AgendaSem categoria

Los Vibrantes estreia Gracias a La Vida

Com texto de Jérôme Savary e direção de Kleber Montanheiro, o espetáculo revisita a história do naufrágio mais famoso da literatura mundial com influências do Kabarett alemão e do circo teatro

Criado pelo encontro de ex-alunos da Escola Superior de Artes Célia Helena, o grupo Los Vibrantes marca sua estreia profissional com o espetáculo Gracias a La Vida ou Os últimos dias de solidão de Robinson Crusoé, em cartaz de 2 a 30 de julho, no Espaço Parlapatões, com sessões às quintas-feiras, às 20h.

Com texto de Jérôme Savary e direção e adaptação de Kleber Montanheiro, o espetáculo acompanha Robinson Crusoé, famoso personagem do romance de Daniel Defoe, aos 112 anos, revisitando sua história entre memória e delírio após o naufrágio que o levou à solidão. 

Para contar essa história, o grupo explora influências do Kabarett alemão e do circo-teatro, e investiga a liberdade como um grito solitário. O diferencial do espetáculo está na criação de personas autorais pelos próprios atores, que transitam entre realidade e ficção em uma encenação marcada pelo humor, pelo excesso e pela energia coletiva, criando um verdadeiro delírio cênico

A montagem tem como ponto de partida pesquisas em palhaçaria, Commedia dell’Arte e circo-teatro para a criação de personas autorais de cada integrante do elenco, que atuam como elo entre o mundo real e o universo narrativo, articulando elementos da cultura popular brasileira. 

Para a temporada no Parlapatões, a encenação é reorganizada, adaptando-se do formato em corredor para o palco italiano, além de revisar a dramaturgia em diálogo com a maturidade artística do grupo e a chegada de novos integrantes.

Em cena, estão Amanda Calove, Beatriz Ramos, Carlo Aloise, Eduardo Montoro, Francisco Mazzeu, Gabriela Eugênio, Iasmin Perales, Isadora Avruch, Luiza Caillaux, Mariana Zitto, Marie Pacheco, Rafaela Serrão e Rebecca Martins, além do músico Pedro Guimarães (sanfona).

Sobre o Instituto Brasileiro de Teatro (iBT)
O IBT nasceu em 2022 com o objetivo de democratização das artes cênicas, seja na realização e produção de eventos que apostam na diversidade, bem como visando a formação de novas plateias por meio de espetáculos gratuitos ou de preços altamente populares. O Instituto privado sem fins lucrativos apresenta uma série de ações voltada à classe teatral  propondo uma governança, que acelera a profissionalização de grupos e artistas, atuando desde a capacitação até no auxílio de realização de espetáculos, incluindo captação de investimentos do setor privado. Além disso, o IBT também é realizador de alguns grandes espetáculos, garantindo acesso universal por meio de ingressos gratuitos ou a preços acessíveis.


Sobre a C. A. Produções Artísticas
Fundada por Carlo Aloise, ator e diretor teatral de 24 anos formado pela Escola Superior de Artes Célia Helena, a C. A. Produções Artísticas atua na realização e produção de projetos culturais voltados às artes cênicas. Com foco na valorização de jovens artistas e estudantes, a produtora busca incentivar a inserção de novos profissionais no cenário teatral da capital paulista por meio de espetáculos e ações culturais comprometidas com diversidade, inovação e acessibilidade. A C. A. é realizadora do espetáculo “Gracias a La Vida ou Os Últimos Dias de Solidão de Robinson Crusoé”, e prepara para o fim de 2026 a estreia de seu primeiro projeto autoral, “Bailado Torto”, na capital paulista.

Sobre o Los Vibrantes

O grupo Los Vibrantes é formado por ex-alunos e ex-alunas da Escola Superior de Artes Célia Helena e foi criado em 2026. Seu eixo de pesquisa abrange linguagens como o circo-teatro, o teatro físico, a música e a performance. O objetivo do grupo é fortalecer o reconhecimento do teatro brasileiro como uma expressão latino-americana, promovendo o diálogo e a integração entre as diversas culturas do continente.

Tendo passado pelas mãos de importantes profissionais das artes cênicas, como Luah Guimarãez, Bete Dorgam, Joana Dória, Nando Nitsch e André Garolli, o grupo dá continuidade à sua pesquisa artística ao lado de Kleber Montanheiro em sua primeira montagem profissional.

Nesta temporada, os Los Vibrantes contam com o apoio do Instituto Brasileiro de Teatro (iBT), da Escola Superior de Artes Célia Helena, da Casa Colmeia e da Editora Pinard, especializada em literatura latino-americana. Além disso, o grupo estabeleceu uma parceria institucional com a Fundación por la Memoria Santo Antonio, organização chilena dedicada à pesquisa da memória e da arte como formas de resistência aos processos de apagamento e repressão vividos pelo povo chileno.

