AgendaInfantilTeatro

Cia. Madeirite Rosa inicia celebração de dez anos com temporada o infantojuvenil “Pro Mundo Virar”

Pro mundo virar Foto de Fernanda Borges

No dia 31 de janeiro de 2024, a Cia. Madeirite Rosa dá início a uma grande temporada que celebra os seus dez anos de trajetória. Com o projeto “Cia. Madeirite Rosa 10 ANOS” contemplado na 17ª Edição do Prêmio Zé Renato para a Cidade de São Paulo, o grupo realizará cerca de 30 apresentações gratuitas e rodas de conversas em diferentes regiões da cidade de São Paulo, até o fim de 2024.

A primeira temporada será dedicada às crianças e adolescentes, com apresentações gratuitas do espetáculo infantojuvenil “Pro Mundo Virar”, que narra a história de Ela, uma garotinha criativa, que gosta de dançar e de cantar, mas não encontra espaços para suas criações e inspirações ao longo da vida. Ao tentar desbravar novos caminhos, Ela acaba escorregando para um outro tempo e espaço, onde cantar, criar e dançar é tão comum quanto respirar, e onde a atitude inventiva do ser criança é parte fundamental da vida. 

As primeiras apresentações da temporada acontecem no dia 31 de janeiro (quarta-feira), às 10h e às 14h30, na Fundação CASA Chiquinha Gonzaga, na Vila Prudente. Depois, no dia 01 de fevereiro (quinta-feira), o grupo se apresenta às 10h, na Fundação CASA Bom Retiro, no Brás. No dia 08 de fevereiro (quinta-feira), às 11h, a apresentação acontece no Centro de Acolhida Encosta Norte.

Em 24 de fevereiro (sábado), às 16h, a apresentação acontece na Okupação Coragem. E em 29 de fevereiro (quinta-feira), na Casa de Cultura São Rafael, às 14h. Em março as apresentações acontecerão em escolas e espaços culturais da zona oeste e em abril na região norte da cidade.

Com base na integração das linguagens do teatro, dança, música e poesia, o espetáculo “Pro Mundo Virar” transita por temáticas que envolvem os enquadramentos e imposições sociais dadas aos indivíduos e seus corpos desde a infância, refletindo sobre a importância da imaginação e da incorporação de saberes diversos nos processos de aprendizado de cada pessoa. 

“Pro Mundo Virar” reflete também sobre os papéis das instituições como a escola, o trabalho e a saúde na formação dos seres humanos e, com delicadeza poética, aborda temas que permeiam o cotidiano de crianças e adolescentes, reforçando a importância da criação humana nos processos de transformação e renovação do mundo.

Além da temporada para o público infantojuvenil, o projeto “Cia. Madeirite Rosa 10 ANOS” propõe ainda a circulação gratuita do espetáculo “A Luta”, a partir do mês de maio. Destinado ao público adulto, que foi construído a partir da recriação de esquetes e gagues clássicas de palhaçaria, dando forma a discussões e questões sociais atuais, o espetáculo aborda diversas realidades de exclusão na cidade por meio da linguagem cômica crítica e pautando a representatividade da mulher em cena em espaços periféricos da cidade, onde estes problemas são intensamente vivenciados e/ou debatidos.

Ficha Técnica

Dramaturgia original: Liz Nátali. Colaboração dramatúrgica: Diane Boda, Luciana Gabriel, Rafaela Carneiro, Tamy Dias. Atuação: Diane Boda, Luciana Gabriel, Rafaela Carneiro. Direção e preparação de elenco: Tamy Dias. Assistência de direção: Rafaela Carneiro. Musicistas: Bruno Mota, Jéssica Evangelista. Músicas: Bruno Mota, Liz Nátali. Direção musical e arranjo: Bruno Mota. Preparação e direção em canto: Ana Lessa. Cenário: Cristiane Lima, Pedro Paes. Figurinos e adereços: Cristiane Lima. Divulgação: Jéssica Evangelista. Assessoria de imprensa: Luciana Gandelini. Produção: Diane Boda, Luciana Gabriel, Rafaela Carneiro

Serviço:

Espetáculo “Pro Mundo Virar”

Com Cia. Madeirite Rosa

Sinopse: A menina Ela gosta de dançar e de cantar desde a barriga da mãe. Durante seu crescimento, a garota enfrenta dificuldades para fazer com que suas criações e inspirações tenham lugar nos vários espaços da vida. Até que uma duvidosa solução para seus conflitos a faz escorregar para um outro tempo e espaço. Lá, Ela encontra um mundo onde cantar, criar e dançar é tão comum quanto respirar; e onde a atitude inventiva do ser criança é parte fundamental da vida.  Duração: 50 minutos

Classificação Livre – Grátis – Teatro Infantil

Quando: 31 de janeiro de 2024 (quarta-feira) – Horário: 10h e 14h30 – Onde: Fundação CASA Chiquinha Gonzaga, Vila Prudente. 

Quando: 01 de fevereiro de 2024 (quinta-feira) – Horário: 10h – Onde: Fundação CASA Bom Retiro, Brás. 

Quando: 08 de fevereiro de 2024 (quinta-feira) – Horário: 11h – Onde: Centro de Acolhida Encosta Norte – Rua Ary Cordovil, 200 – Jardim das Oliveiras – Itaim Paulista – Zona Leste – São Paulo -SP

Quando: 24 de fevereiro de 2024 (sábado) – Horário: 16h – Onde: Okupação Coragem – R. Vicente Avelar, 53 – Conj. Res. José Bonifácio – Zona Leste – São Paulo – SP Quando: 28 de fevereiro de 2024 (quinta-feira) – Horário: 11h – Onde: Casa de Cultura São Rafael –  R. Quaresma Delgado, 354 – Jardim Vera Cruz – Zona Leste – São Paulo – SP

Deixe um comentário

Sugeridos
PIAF
AgendaTeatro

‘PIAF – Eu não me arrependo’ chega ao Rio de Janeiro após sucesso em São Paulo

Musical relembra a trajetória da lendária cantora francesa em superprodução musical protagonizada...

Festival do Rio
AgendaFestivaisFilmes

Festival do Rio reúne filmes premiados em Cannes, Berlim, Veneza, Toronto, San Sebastián e Sundance

Lista reúne obras premiadas e diretores consagrados como Hirokazu Kore-eda, Asghar Farhadi,...

Patrullaje
AgendaFestivaisFilmes

Soy Loco por Ti, Centroamérica

Uma cinematografia ainda pouco conhecida no Brasil, mas que vem conquistando espaço...

Festival Imortal Urbano
Agenda

3ª edição do Festival Imortal Urbano movimenta casarão histórico na Lapa

Casa Tao reúne mestres, pesquisadores e vivências de filosofias orientais e herméticas...

Ana Paula Sirino, Urucum tombado. 2026 Óleo sobre tela 100x100 cm
AgendaArtes Visuais

Entre vestígios e futuros investiga o que a matéria e a paisagem guardam do tempo

Com curadoria de Priscyla Gomes, exposição apresenta os trabalhos desenvolvidos por Ana...

Helen Salomão, autoretrato cédito Helen Salomão
AgendaArtes VisuaisFotografia

Festival destaca a arte da fotografia na periferia de São Paulo

Nos dias 26 e 27 de setembro, o Festival Photothings 2026 ocupa...

Captura de tela 2026 09 03
AgendaTeatro

Johnny Massaro estreia solo A gente mira no amor e acerta na solidão

Com produção artística de Pablo Sanábio, dramaturgia de Júlia Portes e direção...

Vino Fragoso em A Pequena Prisão - Crédito Letícia Cecília
AgendaTeatro

“A Pequena Prisão” volta aos palcos na Casa de Cultura Laura Alvim

Descrito como “belo”, “impactante” e “impecável” por artistas como Marieta Severo, Matheus...

HAMLET 8X16 Crédito Pio Figueiroa (6)
Agenda

Mostra Ocupa Boal apresenta nova temporada de “Hamlet 16×8”

Depois do sucesso da primeira temporada no Rio em julho, o solo...

Foto Giovana Sanches Martins
AgendaClássicosShows

RioHarpFestival ganha versão latino-americana com entrada gratuita

Programação integra a I Semana de Arte do Rio de Janeiro com...