AgendaTeatro

“Billdog 2” estreia em janeiro no CCBB-RJ

Depois do sucesso de público e crítica “Billdog” (2012), o ator Gustavo Rodrigues retorna à cena como o assassino de aluguel – protagonista de uma série de três peças (“Bane”, no original) do ator e autor inglês Joe Bone, que viraram hit em Londres. Com estreia marcada para 3 de janeiro no Teatro 3 do Centro Cultural Banco do Brasil – Rio de Janeiro, “Billdog 2” tem direção do próprio Gustavo junto com Joe.

O diretor Guilherme Leme Garcia assina a supervisão artística. “Billdog 2” ficará em cartaz de quarta a domingo, às 19h30, até 23 de fevereiro.

O mercenário Billdog está de volta – e, como de hábito, numa eletrizante trama policial, com referências pinçadas de filmes noir e de ação, de histórias em quadrinhos e da cultura pop principalmente dos anos 70 e 80.

Na continuação da saga do anti-herói Billdog, Gustavo Rodrigues interpreta não apenas o mercenário que dá nome à peça, mas todos os 46 personagens da história. Em cena, o ator é acompanhado do músico Tauã de Lorena, que assina a direção musical e executa, ao vivo, a trilha sonora original composta por Ben Roe. Na trama, o protagonista Billdog ganha a vida como um mercenário nas ruas de uma cidade fictícia, em algum lugar da América. O fardo de ser um criminoso começa a pesar em sua consciência. Deprimido e tendo pesadelos, ele se consulta com um psiquiatra. Mas, enquanto tenta colocar a cabeça no lugar, ele precisará acertar as contas com um velho amigo, acabar com o mafioso que quer matá-lo e lutar contra um monstro tóxico.

O cenário é uma caixa preta. A simplicidade da cenografia e do figurino (Gustavo veste uma única roupa) dão espaço para o ator se desdobrar nos 46 personagens em diferentes lugares no decorrer da trama – do escritório do mafioso Ivan ao clube de pôquer Jackpot, passando pelo consultório do psiquiatra Dr. Purum Fuki até o antigo porto da cidade contaminado com um misterioso lixo tóxico. Além dos diálogos, Gustavo se incumbe dos inúmeros efeitos sonoros que pontuam a história: barulhos de carros e motos, portas rangendo, tiros, gavetas abrindo e fechando, cigarros sendo acesos.

Em “Billdog 2”, o ator foi buscar na cultura pop dos anos 70 e 80 referências para a construção da encenação e dos personagens criados por Joe. “Queria fazer uma peça com referências desse período que constituiu minha infância e adolescência, meus sonhos e descobertas, com influências das músicas de bandas como The Doors, Legião Urbana, Blitz, Cazuza; filmes do Tarantino, do Batman e que passavam na Sessão da Tarde”, conta.

“Billdog” estreou em 2012 no Teatro Café Pequeno, no Rio de Janeiro. Durante os cinco anos em que a peça ficou em cartaz, foram mais de 350 apresentações em 45 teatros, entre Rio, São Paulo e Rio Grande do Sul, além da participação no Festival de Avignon (França) e Festival Tréteaux du Maroni (Guiana Francesa).

Ficha técnica

Texto e concepção: Joe Bone
Direção: Gustavo Rodrigues e Joe Bone
Supervisão artística:  Guilherme Leme Garcia
Elenco: Gustavo Rodrigues (Ator) e Tauã de Lorena (Músico)
Composição de trilha sonora:  Ben Roe
Direção musical: Tauã de Lorena
Iluminação: Aurélio de Simone
Figurino: Reinaldo Patrício
Preparação corporal:   Brisa Caleri
Programação visual:  Marcus Clausen
Fotos:  Guarim de Lorena
Operador de luz:  Rodrigo Lopes
Convidado especial:  Guiga Fonseca
Produção executiva:  Luan Victor
Direção de produção:  Monique Franco
Idealização e realização: Gustavo Rodrigues/Franco Produções Artísticas

 

Serviço

Temporada: 3 de janeiro a 23 de fevereiro de 2020.
Dias e horários: De quarta a domingo, às 19h30.
Local: CCBB Rio (Rua Primeiro de Março, 66 – Centro) – Teatro III
Informações: (21) 3808-2020.
Lotação: 86 lugares.
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia).
Venda de ingressos: De quarta a segunda, das 9h às 21h, na bilheteria do CCBB e pelo site: www.eventim.com.br
Classificação: 18 anos. Duração: 65 min.

Deixe um comentário

Sugeridos
Festival do Rio
AgendaFestivaisFilmes

Destaques do Festival do Rio, dia 6 de outubro.

A estreia da série documental Marília Mendonça: Sentimento Louco, da diretora Susanna...

Édipo de Novo?
AgendaTeatro

‘Édipo de novo?’ desembarca em São Paulo

A comédia “Édipo de novo?” desembarca em São Paulo para quatro apresentações...

2 OSJ Chiquinha Gonzaga e Flor Gil Foto Rafael Ribeiro
AgendaShows

OSJ Chiquinha Gonzaga celebra cinco anos

“O Palco é Nosso” é o nome do concerto que a Orquestra...

Captura de tela 2026 10 01
AgendaTeatro

Claudio Fontana interpreta o solo ‘A Raiz’

Solo narra a história de um menino que busca viver sua identidade,...

Carol Botelho e Deborah Marins em Um Rio dentro de mim - Divulgação
AgendaTeatro

“Um Rio dentro de mim” volta aos palcos em tour pelo RJ

“Um Rio Dentro de Mim” está de volta aos palcos em tour...

Sp criancas passeio cinema b32 up 01
AgendaFilmesInfantil

Cine Concerto apresenta UP: Altas Aventuras

Uma jornada emocionante que une o filme e a execução ao vivo de...

Cartas Amarelas Derya (Özgü Namal) e Aziz (Tansu Biçer) crédito Ella Knorz Autoral Filmes (3)
AgendaFestivaisFilmes

‘Cartas Amarelas’, vencedor de Berlim, no Festival do Rio

Dois longas da Autoral Filmes são destaques no Festival do Rio deste...

Elenco de Café, Almoço, Jantar - Crédito fotográfico Vantoen Pereira Jr
AgendaTeatro

“Café, Almoço, Jantar” chega à Casa de Cultura Laura Alvim

Com Fátima Patrício, Gabriel Breves, Aldo Perrotta e Renato Albuquerque no elenco,...

Foto 1 VivaSivuca
AgendaShows

Viva Sivuca” leva clássicos do compositor à Acaso Cultural

Claudia Castelo Branco celebra a obra de Sivuca em show na Acaso...

4BB Ralando Coco (pintura), de Li Monteiro (AL) crédito Li Monteiro
AgendaArtes Visuais

4ª Bienal Black Brazil Art anuncia calendário

A Bienal Black Brazil Art (BB) é uma iniciativa brasileira dedicada à...

Valentina Lisitsa 2 Photo Daniil Rabovsky g
AgendaClássicosMúsica

5ª edição do Festival Chopin em São Paulo

Dia 3 de outubro, sábado, às 20h30, começa o Festival Chopin 2026,...

GOnzaguinha é
CríticasTeatro

“Gonzaguinha é” retrata o “Pescador de Ilusões” no Rio

Há de se celebrar, sempre, um artista como Gonzaguinha e sua obra,...