições autorais, o sexteto apresenta uma leitura contemporânea dos ritmos tradicionais, valorizando sua força ancestral ao mesmo tempo em que os reinventa com arranjos sofisticados e fusões inesperadas.

Edu Ribeiro é baterista, compositor e vencedor de dois prêmios Grammy. Com uma carreira internacional sólida, já tocou com grandes nomes da música brasileira e mundial e atua também como educador e coordenador na EMESP.

Ari Colares é percussionista e pesquisador de ritmos populares brasileiros. Com mais de 40 anos de experiência, atua como educador e coordenador de pós-graduação em percussão na Faculdade Santa Marcelina, além de integrar projetos de intercâmbio cultural com países da América Latina, África e Ásia.

O Ensemble SP é formado por músicos de destaque da música de câmara brasileira – Marcelo Jaffé, Betina Stegmann, Nelson Rios e Rafael Cesário. O grupo é conhecido por sua versatilidade e excelência, com atuações em importantes festivais e universidades no Brasil e no exterior.

Repertório 

  1. Mathias – Chamamé (Sul)
  2. Maracatim – Maracatu/Baião (Nordeste)
  3. Cebola no Frevo – Frevo (Nordeste)
  4. Dona Dindinha – Carimbó (Norte)
  5. Quilombo – Jongo (Sudeste)
  6. Canoa – Tambor de Crioula (Maranhão)

FICHA TÉCNICA

Ensemble SP (quarteto de cordas):

Marcelo Jaffé – viola

Betina Stegmann – violino

Nelson Rios – violino

Rafael Cesário – violoncelo

Edu Ribeiro – bateria

Ari Colares – percussão 

Deixe um comentário

Sugeridos
Metamorfase em foto de divulgação do EP Histórias de Amor Duram Apenas 90 Minutos
LançamentosMúsicaSem categoria

Metamorfase lança o EP “Histórias de Amor Duram Apenas 90 Minutos”

Metamorfase, projeto solo e autoral do músico mineiro Raul Signorini, lança em...

Ângela Castro por Brunno Martins
LançamentosMúsicaSem categoria

Ângela Castro lança o single “Brigadeiro Cafuné”

Faixa marca a abertura da Mostra Levante, idealizada pela cantora e produtora...

Gabriel Haddad e Leonardo Bora MAM Rio (1)
Sem categoria

Gabriel Haddad e Leonardo Bora no MAM Rio e ArtRio

Vencedores do Prêmio PIPA no ano passado, um dos mais importantes prêmios...

H por Paula Nolasco
Sem categoria

Haroldo Bontempo lança seu primeiro álbum em vinil

Gravado ao vivo em Belo Horizonte, o álbum revisita a obra do...

Captura de tela 2026 08 21
AgendaSem categoria

Game da Memória cria reflexão sobre envelhecimento

Com direção de Verônica Gentilin, espetáculo propõe uma inversão do olhar para...

Captura de tela 2026 08 21
AgendaSem categoriaTeatro

Confuzo no CCBB São Paulo

Com texto e direção de André Curti e Artur Luanda Ribeiro, a...

Mantena® Divulgação (2)
LançamentosSem categoria

Mantena transforma desilusão amorosa e epidemia de farmácias

Canalizado por Fernando Bones, projeto irreverente, delirante, tragicômico, e profundamente brasileiro abre...

Captura de tela 2026 08 10
AgendaSem categoria

Poema Suspenso para uma Cidade em Queda na Funarte SP

Ainda sem uma posição sobre um novo terreno para o Teatro de...

Samba Foto Instituto Pombas Urbanas
Sem categoria

Centro Cultural Arte em Construção com roda de samba

No dia 08 de agosto de 2026 (sexta-feira), às 15h, com entrada...

Abstrato + vivência vida flora
Sem categoria

Fotógrafo Bruno Guerchon na Fábrica Bhering

Com oito anos de trajetória, o fotógrafo Bruno Guerchon fará sua primeira...

Crédito Felipe Rosales
LançamentosSem categoria

Gaúcho Felipe Gentileza lança “Tranqueiras”

O cantor e compositor gaúcho Felipe Gentileza lança nesta sexta-feira (10) o...

The Script por Simon Emmett
LançamentosSem categoria

The Script lança single influenciado pelo Oasis

Banda irlandesa que já se apresentou no Palco Mundo do Rock in...