ColunasSériesTV

Biografia: She-Ra

Compartilhe
Compartilhe

Eu sou Adora, a irmã gêmea de He-Man, e defensora do castelo de cristal. Este é Espírito, meu estimado cavalo. Fabulosos poderes secretos me foram revelados no dia em que ergui minha espada mágica e disse: Pela honra de Greyskull!!

She-Ra1

Na última coluna eu falei sobre o homem mais poderoso do universo, He-Man, o príncipe de Etérnia. Nada mais natural do que falar agora de sua irmã, a princesa do poder (adoro esse título), She-Ra!

O segredo da espada

A Feiticeira, guardiã do castelo de Greyskull e seus poderes, acorda de um sono intranquilo com uma espada brilhante sob sua cabeça, indicando um dos muitos portais dimensionais do castelo. É a hora da espada ser reunida a seu dono de direito, e a Feiticeira manda o príncipe Adam e Pacato através do portal. Eles chegam em Etéria, o planeta-irmão de Etérnia, mas que ao contrário do reino do rei Randor, vive dominado pela tirania da maligna Horda.

Não demora para que o senso de justiça de Adam o faça confrontar a Horda e conhecer os rebeldes, um grupo que luta contra a dominação refugiado na floresta do sussurro, onde as tropas de Hordak não podem entrar. Governados pela rainha Ângela do reino de Lua Clara, eles sonham com o dia em que o planeta se verá livre dos crimes de Hordak e seus asseclas.

Em um confronto, Adam conhece a capitã da guarda de Hordak, Adora, e se espanta ao ver que a espada brilhante é destinada à ela. Ele é feito prisioneiro, e quando Adora o questiona sobre a atração que sente pela espada, ele diz que ela deve ser usada para o bem. Adora responde que a Horda é dona de Etéria por direito, e Adam a desafia a investigar e ver por si mesma.

Sombria, a bruxa da Horda, percebe que a espada está minando seu controle mágico sobre Adora e tira a arma da moça. É somente quando Adam, transformado em He-Man tem sua energia sugada por Hordak que Adora percebe a injustiça da Horda e retoma a espada, que agora funciona como portal de comunicação com a Feiticeira, que lhe diz as palavras mágicas: Pela honra de Greyskull.

Ao dizer isso, Adora se transforma em She-Ra, e seu cavalo espírito no SHE-RA3alado e colorido Ventania. Ela liberta He-Man, e a Feiticeira revela para os dois sua história. Eles são gêmeos destinados a proteger o universo com os poderes de suas espadas, e foram separados pouco depois de nascer, quando a Horda tentou dominar Etérnia. Hordak sequestrou a princesinha Adora e conseguiu fugir com ela para Etéria, criando-a para servi-lo. Adam cresceu como filho único, já que a dor da separação fez com que o rei proibisse que a flha fosse mencionada.

Reunidos, eles voltam para casa e a alegria da família é completa, até que um ataque combinado dos inimigos Hordak e Esqueleto faz com que Adora perceba que sua missão é agir ao lado da rebelião em Etéria, como She-Ra, até que o planeta que chama de lar fique livre da tirania da Horda.

Série irmã

A série animada de He-Man foi criada pela Mattel simplesmente para vender bonecos. O sucesso do desenho e da linha de brinquedos fez a empresa pensar na possibilidade de criar uma linha voltada para as meninas, e assim nasceu She-Ra, a irmã gêmea de He-Man, e a história que explica por que ela nunca tinha sido citada até a segunda temporada da série do irmão.

Lançado nos cinemas, o longa O segredo da espada fez grande sucesso, e foi a plataforma de lançamento ideal para a série de TV. Com verba muito maior, graças ao sucesso do irmão, a série da princesa do poder tem cenários e personagens muito mais elaborados, com um universo muito mais rico, especialmente pela diferença entre um mundo dominado, com o lado bem no papel dos fora-da-lei, e um reino pacífico cobiçado por uma caveira doida.Assim, podemos afirmar sem medo que She-Ra é um desenho melhor do que o que o originou (até por que, ao se transformar, o cabelo de Adora simplesmente cresce, ao invés da explosão auto-bronzeadora do irmão), apesar do diálogo constante entre as duas séries.

Brincadeirashe-ra5

Com o sucesso, veio a linha de brinquedos, que pecou por não ser fiel aos desenhos, apostando numa estética muito mais feminina, com bonecas de longos cabelos coloridos e roupinhas purpurinadas, e muito cor de rosa. Como “em terra de cego, quem tem olho é rei” e “quem não tem cão, caça com gato”, até os meninos compraram pelo menos a bonequinha da princesa She-Ra, já que ela era a única representação da irmã de He-Man (o cavalo Ventania, agora rosa e com cabelo rosa, não fez tanto sucesso, até que sua terceira versão, Royal Swift Wind, saiu com as cores corretas).

she-ra21

Quando He-Man foi revisitado nos anos 2000, She-Ra ganhou uma belíssima figura de ação (que manteve o cabelo de boneca) exclusiva da San Diego ComicCon. Como a personagem ainda não tinha aparecido no novo desenho, sua inspiração foi o desenho original, e o resultado foi ótimo.

review_shera_6review_shera_1

Agora, com o lançamento da linha colecionável Masters of the Universe Classics, temos o fidelíssimo protótipo da primeira figura da princesa Adora, e a promessa da melhor figura de She-Ra em todos os tempos (só espero que ela tenha cabelo de boneca de novo…).

adora

Na História

she-raApesar do sucesso, She-Ra só teve duas temporadas, com a segunda bem menor que a primeira. Quando o desenho foi lançado, He-Man estava no auge, mas o fôlego não durou muito, e as duas séries foram canceladas. Como é de praxe, passaram a ser reprisadas à exaustão, deixando uma marca nas mentes de milhões de crianças no mundo todo. Assim, foi com grande ansiedade que o mundo viu o lançamento dos DVDs das séries irmãs, que agora podem ser apreciadas pelos fãs eternamente.

É claro que o Superman e a Mulher Maravilha são os grandes ícones de herói para meninos e meninas, mas para a geração 80, sem dúvida, o homem e a mulher mais poderosos do universo são dois irmãos separados no nascimento, reunidos por duas espadas místicas, pela honra e poder de Greyskull!

she-ra12

Compartilhe

5 Comentários

  • Eu assitia tbm essa série mas discordo com vc em dizer que a série da She-ra é melhor do que a do He-man,os personagens Arqueiro,Corujito e mais uma penca de outros personagens eram insuportáveis,já os de He-man tanto heróis como vilões( especialmente os vilões) eram infinitamente mais legais que os de She-ra

  • Hehehe, acho q te contei que levei meu sobrinho a força pro cinema para ver “O Segredo da Espada”, pois eu já tnha 16 anos e tinha vergonha de ir ao cinema ver um filme “infantil”. E acho q você sabe também da história de um certo moderador de site de figuras de ação que tinha esta she-ra que vinha com pente… 😆

  • Diego, o que quis dizer foi mais relacionado à grana mesmo. Como She-Ra teve um investimento maior, é mais sofisticada. Há muito mais cenários e os roteiros são mais elaborados, até pelo fato de o lado bom ser um bando rebelado contra o poder vigente.
    Sobre personagens, especialmente os cômicos, vai do gosto de cada um mesmo…

    E Angelo, acho que todo mundo teve essa She-Ra. Ela era irmã do He-Man, poxa! Não podia ficar fora da coleção… o pentinho rosa era só um detalhe, hehehe.

  • Bom na minha opinião a série perfeita seria a She-ha lutando contra os vilões do He-man.
    A She-ra é a Princesa do Poder e alem de ser super poderosa com aquela espada realmente mágica se tranformando em tudo hehehe… ainda por cima tem um sarcasmo que consegue superar até o Esqueleto que na minha opinião é muito melhor que o He-man.
    Na série do He-man ele dava um soco lá e acabou o desenho. A she-ra tinha um pouco mais de trabalho pra vencer os inimigos de maneiras diferentes.
    Acho que já comentei aquí mas o melhor de He-man na minha opinião são os vilões. O Esqueleto então me faz rir… MALDITO MENTOR…

  • You certainly understand what youre referring to. Man, this website is simply excellent! I cant wait to browse more of what youve got to share. Im actually delighted that I discovered this when I did since I had been truly starting to become tired with the total writing world. Youve turned me around, dude!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
CríticasSéries

Bebê Rena: uma catarse em forma de minissérie

Cá estou eu de novo atrasada pro rolê. Foi só após o...

AgendaTV

Inscrições abertas para curtas-metragens no programa ‘Telas da Cine-Arte’

A Sou + Pop TV acaba de abrir inscrições para o programa...

FilmesPremiaçõesTV

Globo de Ouro e Oscar – qual a diferença?

Acontece hoje (5) em Los Angeles, Estados Unidos, às 22 horas (horário...

AutoralColunasLiteratura

“Da energia e força vital, análise comparada” em Os Campeões da Evolução

De modo simples e criterioso, você obterá informações básicas suficientes para escolher,...

CríticasListasSériesTV

As melhores séries de 2024

FEUD: CAPOTE VS. THE SWANS(Disney Plus)Porque essa antologia FEUD é hoje a...

AstrosFilmesListasTeatroTV

Ney Latorraca e seus personagens marcantes

Faleceu ontem (26) o ator e diretor Ney Latorraca, aos 80 anos no...

ColunasFilmesLiteratura

Família Suassuna vende barato a herança de O Auto da Compadecida

O Auto da Compadecida 2, lançado em 25 de dezembro de 2024,...