FICHA TÉCNICA

Direção: Kleber Montanheiro

Assistência de Direção: Gabriel Starobinas

Produção Executiva: Carlo Aloise

Coordenação de Produção: Mariana Zitto

Produção Artística: Amanda Calove e Luiza Caillaux

Produção Geral: Beatriz Ramos, Gabriela Eugênio, Iasmin Perales e Isadora Avruch

Iluminação: Gustavo Gonçalo

Operação de Luz: Caroline Rúbio

Direção Musical: Gustavo Vellutini

Execução Musical: Pedro Guimarães

Preparação Vocal: Sonia Goussinsky

Preparação corporal: Luaa Gabanini

Elenco: Amanda Calove, Beatriz Ramos, Carlo Aloise, Eduardo Montoro, Francisco Mazzeu, Gabriela Eugênio, Iasmin Perales, Isadora Avruch, Luiza Caillaux, Mariana Zitto, Marie Gassen, Rebecca Martins e Rafaela Serrão

Instagram: @losvibrantes

Design Gráfico: Carlos Zamorano

Realização: C.A. Produções Artísticas, Los Vibrantes e Escola Superior de Artes Célia Helena

Apoio: Instituto Brasileiro de Teatro e Casa Colméia

Sinopse

A trupe “O Grande Circo Mágico” está de volta da sua turnê triunfal pelo estrangeiro e apresenta a peça Gracias a La Vida. Livremente inspirado na cultura latina e na célebre Violeta Parra, o espetáculo acompanha o já centenário Robinson Crusoé enquanto revisita seu passado, relembrando o naufrágio que o deixou em profunda solidão. Com influências do Kabarett alemão e do circo-teatro, a peça trata de temas como a liberdade e a solidão a partir de uma abordagem satírica e irreverente, embalada por canções emblemáticas interpretadas pela banda da trupe, a aclamada Cosmic Blues Band.

Serviço

Gracias a La Vida ou Os últimos dias de solidão de Robinson Crusoé, com Los Vibrantes

Temporada: 2 a 30 de julho de 2026

Às quintas-feiras, às 20h

Espaço Parlapatões – Praça Franklin Roosevelt, 158, Consolação – São Paulo

Ingressos: R$40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada). 

Deixe um comentário

Sugeridos
AgendaArtes VisuaisAstrosMúsica

Mostra sobre RM, líder do BTS, abre retirada de ingressos gratuitos

Exposição “A Arte de Ser Humano — RM: The Human Behind the...

AgendaMúsicaShows

Flávio Venturini comemora 50 anos de carreira com show no Rio

Bastidores, hinos da MPB no Circo Voador Cinco décadas dedicadas à criação...

Agenda

Los Bodegueros lançam álbum de estreia Rio Habana em conexão histórica entre o samba e os ritmos cubanos

Projeto FOI gravado entre  Rio e Havana conta com participações de Áurea...

Agenda

Paço Imperial realiza seminário sobre a produção artística do Nordeste

Com o objetivo de refletir sobre a produção artística da região Nordeste...

AgendaSem categoria

Poema Suspenso para uma Cidade em Queda na Funarte SP

Ainda sem uma posição sobre um novo terreno para o Teatro de...

Agenda

‘Dia de Festa’no Teatro Sabesp Frei Caneca

A criançada pode esperar muita brincadeira, diversão e interatividade nos shows que...

AgendaTeatro

“Lábios que Beijei”, adaptação da obra de Aguinaldo Silva, estreia no Teatro Laura Alvim

Adaptação inédita de Júlio Kadetti, supervisionada pelo próprio Aguinaldo Silva, apresenta no...

AgendaTeatro

“O Filho das Mães” em Ipanema

Comédia escrita há mais de duas décadas retorna aos palcos pela primeira...

AgendaTeatro

“O Espírito da Coisa” estreia na Tijuca

A moralidade e o desejo entram em rota de colisão em uma...

AgendaFilmes

12 filmes no Jardim Suspenso do Centro Cultural São Paulo

Na programação estão obras aclamadas pela crítica e que marcaram a história...

Agenda

Lulis lança “Cais”

Depois de apresentar ao público um primeiro trabalho marcado pela diversidade estética...

AgendaMúsicaShows

Das Cinzas à Música: Paulinho Moska Traz Seus “Violões Fênix” ao Rio de janeiro

Em apresentações carregadas de simbolismo e poesia, o cantor dá voz a...