The Oath é a nova produção original do Crackle, serviço de assinatura on-demand da Sony. A série explora o mundo secreto das gangues de policiais que atuam dos dois lados da lei. Na última sexta-feira (06/04), dia da estreia dos três primeiros capítulos, a Rio 2C contou com um painel que teve a presença do EVP da Sony Entertainment, T.C. Schultz, que falou sobre a linha editorial da plataforma e planos para a América Latina. Também estava presente o ator Ryan Kwanten, que interpreta o protagonista Steve Hammond.

O criador da série, Joe Halpin, trabalhou por 17 anos como policial infiltrado em Los Angeles. A produção é do rapper 50 Cent. Ryan revelou que recebeu dez roteiros de uma vez. Segundo ele, Halpin é um cara incrível, que passou a vida “lendo” as pessoas. Para o público já adiantou que The Oath será surpreendente. Haverá personagens que se tornarão queridos e também muitas resoluções inesperadas.

A série foi filmada em Porto Rico (entre dois furacões). A produção queria mostrar um cenário diferente de Los Angeles ou Nova York. Sobre trabalhar com Sean Bean (o Boromir de O Senhor dos Anéis), Ryan disse: “Ele é um cara tranquilão, mas você dá a ele um roteiro e ele vira um monstro”. O clima de camaradagem existente entre os personagens foi, segundo o ator, reflexo das filmagens. O título da série (O Juramento na tradução literal) é uma alusão ao juramento feito pelos policiais americanos quando ingressam na corporação, que se reproduz quando um novo membro entra na gangue.

A dupla também discutiu sobre a forte competição no ramo atual das séries. “Ser bom já não basta. Tem que ser fantástico.”, disse T.C., que garantiu que The Oath não é parecido com nada que está disponível. “Você assiste e não consegue parar. É o tipo de programa que as pessoas viciam”.

Também ressaltaram a força das personagens femininas da série, como Karen Beach (Katrina Law) e a agente Aria Price (Elisabeth Röhm). “São duas potências”, elogiou Ryan. O ator também lembrou sua experiência em True Blood, que teve grande audiência e continua atraindo espectadores. Também lembrou da outra vez que esteve no Rio de Janeiro para participar de “Rio Eu te Amo”. “Foi fantástico! Você vê como é fácil se apaixonar por essa cidade. Eu fiquei impressionado com integração entre montanhas e praia. Entendo por que (a cidade) atrai tanta gente” O ator, que é australiano, também ressaltou as semelhanças entre os países, pela paixão dos povos e a questão do acolhimento.

Perguntado pela Revista Ambrosia sobre qual sua série policial predileta o ator revelou que “The Wire” (A Escuta), da HBO, é sua preferida. Também perguntamos sobre seus filmes policias prediletos. Ryan citou o brasileiro Tropa de Elite e todos de Martin Scorsese que abordam o tema.

O parágrafo abaixo contém spoilers

A cena inicial do primeiro episódio foi exibida para a imprensa. É uma tensa sequência em que um grupo de assaltantes mascarados invade um banco. Quando eles entram no carro que os aguarda, se revelam policiais. Trocam de roupa e voltam ao local do crime como se acabassem de chegar para resolver o caso.

Fotos: Murilo Dantas (produção)