Websérie destaca os outros grupos sociais que tiveram protagonismo no processo de independência do brasil

35
0

A websérie “Outros Gritos da Independência” traz luz à contribuição de diferentes grupos sociais que participaram da construção do projeto da nação brasileira. Dividida em quatro episódios, a série apresenta professores, historiadores e lideranças de movimentos sociais que destacam e valorizam a participação dos que ficaram esquecidos à margem do processo da Independência: a população negra, os indígenas, as mulheres e a classe trabalhadora. Mais do que expor os aspectos históricos, sociais e políticos do processo, o objetivo é destacar as participações que, no passado, foram suprimidas.

A websérie é produzida pela Forte Filmes, Oito Produções Culturais e Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

“A imagem que simboliza a Independência e que nos foi passada é a figura de Dom Pedro I e de homens brancos fardados empunhando espadas. Mas o processo envolveu outros importantes grupos sociais que tiveram participação decisiva em combates e revoltas que sacudiram o país naquele período. É sobre a participação destes grupos que queremos ressaltar e valorizar” diz Luiz Prado, diretor da websérie.

O primeiro episódio (abaixo) e os demais podem ser conferidos no canal da Forte Filmes no YouTube.

*Informações via assessoria de imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *