Cerca Viva1 Crédito Luiz Henrique Sá
AgendaTeatro

“Cerca Viva” inicia temporada no Teatro Firjan Sesi Centro

Com direção de Cesar Augusto e dramaturgia de Rafael Souza-Ribeiro, peça aborda dilemas e frustrações típicos de um casamento

O espetáculo teatral “Cerca Viva”, dirigido por Cesar Augusto, inicia temporada no Rio de Janeiro a partir do dia 9 janeiro de 2023. Com dramaturgia de Rafael Souza-Ribeiro, a peça traz os atores Camila Nhary (Lúcia) e Gabriel Albuquerque (Luiz) no papel de um jovem casal que resolve deixar a vida agitada da capital para morar em uma cidade rural em processo de urbanização. A peça estará em cartaz até o dia 14 de fevereiro, no Teatro Firjan Sesi Centro, no Centro da cidade, sempre às segundas e terças, às 19h.

Ambientada na década de 50, a produção aborda no meio dessa mudança radical de rotina a aflição de Lúcia por postergar os seus sonhos e abdicar de uma promissora carreira para acompanhar o seu marido em um novo emprego na área industrial. Repletos de indagações, dúvidas, receios e algumas certezas dentro do casamento, eles passam a questionar o vazio de suas vidas ao tentarem construir a imagem da família tradicional perfeita. Todos os dilemas do casal, principalmente os de Lúcia, ganham ainda mais força por conta do convívio com seus novos vizinhos, Valcir (Sávio Moll) e Regina (Ângela Rebello), que acabam trazendo uma nova visão sobre algumas questões que os afligem. 

De acordo com a atriz Camila, a montagem é uma chance do público perceber o que mudou dos anos 50 para cá e os principais conflitos das mulheres no país. “Estreamos esse espetáculo nas lonas culturais, oferecendo um bate-papo depois da sessão, e as conversas foram riquíssimas. Ouvimos inúmeros depoimentos de mulheres que abriram mão de seus anseios profissionais para acompanhar a carreira do marido, outras que contaram sobre os seus dilemas e desafios diante de uma gravidez, entre outras questões delicadas dentro do universo feminino. Era unânime entre as espectadoras que parece que muito pouco mudou dos anos 50 para cá. Há muitas Lúcias por aí e o espetáculo traz um olhar e uma reflexão acerca desses assuntos e tabus”, afirma. 

Entre abril e maio de 2022, “Cerca Viva” estreou em circulação pela Lona Cultural Municipal Carlos Zéfiro, em Anchieta, pelo Teatro Ruth de Souza, no Parque das Ruínas, em Santa Teresa, e pela Lona Cultural Municipal Terra, em Guadalupe. Em novembro, a peça esteve presente em Campo Grande e Volta Redonda. 

SOBRE A TRAMA

Mais do que apresentar a história de um casal em crise, a peça reflete sobre as agruras da mulher dentro do casamento, na maternidade e na realização profissional e elucubra sobre as pressões e os padrões estabelecidos por uma sociedade burguesa e patriarcal. 

Em cena, Camila é Lúcia, uma mulher moderna, cosmopolita e de classe média, que vive com um marido amoroso, Luiz, em uma casa confortável. Ela teme repetir os passos da mãe, mas se vê sufocada e com sua identidade desintegrada com a cobrança de exercer um papel que nunca sonhou: o de esposa devotada e dona de casa. Em meio à efervescência política da Era Vargas, a pressão sobe ainda mais com a interferência do casal vizinhos, separados apenas por uma pujante cerca viva, que dá nome ao espetáculo. 

FICHA TÉCNICA

Elenco: Angela Rebello, Camila Nhary, Gabriel Albuquerque e Sávio Moll. Texto: Rafael Souza-Ribeiro. Direção: Cesar Augusto. Cenário: Elsa Romero e Luiz Henrique Sá. Iluminação: Ana Luzia Molinari de Simoni. Figurino: Bruno Perlatto. Visagismo: Márcio Mello. Direção Musical: Marcello H. Assistente de Direção: João Gofman. Identidade Visual: Bruno Dante. Assistente de Cenografia: Mariana Marton. Técnico/operador de luz: Pedro Carneiro. Fotografia: Luiz Henrique Sá. Operador de Som: Rômulo Chindelar.  Assistente de Figurino: Evelyn Cirne. Técnico de Som: Bryan Cortez. Técnico de Luz: Paulo Ignácio. Assistente de Produção: Matheus Henrique. MKT Digital:  MG Comunicação Digital. Intérprete de Libra: Claudia Chelque. Assessoria de Imprensa: Michelle Antelo e Tatiana Garritano. Cenotécnica: Fátima de Souza. Serralheiro: Cabeção. Produção Executiva: Bárbara Montes Claros. Direção de Produção: Damiana Inês. Idealização: Camila Nhary.

SERVIÇO – PEÇA “CERCA VIVA”

Local: Teatro Firjan Sesi Centro – Rio de Janeiro 
Av. Graça Aranha, 1, Centro. Tel.: (21) 2563-4455
Datas e horário: 9 de janeiro a 14 de fevereiro (segunda e terça), às 19h
Classificação: 12 anos
Duração: 60 mi
Gênero: Drama tropical 
Valor: R$30,00 (inteira) e R$15,00 (meia)
Link para compra de ingressos: https://bileto.sympla.com.br/event/79150 
Assessoria de imprensa do espetáculo:
Michelle Antelo | michelleantelo@gmail.com | (21) 98167-6131
Tatiana Garritano | tatianagarritano@gmail.com | (21) 98283-5039

Deixe um comentário

Sugeridos
João Attuy como o Imperador Sábio, Adriana Lessa como a Rainha da Neve, Carlo Porto como o Rei Vaidoso e Guilherme Carvalho como Andersen (Crédito João Pedro Hachiya)
AgendaTeatro

Belém recebe o espetáculo “Sonho Encantado de Cordel, O Musical”

Com músicas originais de Paulinho Moska, Chico César e Zeca Baleiro, peça...

Diego Esteve e Yasmin Martins Mendes
AgendaFilmes

‘Festival Intl de Cinema de Carazinho’ chega a 2ª edição

Após o sucesso da primeira edição em 2025, o ‘Festival Intl de...

Priscilla Colombi em A Vingança é um Jardim Selvagem foto Adriana Marchiori
AgendaTeatro

“A vingança é um jardim selvagem” vai entrar em cartaz no iBT

  Pela primeira vez na capital paulista, A vingança é um jardim...

Captura de tela 2026 10 13
AgendaTeatro

Do Ventre à Cabeça, solo de Luiza Braga, estreia no Sesc Ipiranga

Com dramaturgia e atuação de Luiza Braga, e direção de Victor Mendes...

Écoute
AgendaShows

Buster Keaton em três curtas

Em apresentação única no Teatro B32, músicos franceses executam ao vivo a...

Squel Confissões de uma porta bandeira
AgendaFestivaisFilmes

‘Squel, Confissões de uma porta-bandeira’ participa da 50ª Mostra de São Paulo

Após se aposentar em 2022, Squel Jorgea decide voltar ao Carnaval do...

Foto Mariana Scofano Divulgação
AgendaTeatro

Mariana Scofano integra elenco de Heathers, o Musical, no Rio

A atriz Mariana Scofano integra o elenco de Heathers, o Musical, montagem...

JET TOUR PHOTO
AgendaShows

JET pela primeira vez no país

A espera de mais de duas décadas finalmente chega ao fim para...

Giovanna Adoracion
AgendaShows

“Jazz dos Muertos” estreia no La Esquina, na Lapa

Novo projeto abre espaço para talentos do Jazz, Latin Jazz, Bossa Nova,...

1 Fábio Rizental Crédito divulgação
AgendaShows

Fábio Rizental celebra legados da MPB

O aclamado guitarrista, compositor e cantor revisita clássicos de Milton Nascimento, Djavan...

Era Uma Vez o Rei – Grupo Pombas Urbanas Foto de Ricardo Avellar
AgendaTeatro

Teatro Comunitário reúne Brasil e Colômbia em Cidade Tiradentes

De 13 a 17 de outubro de 2026 (de terça-feira à sábado),...

Na Terra de Arto (Le Pays D’arto) crédito Autoral Filmes
AgendaFestivaisFilmes

Dois títulos da 50ª Mostra de São Paulo

Com première nacional no evento, dentro da mostra Perspectiva Internacional: “Na Terra...