AgendaTeatro

“Cora, Doce Poesia” celebra a vida e obra da poetisa Cora Coralina no Teatro do SESI

“Eu vou escrever poesia sim!
Vou escrever por todas as desgraças e aflições
Que eu terei na minha vida
Eu vou escrever nem que o mundo desabe sobre
A minha cabeça!”
(Cora Coralina) 


O Núcleo Caboclinhas, em celebração aos seus 16 anos de trajetória, apresenta o premiado espetáculo infantojuvenil “Cora, Doce Poesia”. Esta produção homenageia a vida e obra da grande poeta goiana Ana Lins dos Guimarães Peixoto Brêtas, mais conhecida como Cora Coralina.

O espetáculo será apresentado de forma gratuita no Teatro do SESI na Avenida Paulista, de 10 de agosto a 3 de setembro. O público-alvo são crianças a partir de 7 anos, embora seja permitido para todas as idades.

“Cora, Doce Poesia” é um espetáculo narrativo lítero-musical, destacando a vida simples, os versos, as flores, os doces e as lições de vida de Cora Coralina. A trajetória de sua vida, desde a infância até a velhice, é contada e cantada com muito lirismo, música e poesia pelas talentosas atrizes do Núcleo Caboclinhas.

O Núcleo Caboclinhas tem dedicado seus 16 anos de trajetória à pesquisa e valorização da diversidade cultural brasileira, explorando sua literatura, musicalidade, cores, danças e várias outras manifestações que compõem este universo vasto e rico.

A produção conta com dramaturgia e direção do Núcleo Caboclinhas, cenografia e adereços de Victor Merseguel, figurinos de Rogerio Romualdo, trilha original e direção musical de Zé Modesto e elenco formado por Aline Anfilo, Geni Cavalcante, Giuliana Cerchiari e Luciana Silveira.

Sinopse 
A vida simples, os versos, as flores, os doces e as lições de vida de Cora Coralina estão impressos nesta singela homenagem à poetisa goiana Ana Lins dos Guimarães Peixoto Brêtas. A trajetória de sua vida, desde a infância até sua velhice, é contada e cantada com muito lirismo, muita música e muita poesia pelas atrizes do Núcleo Caboclinhas.

Sobre o Núcleo Caboclinhas
Neste ano de 2023, as caboclinhas completam 16 anos de trajetória comprometidas com a pesquisa e valorização da diversidade cultural brasileira- sua literatura, musicalidade, cores, danças e diversas outras manifestações que fazem parte deste vasto e rico universo.

Dentro desta pesquisa, o Núcleo Caboclinhas desenvolveu trabalhos inspirados em grandes nomes da literatura nacional, tais como: Tatiana Belinky (russa, mas radicada no Brasil), Rolando Boldrin, Patativa do Assaré, Ana Maria Machado, Guimarães Rosa e Cora Coralina.

Também foram realizadas narrações de histórias, shows, intervenções  e cortejos lítero-musicais de resgate dos costumes e tradições nacionais, como os ritmos nordestinos, as festas e costumes populares, as canções carnavalescas e folclóricas .

Ao longo deste caminho de atividades o grupo conquistou o reconhecimento da crítica especializada e atingiu milhares de espectadores. Participou de mostras e festivais de teatro, além de ter tido a grande alegria de percorrer diversos espaços do território brasileiro levando seus espetáculos e também de realizar uma itinerância cultural por Portugal com o espetáculo Letras Perambulantes – sobre vida e obra do poeta Patativa do Assaré no ano de 2016.

O Núcleo Caboclinhas foi laureado com importantes prêmios nacionais e contemplado em editais de circulação de espetáculos das secretarias de cultura municipal e do estado de São Paulo e do Governo Federal.

Ficha técnica
Dramaturgia e direção: Núcleo Caboclinhas
Cenografia e adereços: Victor Merseguel
Cenotécnicos: Lucas Bonfim Weishaupt do Nascimento e Bira Nogueira
Montador: Paulo Pellegrini
Figurinos: Rogerio Romualdo
Trilha original e direção musical: Zé Modesto
Preparação corporal e direção de movimentos : Aline Alves
Designer de luz: Priscila Carla
Elenco: Aline Anfilo, Geni Cavalcante, Giuliana Cerchiari e Luciana Silveira
Técnica de luz: Cristiane Urbinatti e Cic Morais.
Técnicos de som: Leandro Wanderley, Cic Morais e Leandro Goulart
Fotos: Michel Igielka
Produção Geral: Núcleo Caboclinhas
Produção Executiva: Taís Cabral

Redes sociais: Príscila Galvão.

Assessoria de Imprensa: Pombo Correio


Serviço
De 10 de agosto a 3 de setembro no Teatro do SESI
Endereço: Avenida Paulista, número 1313. Prédio da Fiesp.

Capacidade: 456 lugares.
Grátis. Retirada de ingressos: Faça a sua reserva. Os ingressos são liberados toda segunda-feira, à partir das 08h00 no site do Sesi: www.sesisp.org.br/eventos

Sessões às quintas-feiras e sextas-feiras às 11h. Sábados e domingos às 15h.

Duração: 55 minutos
Faixa etária recomendada: A partir de 7 anos
Livre

Deixe um comentário

Sugeridos
Gustavo Rodrigues em cena. Crédito: Fernanda Sabença
AgendaMúsicaTeatro

Billdog volta ao Rio de Janeiro em palco móvel após 10 anos

Depois de uma década, Billdog está de volta ao Rio de Janeiro....

AgendaArtes Visuais

Arena Cultural Dicró com Semana de Arte do Rio

Agenda gratuita na Penha inclui o Pé de Dendê – Encontro Cultural,...

AgendaArtes Visuais

Infâncias e ancestralidade ganham programação especial no Galpão Bela Maré em setembro

O mês também destaca a exposição “Tudo começa pelo território”, o CineBela...

AgendaArtes Visuais

Paulo Otavio apresenta A geometria como totem na Biblioteca Mário de Andrade

Com curadoria de Denise Mattar, exposição reúne esculturas recentes do artista e...

Festival em SP promove recital e bate-papo com poeta, cordelistas e repentistas
AgendaFestivaisShows

Festival em SP promove recital e bate-papo com poeta

Evento gratuito será na sede da Ucran e terá participação de Moreira...

AgendaTeatro

Mordida exploratoria no RJ

A peça traz como personagens três sacolas plásticas que emergem no Oceano...

Agenda

“Revolução na América do Sul”, clássico de Augusto Boal, estreia no Teatro Poeirinha

Marco fundador do teatro épico no Brasil, a obra “Revolução na América...

Nicole Musafir - Crédito Elisa Maciel
AgendaTeatro

Nicole Musafir estreia “Para Quem Não me Conhece” em Ipanema

Aos 6 anos, ela já escrevia canções. Aos 30, precisou descobrir por...

AgendaTeatro

Centenário da atriz Berta Loran é celebrado na peça inédita “Berta – Minha vida por um palco”

Uma das grandes comediantes do país, a atriz Berta Loran (1926-2025) terá...

Tudo Que a Boca Come - Foto Fernanda Luz
AgendaDança

“Tudo Que a Boca Come” no Sesc Pompeia

O espetáculo reflete sobre a rotina dos entregadores de delivery, que atravessam...