Exposição interativa “Arte Alerta”chega ao Rio de Janeiro

32
0

Em sua sexta edição, a exposição Arte Alerta inaugura em dois espaços no início de dezembro: dia 1º, no Centro Cultural Correios RJ, e no dia 3, no Espaço Cultural Correios Niterói. Idealizada pela artista gaúcha Lesiane Lazzarotti Ogg, atualmente radicada no Rio de Janeiro, a mostra tem sua curadoria em parceria com Luiz Badia. Entre os diferenciais, está a possibilidade de criação e intervenção artística pelos próprios visitantes, o que tem levado milhares de pessoas para conhecer o projeto por onde ele passa, especialmente crianças e adolescentes.

“O projeto Arte Alerta foi criado com o intuito de mobilizar vários artistas na causa de alertar as pessoas sobre a degradação provocada pelo ser humano ao meio ambiente. Em um sentido mais amplo, envolvendo também outros aspectos do mundo contemporâneo que afetam a todos, como tecnologia e mudanças de comportamento”, explica Lesiane. “O Arte Alerta tem como foco plantar uma semente nas novas gerações, conscientizando uma necessidade de preservar o planeta de nossas próprias ações predatórias”, completa.

Nesta edição do Arte Alerta, 16 artistas que integram o Atelier Baluarte, do Rio de Janeiro, exibirão suas pinturas com diferentes mensagens sobre a sensível questão de preservação do entorno, questionando a postura da humanidade em relação à Natureza e à Vida. Temas como meio ambiente; animais, vegetais, sustentabilidade, aquecimento global, paz mundial, educação, preconceito, violência, COVID e afastamento social serão bordados por eles através de suas pinturas.

Além dos trabalhos expostos, serão realizadas ações de arte-educação, procurando inserir o público na mostra, convidado a produzir arte e a interagir a partir de trabalhos manuais orientados pelos monitores.

Também será exibida uma videoarte sobre a natureza chamada “Alma da Mata”, assinado pelo curador Luiz Badia.

“O projeto se diferencia nesse aspecto da comunicação e interação com o público, principalmente com as crianças, já que é delas que deve surgir um novo pensamento sobre a convivência entre o ser humano e a natureza”, afirma Badia.

Artistas participantes

Adriana Brito, Anabela Costa, Araci Gardel, Fátima Santos, Gabriel Lima, Jaqueline Ikemura, L. Lazarotti Ogg, Lise Godinho, Márcia Grijó, Marilena Mota, Matilde Toledo, Nequitz Nieves Dace, Riele Kraeter, Thereza Toscano e Yara Persi.

Sobre Lesiane Lazzarotti Ogg

Natural de Canoas, Lesiane Lazzarotti Ogg, é cidadã do mundo. Atualmente radicada no Rio de Janeiro, a artista começou sua carreira na arte com uma exposição em Cuba e já expôs no Carroussel do Louvre em Paris e na sede da ONU, em Nova York. Com uma forte atuação social, em comunidades da África e do Brasil, Lesiane é membro da Academia Brasileira de Belas Artes, desde 2019.

Serviço:

Arte Alerta VI”

Curadoria: Lesiane Ogg e Luiz Badia

Centro Cultural Correios RJ

Abertura: dia 1º de dezembro, quinta, das 15h às 19h

Visitação: de 3 de dezembro de 2022 a 28 de janeiro de 2023

Endereço: Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro – RJ

Horário: de terça a sábado, das 12h às 19h

Espaço Cultural Correios Niterói

Abertura: dia 3 de dezembro, sábado, das 13h às 18h

Endereço: Av. Visconde do Rio Branco, 481 – Centro, Niterói – RJ

Visitação: de 5 de dezembro de 2022 a 21 de janeiro de 2023

Horário: de segunda a sexta, das 11h às 18h

Entrada gratuita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *