Escute a trilha sonora de Black Panther: Wakanda Forever

41
0

A trilha “Black Panther: Wakanda Forever – Music From and Inspired By”, produzida por Ryan Coogler, Ludwig Göransson, Archie Davis e Dave Jordanfoi lançada no último 4 de novembro com mais de 40 artistas internacionais em gravações realizadas em Lagos, na Nigéria, na Cidade do México e em Londres e Los Angeles. Entre os artistas estão RihannaTems, Fireboy DML, OG DAYV Ft. Future, CKay Ft. PinkPantheress, E-40 e muitos outros.

Ludwig Göransson, vencedor de dois Emmys®, dois Grammys® e um Oscar®, compôs e produziu a trilha orquestrada e também as canções originais. Sua longa carreira produzindo artistas (Childish Gambino, Adele, Haim, Justin Timberlake), bem como seu trabalho com scores de filmes e séries de TV (“Black Panther”, “Creed”, “The Mandalorian”) o tornam singularmente qualificado para dirigir as duas partes da ambientação sonora do filme.

Para sua quarta colaboração cinematográfica, “Pantera Negra: Wakanda Forever”, Göransson e o diretor Ryan Coogler se propuseram a criar uma paisagem sonora inovadora. Como define Göransson: “As canções e a partitura são uma coisa só”. Ele e Coogler vinham conversando sobre essa abordagem desde os dias em que frequentavam a USC Film School, na Califórnia, e finalmente a tornaram realidade em “Black Panther: Wakanda Forever”. 

No que se tornou um enorme trabalho de amor, Göransson passou mais de 2.500 horas gravando a parte orquestrada e as canções da trilha sonora — o que envolveu seis estúdios em três continentes e cinco países. Ao longo do filme, o público ouve mais de 250 músicos, duas orquestras, dois corais e mais de 40 vocalistas.

Coogler esteve intimamente envolvido na criação da música para o filme. Ele é  co-autor da letra da faixa “Lift Me Up”, de Rihanna, e foi quem sugeriu a inclusão da cover de “No Woman, No Cry”, de Bob Marley, interpretada pelo cantor e compositor nigeriano Tems, e intercalada com “Alright”, de Kendrick Lamar, no trailer viral instantâneo do filme.

Göransson conta: “Ryan e eu conversamos sobre a importância de criar uma jornada imersiva de som e voz. Se usássemos uma canção no filme, queríamos que fosse a canção inteira e que estivesse ligada à história. Tematicamente, queríamos fazer o público ir do luto à celebração. Quando você escuta a trilha sonora, pode fechar os olhos e reviver a experiência do filme. Essa foi a intenção”.

Pelo fato de a história ser inspirada nas culturas nigeriana e mesoamericana, sessões de gravação foram realizadas em Lagos, na Nigéria, na Cidade do México, no México, e também nos estúdios Abbey Road, em Londres. Os produtores trabalharam com artistas populares como Tems, de Lagos, cenário fértil de inovação musical na África. A trilha também apresenta rappers e artistas da Cidade do México, talentos emergentes como Pat Boy, que faz rap inteiramente no idioma maia.

Na Cidade do México, Göransson trabalhou de perto com o arqueólogo musical Alejandro Rojas para pesquisar e explorar a música maia. Instrumentos nativos das culturas nigeriana e mesoamericana foram destacados na criação das paisagens sonoras da trilha.

A lista de faixas de ‘Black Panther: Wakanda Forever – Music From and Inspired By’:

01. Lift Me Up Performed by Rihanna

02. Love & Loyalty (Believe) Performed by DBN Gogo, Sino Msolo, Kamo Mphela, Young Stunna and Busiswa

03. Alone Performed by Burna Boy

04. No Woman No Cry Performed by Tems

05.Árboles Bajo El Mar Performed by Vivir Quintana e Mare Advertencia

06. Con La Brisa Performed by Foudeqush and Ludwig Göransson

07. La Vida Performed by Snow Tha Product featuring E-40

08. Interlude Performed by Stormzy

09. Coming Back For You Performed by Fireboy DML

10. They Want It, But No Performed by Tobe Nwigwe e Fat Nwigwe

11. Laayli’ kuxa’ano’one Performed by ADN Maya Colectivo: Pat Boy, Yaalen K’uj, All Mayan Winik

12. Limoncello Performed by OG DAYV featuring Future

13. Anya Mmiri Performed by CKay featuring PinkPantheress

14. Wake Up Performed by Bloody Civilian featuring Rema

15. Pantera Performed by Alemán featuring Rema

16. Jele Performed by DBN Gogo, Sino Msolo, Kamo Mphela, Young Stunna e Busiswa

17. Inframundo Performed by Blue Rojo

18. No Digas Mi Nombre Performed by calle x vida Foudeqush

19. Mi Pueblo Performed by Guadalupe de Jesús Chan Poot

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *