Sem categoria

LabSonica do Oi Futuro e etnohaus lançam o EP Tocar Vol.1 

Projeto é resultado de residência musical que reuniu 20 artistas independentes

A partir desta sexta-feira (8/12), o álbum ‘Tocar Vol.1’, com oito faixas inéditas gravadas por 20 artistas independentes através do projeto ‘Tocar – residências musicais’, ficará liberado gratuitamente nas principais plataformas de áudio. A disponibilização será feita pela Tratore, a maior distribuidora de música alternativa do Brasil, e que hoje conta com mais de 20 mil artistas em catálogo e mais de 40 mil lançamentos já realizados. 

O projeto ‘Tocar – residências musicais’ é um laboratório de fusões culturais para artistas independentes, que nasceu para fomentar a pesquisa, a criação musical e o lançamento de novas produções. Os artistas participantes foram selecionados através de uma chamada pública, e os encontros criativos aconteceram ao longo de dois meses, no LabSonica, o laboratório de experimentação sonora e musical do Oi Futuro, no Flamengo, zona sul do Rio de Janeiro. 

Idealizado pela etnohaus e selecionado pelo Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, através da Lei de Incentivo da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SECEC – RJ), o ‘Tocar’ contou com a curadoria da etnohaus, Arena Carioca Dicró, Oi Futuro e do produtor convidado Jorge LZ. 

As faixas gravadas foram: ‘Um passo à frente’ e ‘Chega No Rio’, com Barbeize, Insandessa, Laura Conceição e Tyaro; ‘Bad do amor’ e ‘A Cidade’, com Ajani, Jessica Ayo, SweetJazz e Fruição Funkeira; ‘Chronos la Opera’ e ‘Sem Notas’, com Jonas Hocherman, Suyá Synergy, Mbé e Morgana; e ‘Filó na Feira’ e ‘Vinte por Dez’, com Luisa Lacerda, Renato Frazão, Kalebe e Vitória Rodrigues. 

“É um enorme prazer finalizar esse ciclo com o lançamento do EP. A primeira turma de residentes do ‘Tocar’ abraçou lindamente a proposta desafiadora que fizemos: compor, produzir e gravar sem nunca terem trabalhado juntos. Assim, além de um disco inédito e diverso, o que fica são as amizades e parcerias musicais estabelecidas, que talvez sejam os resultados mais importantes desta jornada. Esperamos que essa seja a primeira de muitas edições, pois residências como o ‘Tocar’ só fazem sentido tendo continuidade, ou seja, oferecendo ferramentas para mais e mais artistas participem, criando, assim, uma cultura de investimento no processo criativo”, comenta Lina Miguel, diretora geral da residência. 

Deixe um comentário

Sugeridos
AgendaSem categoria

Poema Suspenso para uma Cidade em Queda na Funarte SP

Ainda sem uma posição sobre um novo terreno para o Teatro de...

Sem categoria

Fotógrafo Bruno Guerchon na Fábrica Bhering

Com oito anos de trajetória, o fotógrafo Bruno Guerchon fará sua primeira...

LançamentosSem categoria

Gaúcho Felipe Gentileza lança “Tranqueiras”

O cantor e compositor gaúcho Felipe Gentileza lança nesta sexta-feira (10) o...

LançamentosSem categoria

The Script lança single influenciado pelo Oasis

Banda irlandesa que já se apresentou no Palco Mundo do Rock in...

AgendaSem categoria

Fabiana Corrêa lança livro de haicais

Escritora nascida em Bom Jardim e radicada em Cordeiro apresenta Território do...

AgendaSem categoria

Los Vibrantes estreia Gracias a La Vida

Com texto de Jérôme Savary e direção de Kleber Montanheiro, o espetáculo...

AgendaSem categoriaTeatro

Marco França conta histórias de vida e morte em A Última Cova

Com direção de Ana Rosa Genari Tezza, solo inédito com música ao...

Sem categoria

“Entre — Histórias e Caminhos” no Sesc Palladium

Como parte das celebrações dos 15 anos de atuação do Sesc Palladium...

Sem categoria

Eddy – violência & metamorfose tem sua estreia paulistana

Indicado ao Prêmio APTR 2025 nas categorias de melhores direção, ator protagonista...

Captura de Tela 2026 04 06 às 15.20.47
AgendaSem categoria

Gregorio Duvivier apresenta o sucesso O Céu da Língua no Teatro Bradesco

Escrito por Luciana Paes (que também dirige o espetáculo) e Gregorio Duvivier,...

Marcos Issa Argosfoto
AgendaSem categoria

Elder Costa e Bruna Marques percorrem sonoridades de Minas Gerais

O duo de MPB composto por Elder Costa e Bruna Moraes chega...

Captura de tela 2026 04 02
AgendaSem categoria

Carolina Manica faz novas apresentações do solo Na Sala Dos Espelhos

Em um verdadeiro tratado sobre a aparência e as ilusões do eu,...