AgendaEducaçãoTeatro

Atos de Fala lança convocatória para laboratório de criação

Em 2025, o festival Atos de Fala está de volta à cena para sua sétima edição. Criado há 14 anos pelos curadores Cristina Becker e Felipe Ribeiro, o projeto abarca festival, seminários, publicações, laboratórios de criação e intercâmbio de artistas. Desta vez, o Atos de Fala estará no Teatro III do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro, em novembro. Como parte da nova edição do evento, artistas residentes do Estado do Rio de Janeiro podem se inscrever gratuitamente para participar de um laboratório de criação de palestras-performances – os interessados podem acessar e preencher o formulário disponível no site do Festival – entre 29 de julho e 15 de agosto.

Serão selecionadas até seis propostas a serem desenvolvidas durante dez dias de trabalho presencial em setembro no CCBB RJ, seguido de encontros semanais de orientação ao longo do mês de outubro, até a apresentação do resultado do processo, dentro da programação do festival, entre 13 e 23 de novembro. A comissão de seleção é composta por Cristina Becker, Felipe Ribeiro e Marcéllo Mucída (os três do Atos de Fala), além de outros dois convidados. A divulgação do resultado está prevista para o dia 21 de agosto, no site e nos perfis do festival no Instagram e Facebook (@atosdefala).

Nesta edição do laboratório de criação, o festival busca propostas inéditas, em diferentes estágios de desenvolvimento, que explorem o campo das palestras-performances e, especialmente, projetos que especulem sobre relações de convivência – elaborados em escopos sociais, históricos e políticos, mas também pela via dos ecossistemas, da relação com as várias matérias do planeta, e mesmo suas relações mais sensíveis, fenomenológicas, energéticas e cosmológicas. Segundo os curadores, o termo “palestra-performance” é bastante abrangente e engloba performances que ajam pela fala.

Deixe um comentário

Sugeridos
CríticasTeatro

Excelente montagem de A Gaivota, de Tchekhóv

O Armazém Companhia de Teatro está de volta com uma nova montagem...

AgendaArtes VisuaisAstrosMúsica

Mostra sobre RM, líder do BTS, abre retirada de ingressos gratuitos

Exposição “A Arte de Ser Humano — RM: The Human Behind the...

AgendaMúsicaShows

Flávio Venturini comemora 50 anos de carreira com show no Rio

Bastidores, hinos da MPB no Circo Voador Cinco décadas dedicadas à criação...

Agenda

Los Bodegueros lançam álbum de estreia Rio Habana em conexão histórica entre o samba e os ritmos cubanos

Projeto FOI gravado entre  Rio e Havana conta com participações de Áurea...

Agenda

Paço Imperial realiza seminário sobre a produção artística do Nordeste

Com o objetivo de refletir sobre a produção artística da região Nordeste...

AgendaSem categoria

Poema Suspenso para uma Cidade em Queda na Funarte SP

Ainda sem uma posição sobre um novo terreno para o Teatro de...

Agenda

‘Dia de Festa’no Teatro Sabesp Frei Caneca

A criançada pode esperar muita brincadeira, diversão e interatividade nos shows que...

AgendaTeatro

“Lábios que Beijei”, adaptação da obra de Aguinaldo Silva, estreia no Teatro Laura Alvim

Adaptação inédita de Júlio Kadetti, supervisionada pelo próprio Aguinaldo Silva, apresenta no...

AgendaTeatro

“O Filho das Mães” em Ipanema

Comédia escrita há mais de duas décadas retorna aos palcos pela primeira...

AgendaTeatro

“O Espírito da Coisa” estreia na Tijuca

A moralidade e o desejo entram em rota de colisão em uma...

AgendaFilmes

12 filmes no Jardim Suspenso do Centro Cultural São Paulo

Na programação estão obras aclamadas pela crítica e que marcaram a história...